segunda-feira, 13 de junho de 2011

Certezas (22)

Surgiu ligado ao Porto há dois anos, mas a sua vinda para Portugal acabou por não se confirmar. As semelhanças de estilo com Lucho González eram, na altura, o que mais impressionava. Ao contrário, porém, do argentino que passou pelo Dragão, este jovem tem ainda mais atributos técnicos, e uma capacidade individual extraordinária. Dotado ainda de uma personalidade aparentemente forte, foi com alguma surpresa que não esteve entre os titulares da selecção do seu país, no mundial do ano passado. Felizmente para ele, soube evoluir numa equipa de segundo plano e é agora dos atletas mais cobiçados na Europa. Médio de ataque, com boa chegada à área adversária, mas sobretudo muito evoluído tecnicamente e com criatividade para dar e vender. Trata-se, pois, do médio que tipicamente se aprecia por aqui: um jogador inteligente, com índices técnicos e de criatividade acima da média, que faz do passe e das combinações complexas a sua maior arma, e com muita, muita classe. Nos últimos tempos, foi sendo ligado ao Barcelona com mais insistência, mas duvido que a Catalunha seja o seu destino, sobretudo se se confirmar a transferência de Fabregas, que parece ser a preferência dos blaugrana. Isso não deverá, porém, afectar a evolução deste extraordinário jogador, principalmente se encontrar no seu próximo destino quem lhe permita a liberdade de que o seu futebol parece precisar. Numa altura em que se confunde sistematicamente capacidade no um para um com criatividade, e numa altura em que cada vez mais se perde a cabeça por jogadores que fazem do drible a sua arma prioritária, era bom que se olhasse para este magnifíco jogador e se percebesse que a classe e a imaginação são tudo o que uma grande equipa deveria procurar num jogador. Onde quer que venha a continuar a sua carreira, será, por isso, um prazer - um prazer que pouquíssimos futebolistas me conseguem hoje em dia oferecer - continuar a acompanhar o virtuosismo de Javier Pastore...

20 comentários:

Miguel Nunes disse...

Joga muito. Mas, mesmo muito!

EK disse...

Dos 40 jogadores do Benfica para a pré-epoca, bem escolhidos vendia 15 para poder contar com este miúdo.

Anónimo disse...

De Top mesmo!

Já que falaste em ligações ao Barça (e Pastore é, de todo, jogador para tal), que achas da "burrice" de querer contratar Alexis Sanchez, ou será só jornalada?

Abraço.
JD

TAG disse...

Pura classe, faz lembrar o Rui Costa :)

Batalheiro disse...

faltou dizer que é o rei da "cueca"!

Faz lembrar o Rui Costa. Gostava de o ver no Barça.

Gabriel Garrett disse...

É de uma classe tremenda, um jogador com uma técnica e visão se jogo extraordinárias.

(Sei que não é o sitio indicado, mas como não tem contacto aqui no blog, queria pedir se podia divulgar o meu blog)

Cumprimentos,
http://camisolaoito.blogspot.com/

Nuno disse...

JD, eu não gosto do Alexis Sanchez. Francamente, nem sequer percebo a euforia toda em torno do jogador. Até ontem, diria que isto de ir para Barcelona era só jornalada, para usar o teu termo, mas ontem um vice-presidente do Barça veio confirmar o interesse. Custa-me bastante a acreditar que isso seja verdade, porque não estou a ver como pode sequer ombrear com outros jogadores como Pedro, Villa, Bojan e Afellay. É do tipo do Jeffren e esse estará de malas aviadas, exactamente porque não tem muito para oferecer a uma equipa que não valoriza a única coisa em que é forte, o um para um. Enfim, é esperar para ver, mas sobretudo se se confirmar o Rossi, que encaixaria muito bem no Barça, seria dinheiro muito mal gasto com alguém que apostaria que teria muitas dificuldades para conseguir sequer entrar no onze. A menos que o Bojan e o Afellay sejam para sair, não estou a ver onde é que o chileno pode encaixar.

Batalheiro, é verdade, é verdade...

Bruno Pinto disse...

Grande jogador este Pastore. Mas o que eu quero agora enfatizar é que o Ronaldo marcou mais golos em Espanha do que em Inglaterra, ao contrário do que estupidamente previste. Desculpa lá a insistência, porque sei que te irrita bastante, mas é mesmo verdade: o Ronaldo marcou mais golos em Espanha que em Inglaterra.

TAG disse...

Irrita a ele e já a toda a gente...

Nem se pode comparar o Alexis Sanchez com o Jeffren!
É mais fintas, aliás, também não percebo o que o Afellay foi para lá fazer, o estilo de jogo dele é completamente diferente do que o Barcelona pratica, ele é impulsivo e gosta de correr com a bola, aliás, era bastante similar com o estilo de jogo do C.Ronaldo, ainda assim, acho o A.Sanchez muito melhor que o Afellay e/ou o Jeffren, e cheira-me que ao lado de bons jogadores é gajo para entrar facilmente no ritmo do jogo de primeiro toque o Barcelona utiliza, muito mais facilmente que o Afellay, que aliás ainda nem se enquadrou, parece que não pertence ali...

Bernardo Barreiros disse...

Boas!

Gostei muito do vosso blog e gostava de estar na vossa lista de blogs, se estiverem interessados em estarmos na vossa lista e voces na nossa lista de blogs contactem-nos olharfutebolistico@gmail.com

http://olhar-futebolistico.blogspot.com/

Anónimo disse...

Por isso te falei da "burrice" desta contratação. Não está de acordo com a cultura de jogo do Barcelona, nem de perto nem de longe, apesar de ter algo a favor (como disseste algures sobre Montoya), Barcelona e Guardiola!
G. Rossi está a altura deste Barça, golpe de mestre mesmo, era conseguir o mesmo e ainda Cani, isso sim seriam duas excelentes contratações.

Abraço,

JD.

Ministro disse...

Burro Pinto, meu filho duma ganda puta, mete a picha do teu pai na boca e cala-te, filho dum boi. Baza, vai la para os sites de pornografia gay que frequentas, que aqui ng quer aturar atrasados mentais.

Nuno disse...

Ministro, ao tempo que nao te via! :) porque será?

Nuno disse...

Nuno, o que dirias de um FCPorto com MARCELO BIELSA?

Pedro disse...

Nuno, e Nolito? Que tens a dizer sobre ele (se o conheceres claro)?

Nuno disse...

Pinto, o Bielsa é um treinador por quem tenho bastante estima. Mas já há muitos anos que não treina um clube e não sei, porque há diferenças importantes, se terá todas as competências necessárias para tal. De qualquer modo, diz-se que vai para o Inter.

Conheço mal o Nolito. Dos poucos jogos que vi, formei 2 opiniões bastante diferentes. A primeira vez que o vi pareceu-me um extremo tradicional, que procurava excessiva as situações de um para um. É forte nesse aspecto e, se tiver moral, pode ser uma mais-valia em termos individuais. Das vezes seguintes que o vi jogar, pareceu-me mais adulto, capaz de participar no jogo colectivo da equipa, e isso é um excelente sinal. Não tenho informação suficiente para garantir que seja um bom reforço, mas tenho algumas expectativas para vê-lo em acção.

Bernard öZilva disse...

Outra certeza → http://www.youtube.com/watch?v=Ash-CP_G5gs

se gostem do postiga então passarão a gostar deste miudo,é fantastico!

Classe pura

Nuno disse...

stan bowl, eu tive azar e não vi o jogo da meia-final da Suíça, no qual parece que os suíços jogaram ao ataque, ao contrário do que fizeram noutros jogos. Contra a Bielorrússia, que foi o jogo que segui com mais atenção, pareceu-me de facto um avançado interessante, mas tocou pouco na bola, fruto da opção estratégica da equipa. A rever, portanto...

Bernard öZilva disse...

A final de amanha promete:os bem organizados suiços(ainda nao sofreram um golo)vs o tiqui taca da rojita...

Espero que Mehmedi faça a diferença.. como Ozil em 2009

http://www.youtube.com/watch?v=VZ8CIIL8CAM

..este passe a 0:10,mamamia!!

Genio

Bernard öZilva disse...

http://www.youtube.com/watch?v=qO07Nmnjwug&NR=1