sábado, 31 de julho de 2010

Certezas (19)

A cara de miúdo, a alegria a jogar e a coragem são os atributos que mais transparecem. Por trás deles, está o enorme talento em que se funda toda a sua qualidade. Possuidor de um pé esquerdo finíssimo, é um jogador elegante, que trata bem a bola e com muitos recursos técnicos. Não é malabarista, como muitos, até porque a sua nacionalidade parece ser à prova dessas inconsequências, mas é extremamente habilidoso. Usando essa habilidade pelas razões certas e nas alturas certas, deslumbrou esta época ao serviço do seu clube, motivando a cobiça dos grandes do seu país. Acabou vinculado a um deles e tem agora todo um futuro promissor à sua frente. Distingue-se dos outros jovens da sua idade por parecer mais maduro, por ter chegado ao escalão sénior e se ter imposto sem dificuldades. A sua margem de progressão, até por estas características, é por isso muito grande. Joga preferencialmente como segundo avançado e seria um erro, pelo menos nesta fase da carreira, fazê-lo actuar como médio organizador de jogo. Trata-se de um jogador mais vertical, excelente no drible e que procura muito o último passe. É principalmente um desequilibrador e é, por isso, em zonas mais adiantadas do terreno que o seu potencial deve ser aproveitado. Como médio organizador, falta-lhe alguma lucidez e alguma capacidade para ponderar a melhor solução de passe em zonas mais recuadas. Não raras vezes, mesmo estando ainda consideravelmente longe da área, procura protagonizar o último passe, procura excessivamente o movimento de ruptura decisivo. Actuando na frente, com liberdade para aparecer ora nas linhas, ora no espaço entre linhas, ora a aproveitar as costas de um avançado mais fixo, pode explorar todo o seu talento sem prejudicar a equipa mais atrás. A sua evolução passa por isso por jogar como avançado móvel e, tratando-se de um jogador muito imaginativo, inteligente e com boa capacidade técnica, depressa crescerá o suficiente para perceber como deve actuar em zonas mais recuadas. Para já, é como atacante e não como médio que Mourinho deverá tentar tirar todo o proveito dele. E talvez daqui a uns anos a selecção espanhola tenha mais um prodígio na sua principal selecção. Assim evolua Sergio Canales...

4 comentários:

Popeso Dudando disse...

Lo que no acabo de entender es el pretendido interés del Real Madrid por fichar a Ozil. Quizá Mourinho no cuente con Canales todavía y prefiera cederlo un año para que juegue más minutos.
Por otra parte, yo he visto jugar con 16 años a Canales de mediocentro y lo hacía de maravilla. Jugaba más sencillo, pero siempre de manera inteligente. Es un jugador con gran futuro y casi de gran presente Que no lo dude nadie.

Mário Cagica Oliveira disse...

Queria dizer que gostei muito do blog e já o coloquei nos meus parceiros desportivos. Poderia fazer o mesmo com o meu?

http://conspiracoesetal.blogspot.com/

Cumprimentos,
"O Conspirador"

. disse...

Não conhecia o jogador, mas deve ser mesmo bom... até o Mourinho já se rendeu as suas qualidades.

Miguel Nunes disse...

há ai uma cena, do blog de ouro a correr. Era necessário nomear 3 blogs e informá-los de que estavam nomeados.

Estão informados!

Mais info no último post q tenho lá no estaminé

abraços