terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Retrospectiva do Atlético de Madrid - F.C.Porto e Antevisão do Sporting - Bayern de Munique

O Entredez fez hoje dois anos e, para o comemorar, um pequeno texto sobre as equipas portuguesas envolvidas nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Retrospectiva do Atlético de Madrid - F.C. Porto:


O Porto empatou em Madrid, mas melhor que o resultado foi a confirmação de que é mais equipa que o Atlético. Embora o modelo de Jesualdo só se sinta confortável em transição e o Porto precise de espaço para pôr em prática o seu futebol, é claramente mais organizado e objectivo que o conjunto espanhol. Com Aguero ainda aquém das suas capacidades, o Atlético foi sempre previsível, marcando em duas falhas claras do Porto, primeiro num lance em que Bruno Alves está demasiado recuado, colocando em jogo os avançados do Atlético, e em que Cissokho está demasiado alto, permitindo que a bola entre em Maxi Rodriguez, que lhe passou nas costas, e depois num lance muito infeliz de Helton. Já o Porto conseguiu sempre manter em sentido a defesa espanhola, sobretudo graças à velocidade e ao repentismo do seu trio da frente. Lisandro esteve especialmente empenhado e foi o autor dos dois tentos da equipa. Rodriguez foi, quanto a mim, o melhor em campo, seguido de Lucho. Já Hulk passou claramente ao lado do jogo. À excepção de uma ou outra arrancada, sempre quando descaía para uma das faixas, esteve apagado. Ainda assim, não esteve tão mal como é hábito, do ponto de vista da decisão, sobretudo na primeira parte, conseguindo entregar várias bolas de frente e de primeira. O que me parece, porém, difícil de aceitar é a opção de Jesualdo em utilizar Hulk no centro do terreno. É verdade que a equipa ganha a capacidade de explorar as costas do adversário, mas isso não chega. Creio também que a opção tem mais a ver com a disponibilidade defensiva de Lisandro. É que o Porto opta por fechar o corredor central, convidando o adversário a sair pelas linhas, e os primeiros elementos a efectivarem a pressão são normalmente os alas. Jesualdo quererá, certamente, que Hulk não se desgaste neste trabalho, ao mesmo tempo que não confiará tanto na sua capacidade táctica quanto na de Lisandro. Mas isso traz problemas. O Porto perde capacidade de circular a bola pelo meio, perde uma referência no ataque para jogar como apoio ofensivo e fica obrigado a jogar de forma mais directa e mais rápida. Não foi o caso com o Atlético, pois a equipa espanhola, pelo modelo que usa, concede bastantes espaços, mas a verdade é que esta equipa do Porto não é forte a jogar contra equipas fechadas e não me parece que a tendência, nesse sentido, seja melhorar. Ainda assim, estão reunidas boas condições para que a equipa portuguesa siga em frente.

Antevisão do Sporting C.P. - Bayern de Munique:

O Sporting joga amanhã em casa contra o Bayern de Munique. O momento dos alemães não é o melhor e a equipa portuguesa pode e deve aproveitar-se disso. O mais importante, numa primeira eliminatória em casa, é não sofrer golos. Tendo em conta isso e conhecendo a equipa bávara, acho que o Sporting deve optar por uma de duas estratégias: ou mandar no jogo, impondo o ritmo do mesmo, fazendo uso de uma posse de bola com pouco risco de modo a controlar a velocidade da partida, ou recuar o bloco e defender baixo, concedendo a iniciativa ao adversário e tentando aproveitar as transições, momento em que o Bayern deixa muito a desejar. Este Bayern joga num 442 clássico perfeitamente definido, com Ribery e Schweinsteiger, os dois alas, a procurarem muito os espaços centrais, o que permite aos defesas laterais subirem bastante. É uma equipa muito dotada, do ponto de vista individual, mas que só sabe jogar a uma velocidade. Ainda assim, se tiver espaço para fazer uso da intensidade que põe em campo, o Bayern pode ser letal. Contra equipas bem organizadas e fechadas atrás, o Bayern não é muito forte e costuma descompensar a retaguarda sempre que sobe. Se a estratégia do Sporting for conceder a iniciativa ao adversário, os melhores elementos para jogar no ataque serão Djaló e Vukcevic, enquanto que o meio-campo seria constituído por Rochemback, Izmailov, Pereirinha e Moutinho. Se a estratégia, pelo contrário passar por ter bola, é impreterível incluir Romagnoli no onze e utilizar passes verticais a explorar o espaço entre a defesa e a dupla Van Bommel/Zé Roberto, espaço esse que o Bayern concede invariavelmente. Neste contexto, jogaria com Moutinho a médio-defensivo, Izmailov e Pereinha como interiores e Derlei (já que Postiga não está operacional) e Vukcevic na frente. Não creio que Paulo Bento vá fazer nada disto, até porque Liedson é intocável, e penso que as possibilidades que o Sporting tem de seguir em frente são directamente proporcionais ao desacerto germânico. Se a equipa alemã, porém, não cometer erros, dificilmente o Sporting, de acordo com aquele que será, muito por certo, o pensamento de Paulo Bento, poderá passar à fase seguinte.

11 comentários:

Pedro disse...

Não colocar Liedson no 11 contra o Bayern é de coragem.
LOLOL

Sadeek disse...

"Iluminado" pá....La Palice não o diria melhor!!!

Sendo o Bayern mais forte, até porque o sporting tem esse grande handicap que é ter um jogador como o Liedson (será que o consideras sequer jogador?!), se não cometerem erros é normal que passem...

Vamos ver o que dá. O que é certo é que são eles que têm a responsabilidade de passar e como tal...

Abraço

Nuno disse...

Sadeek, acho o Liedson um jogador com pecularidades muito específicas. Se fosse jogar com um bloco baixo, escolheria dois jogadores rápidos ou muito capazes do ponto de vista técnico: daí Vukcevic e Djaló. Se fosse jogar um futebol apoiado, queria que os meus avançados soubessem jogar de costas para a baliza, servir de apoio vertical e tabelar. O Liedson não é bom nisto, por mais que não se queira vê-lo. Tem, de facto, um excelente tempo de ataque dos espaços na área, mas tirando isso não consigo achá-lo superior aos restantes avançados (excepção feita a Tiuí).

Pedro disse...

" mas tirando isso não consigo achá-lo superior aos restantes avançados (excepção feita a Tiuí)."

Vá lá...menos mal. :)

Quem me dera a mim que esse tronco do Liedson não tivesse jogado o derby...

Sadeek disse...

Nuno pá...isto foi só uma provocação, não leves a mal. Eu já percebi e respeito que não aches o Liedson superior a nenhum dos outros (excepto no que toca a marcar golos). São opiniões e como já te disse nunca vamos concordar nisso. As opções que deste não me parecem mal mas isto é sempre na teoria. Que se ganhe e se jogue bem...seja quem fôr que esteja em campo...

Abraço,

Nota: O Tiui não é avançado. Aliás, não chega a ser jogador sequer. Mesmo que nos tenha dado uma Taça de Portugal...é mau de mais!

JFC disse...

Tudo bem que entendo todas as criticas que fazes ao liedson eu proprio nao sou grande adepto do seu jogo. Agora mesmo preferindo avançados rápidos e tecnicistas, e tendo lá o Liedson, não é possivel escolher o Djaló em detrimento ao levezinho...Isso, meu caro, já é pura casmurrice.

Sobre as hipotéticas possibilidades do sporting, terei a dizer que só se o Bayern estiver em dia não é que há hipotese de os homens de P. Bento passar esta eliminatória.


JFC

João disse...

O Hulk foi tão banal que todas as reportagens dos jornais espanhois sobre o jogo, destacavam sobretudo esse mesmo Hulk.
Foi tão banal que os bloggers espanhois, já se perguntam como era possivel um jogador assim ter andado escondido durante tanto tempo no extremo oriente.

Mas se isso é ser-se banal que cheguem ao futebol português mais jogadores banais.

Sim, já sei. Anda tudo enganado, só o iluminado percebe da poda. É como eu já te disse no meu outro comentario neste blog. A probabilidade de seres apenas mais um palerma e não um génio, é infinitamente superior. Quando a esmagadora maioria tem uma opinião, isso não é obviamente sinal que essa seja a correcta(e ainda bem!). Quando há apenas um gajo contra milhões, as probabilidades de o gajo estar errado sao enormes. E sim, é muitas vezes assim que se elevam a grandes personalidades, os tais visionarios. Mas para cada visionário existem milhões de gajos como tu.

Tu queres desesperadamente ser um. Incomoda-te que a tua opinião possa ser partilhada por outros. Originalidade acima de tudo. Mas é por demais evidente que não passas de um tonto. Pelo menos, sê homem e vai admitindo a tua falibilidade, quando os factos destroçam as tuas previsões.

Ah e as poucas opiniões acertadas que te tenho visto fazer por aqui, são claramente inspiradas nos ensinamentos que te vai dando o melhor blog de futebol na minha opinião, o jogodirecto.

João disse...

Li tambem ha uns dias uma postada tua sobre um jogo antigo e achei interessante a forma como tu, falas de certas coisas como se tivesses acabado de descobrir a penicilina.

Era sobre um jogo antigo, antes da proibição dos atrasos aos guarda-redes. Fantastico teres visto que houve uma enorme mudança com essa Lei, na eficacia do pressing. Nunca ninguem tinha pensado nisso...brilhante!
E a tua explicação vastissima sobre as equipas quando sem posse, deslocalizarem as peças, para o lado da bola, encurtando espaços ao maximo ao adversario? Foda-se, até os putos a jogar Cm e Fm já aprenderam isso...
Sim, estou a exagerar, a caricaturar, alguns desses comentários estão acertados, mas simplesmente, estão longe de serem novidades, por isso espanta-me a altivez com que debitas alguns principios basicos do futebol.

João disse...

Atrasos ao guarda redes, com este a poder segurar com a mão, entenda-se, nao vas tu pegar nesse pormenor...

Nuno disse...

João, nao te deixaram comer a papa toda, de manhã?

"O Hulk foi tão banal que todas as reportagens dos jornais espanhois sobre o jogo, destacavam sobretudo esse mesmo Hulk."

O Hulk tem qualidades espantosas. Essas qualidades saltam à vista sempre que arranca com a bola dominada. É natural que os jornalistas reparem nessas coisas. Mas o que eu disse foi que o Hulk fez um jogo banal no qual teve apenas dois lances interessantes. Já o disse aqui que acho que o Hulk a jogar junto à linha pode ser demolidor. Como avançado-centro, sinceramente, ainda não lhe nenhuma exibição espantosa e prejudica em demasia o processo ofensivo da equipa. O Hulk, em termos intelectuais, é parecido com o Quaresma. Alguém imagina o Quaresma a jogar como avançado-centro? Não. É igual. Pode render ocasionalmente pela profundidade que empresta, mas não só não explora as suas melhores características como ainda prejudica, e muito, o trabalho da equipa.

"Tu queres desesperadamente ser um. Incomoda-te que a tua opinião possa ser partilhada por outros. Originalidade acima de tudo. Mas é por demais evidente que não passas de um tonto."

Quero, quero. Pá, se eu quisesse ser só do contra, dizia só que andava tudo enganado e que o Messi não era o melhor do mundo, mas sim o Zé Kalanga. Não o digo, pois não? 90% das minhas opiniões são partilhadas por outros. Acontece que há 3 ou 4 que são diferentes. Apesar de ser um tonto, como tu o referes, tenho a grande vantagem de conseguir explicar por que é que sou tonto, o que se calhar é meio caminho andado para as pessoas se porem a pensar sobre a tontice.

"as poucas opiniões acertadas que te tenho visto fazer por aqui, são claramente inspiradas nos ensinamentos que te vai dando o melhor blog de futebol na minha opinião, o jogodirecto."

Ah, sim? Que opiniões acertadas é que foram inspiradas pelo jogodirecto. Eu também que o jogodirecto é o melhor blogue sobre o assunto, mas normalmente o que aproveito da troca de ideias são discussões ou controvérsias interessantes. Dificilmente escreveria aqui algo que fosse escrito lá. Por três razões. Primeiro porque não vejo interesse em repetir ideias; segundo porque nunca me interessou dizer o que os outros dizem (podes comprovar pelo meu texto sobre a Defesa à Zona que, apesar de concordar com praticamente toda a concepção do Nuno Amieiro no livro em questão, escrevi um texto que foge deliberadamente ao caminho do livro e procura acrescentar algo ao mesmo.); terceiro porque este blogue é muito diferente do jogodirecto em termos de conteúdos. E é aqui que reside o principal erro. Este blogue nunca teve a pretensão de ser o melhor blogue de futebol porque simplesmente não é um blogue de futebol. É sobre futebol, sim. Mas visto de uma forma nada convencional. Raramente se fazem análises ou resumos de jogos; não é actualizado com regularidade; nunca houve um vídeo; não há regularidade de assuntos (tipo falar sobre as jornadas ao fim-de-semana). É um blogue que não está tão preocupado com o que há de particular no futebol como com o que há de universal. Se reparares, levantam-se questões mais propriamente filosóficas ou, se quiseres, epistemológicas, relacionados com o jogo e não com as ocorrências do jogo. Nesse sentido, nunca poderia ser o melhor blogue de futebol. Agora, julgo, é único por essa mesma razão. Porque é o único que vai, com alguma regularidade, ao fundo das questões. E, do meu ponto de vista, que é obviamente parcial, isso torna-o minimamente interessante.

"Fantastico teres visto que houve uma enorme mudança com essa Lei, na eficacia do pressing."

João, apercebi-me disso durante o jogo. É verdade que não é uma novidade extraordinária, mas duvido muito que as pessoas, sem reverem um jogo, se lembrassem dessa diferença. E a razão é simples. Estamos tão habituados ao jogo actualmente que não imaginamos o quão diferente ele se pode tornar por uma simples regra ser alterada.

"E a tua explicação vastissima sobre as equipas quando sem posse, deslocalizarem as peças, para o lado da bola, encurtando espaços ao maximo ao adversario?"

Onde é que viste isto? É que não me lembro de falar de uma coisa tão simples assim tão vastamente. Se calhar, fi-lo para levantar outras implicações. Se não tiveres reparado nas implicações, é natural que aches que é um assunto trivial. Ah, e o verbo "deslocalizar" significa mesmo o quê?

Pedro disse...

João, apenas digo q é muito fácil a imprensa transformar um cepo num grande jogador e a maioria ir atrás. Muito fácil. Nunca achei correcto utlizar esse argumento para sustentar uma opnião seja ela qual for...