domingo, 8 de setembro de 2013

Fala quem sabe

Os verdadeiros craques, os que de facto vivem o jogo a sério, não podiam pensar de outra maneira. Aimar foi, na opinião do Entre Dez, o maior craque de sempre em Portugal. Não admira que, nesta entrevista, sustente boa parte daquilo que se sustenta aqui. Eis os destaques:

Qual foi a sua melhor temporada no Benfica?
«Sempre adorei jogar com o Saviola. Os meus melhores momentos foram todos os que partilhei com ele entre 2009 e 2012».

Tem saudades de jogar com o Saviola?
«Sempre nos demos muito bem. Seria fantástico voltar a jogar com ele e depois retirávamo-nos juntos.

Dos muitos argentinos que têm passado em Portugal, Lucho Gonzalez será porventura o mais parecido consigo. É um jogador que admira?
«Tenho um carinho enorme por ele. Uma grande admiração, mesmo. É das melhores pessoas que conheci no mundo do futebol. Agradeço tudo o que vivemos no futebol. Nunca o vi como um rival». 

Há espaço no futebol moderno para o número dez puro? Um dez como Aimar?
«Tem de haver. O Barcelona joga com três números dez, no mínimo. Iniesta, Xavi e Messi são verdadeiros números dez, adaptados a funções diferentes. São jogadores que em qualquer outra equipa do mundo seriam um puro dez. Sabem, muito claramente, o que têm de fazer com e sem a bola. Inteligentíssimos».

Nos últimos anos apaixonou-se pelo futebol de alguma equipa?
«Sim, pelo Barcelona de Pep Guardiola. Sobretudo por ter demonstrado ao mundo o prazer que é possível ter com uma bola nos pés. Se tivermos a bola, o adversário não a tem. E não só por isso. Se perdem a posse, recuperam na perfeição a posição defensiva e recuperam a bola com facilidade. Além do Barcelona, tenho de elogiar o Borussia Dortmund. Seja como for, nos últimos anos todas as equipas ficaram muito longe desse Barcelona».

Os adeptos puristas do futebol querem mais equipas como esse Barcelona? Ou, se preferir, quem gosta de futebol gosta desse Barça?
«Eu creio que sim, mas todas as opiniões são válidas. Por um simples motivo: o futebol não é uma ciência exata e está aberto às mais variadas influências. Tudo é aceitável. Do meu ponto de vista, não há dúvidas: o Barcelona é a melhor equipa da última década».

Qual foi o treinador que melhor entendeu o futebol de Pablo Aimar?
«O melhor treinador que tive foi Marcelo Bielsa. Ramón Diaz, no River, até Jorge Jesus, no Benfica, também me aproveitaram bem e entenderam o meu futebol.

E no futebol atual, qual é o treinador que mais admira?
«Vejo o Bayern Munique a jogar e percebo que o Guardiola conseguiu impor muito rapidamente o que pretende: ter bola, pressionar, reduzir o espaço do campo. E fazer isto numa cultura radicalmente distinta não é para qualquer um. Para mim, Guardiola é o melhor treinador do mundo».

20 comentários:

Mike Portugal disse...

Por acaso tenho curiosidade para ver se Aimar vai seguir a carreira de treinador e se sim, se será dos bons. Pelo menos tem lá tudo para isso acontecer.

Bernard öZilva disse...

Só se esqueceu de um outro grande 10 que esta no Barça,Cesc Fabregol.

Mas senão,grande entrevista efectivamente.

Tiago Santos disse...

Um dos jogadores que ficam na história pelo que simbolizam em campo. Só não foi melhor por causa dos problemas de saúde que sempre teve e que muitas vezes o limitaram.
Fantástico. Um símbolo do futebol argentino e da ultima década.

Bruno Pinto disse...

E a seguir a Aimar, vem o Pereirinha, seguido de muito perto por Farnerud.

Unknown disse...

o que acha do trabalho de sampaoli no chile, nuno?fez uma belissima partida contra a espanha. é um discipulo de bielsa, acompanho o trabalho dele no Brasil, e com um investimento muito pequeno perto dos clubes brasileiros fez com que a universidad de chile ganhasse a copa sulamericana, jogando um futebol muito ofensivo agradavel.e quanto ao jogo de Brasil e Portugal,deprimenter ve-los jogar, absolutamente nenhuma criatividade.

Nuno disse...

Monsieur Homais, já te apresentaram ao Flaubert ou continuas sem saber por que é que te chamas como te chamas?

Lucas Favero, não conheço.

Signori disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Signori disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Signori disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Signori disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Blogger disse...

Nº 10 negros. Há (o futebolista negro é mais físico, sendo um pouco incompatível com a função de um típico nº 10) ? Qual o melhor ?

Bernard öZilva disse...

Seedorf

Joao disse...

blogger essa questao é um pouco estupida. o que quer dizer negro ? pélé ? ronaldinho ? ou estes nao sao negros ?

Vitó disse...

Nuno, mais posts, bora lá, lol.

Abraço

Influência Arbitral disse...

Pablo Aimar, grandíssimo jogador, pena o seu currículo não ter ficado muito mais recheado em Portugal.
Realmente nos 4 anos de JJ, competência quer a nível nacional, quer internacional a equipa do Benfica tem demonstrado para poder ganhar títulos, se as decisões arbitrais não fossem um aspeto fundamental no desempenho desportivo.
No blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/ contabilizamos todos os pontos acrescentados/perdidos pelas equipas diretamente dependentes duma decisão arbitral (TODOS AS ALTERAÇÕES PONTUAIS QUE RESULTARAM DIRETAMENTE DE UM ÚLTIMO GOLO DE PENALTI OU APÓS UMA EXPULSÃO.

Só para que alguns "idiotas do assobio" percebam SE NÃO HOUVESSE NENHUM PONTO ALTERADO DIRETAMENTE POR UMA DECISÃO ARBITRAL RELEVANTE (PENALTI OU EXPULSÃO), NESTES 120 JOGOS (JOGO DAS 4 ÚLTIMAS ÉPOCAS) O BENFICA TERIA CONQUISTADO 279 PONTOS E O F.C. PORTO 277 PONTOS.

NOS PONTOS CONQUISTADOS SEM NENHUMA INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA, OU SEJA SEM O EFEITO DO ÚLTIMO GOLO DE PENALTI OU DOS PONTOS ALTERADOS APÓS UMA EXPULSÃO, O BENFICA CONQUISTOU +2 PONTOS QUE O F.C. PORTO NOS ÚLTIMOS 120 JOGOS, REPITO EM 120 JOGOS!!! Efetivamente o desempenho e o rendimento normal destas 2 equipas nas mesmas condições regulamentares (11 contra onze e sem nenhum penalti decisivo) foi muito semelhante nos 120 jogos, a grande diferença são os 22 pontos que o Benfica perdeu para o F.C. Porto diretamente dependentes de um penalti ou expulsão.

Não consigo compreender como alguns "idiotas do assobio" ainda acreditam que a culpa é do Jorge Jesus e que se lá estivesse o grande Mourinho/Guardiola conseguiria mesmo assim reverter esses 22 pontos que o F.C. Porto conquistou a mais que o Benfica diretamente com decisões arbitrais relevantes de modo a conseguir arrecadar a maioria dos títulos disputados nesses anos.

ACORDEM, JÁ CHEGA DE ASSOBIAR PARA O AR, OS PENALTIS E AS EXPULSÕES SÃO REALMENTE DECISIVOS NA DEFINIÇÃO DO CAMPEÃO NACIONAL, muito mais quando duas equipas evidenciam um desempenho médio muito semelhante.

Nos últimos anos comprovamos estatisticamente que a equipa que teve o saldo maior de decisões arbitrais favoráveis(PENALTI E EXPULSÃO) acabou sendo sempre a equipa campeã no final do campeonato.

Nuno disse...

blogger, sim, o que é para ti um negro. E já houve vários bons. Lembro-me, além daqueles de que já se falou, do Okocha, do Thiago Alcântara, do Gullit, etc.

Vitó, quem me dera ter tempo para actualizar isto com regularidade.

Bernard öZilva disse...

A um que tbm gosto mas não sei bem se entra na categoria "negro";é o Steven Pienaar...

Blogger disse...

O meu objectivo era mais direccionado para jogadores africanos (abaixo do Sahara), mas também poderia englobar jogadores negros de outras nacionalidades.

Mas pelas respostas estão-me a dar alguma razão pois quantos destes jogadores negros são comparáveis a verdadeiros nºs 10 como Aimar ?

Continuo com a ideia que o jogador africano está, pelas suas características físicas, mais direccionado para outro tipo de funções.

Blessing disse...

Blogger confundes as coisas...
Não é pelas físicas que estão direccionados para tal, é pela falta das capacidade intelectual (conhecimento do jogo) e pelo sucesso que têm do uso do físico. Por exemplo, jogadores que não têm esse sucesso quando jovens, desenvolvem mais cedo capacidades intelectuais para resolver os problemas do jogo.

MeusResultados.com disse...

Caro Webmaster,

Considerando a qualidade do seu website, gostaríamos de lhe oferecer uma troca de links entre o seu blog e o nosso portal de resultados desportivos em direto www.meusresultados.com .

Antecipadamente gratos pela sua resposta, subscrevemo-nos,


Atentamente,

MeusResultados.com
support@meusresultados.com