quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"A arte e beleza expulsam todo o mal do mundo"

Não consigo confirmar se esta frase é da escritora Agustina Bessa Luis, mas a verdade é que podíamos aplicar a mesma à peregrinação de Del Piero pelo campeonato Italiano.

A verdade é que, nos tempos que correm, ter o privilégio de ver actuar um jogador como Del Piero é um verdadeiro luxo. Não só pela classe que demonstra em cada lance, mas pela qualidade que coloca em cada decisão e movimento.

A inteligência do "Pinturicchio" não se manifesta só na qualidade das decisões que toma, mas na maneira como com consegue "comprar" espaço e tempo no futebol actual. Valendo-se "apenas" de uma técnica sublime, sem ser poderoso fisicamente ou velocista, o número dez da Juve não só consegue criar espaço para o seu futebol como ainda tem o desplante de cobrir os seus movimentos com a ilusão de que tudo o que faz é de uma naturalidade e com uma serenidade que ofende. Dá a ideia que ele ouve Beethoven enquanto joga - será Für Elise? - enquanto que o resto anda entretido a ouvir The Prodigy.

No entanto, o que mais supreende é a maneira como um jogador, por si só, consegue esconder e defender um sistema táctico tão desequilibrado como o da Juve (se bem que com a nova epidemia deste sistema as coisas fiquem mais fáceis).

Há muito que venho criticando este sistema. Apesar de não ser um assunto isento de polémica, a minha opinião sobre este assunto não se tem alterado, não porque tenha mantido uma atitude autista em relaçao ao mesmo, mas porque quanto mais informação absorvo e cruzo, mais perto fico da conclusão que é uma táctica que coloca grandes dificuldades à proliferção, com sucesso, do modelo de jogo que idealizo. Todavia, Del Piero consegue, através do seu talento, "mascarar" as debilidades da equipa de Turim, de tal forma que muitos apelidam-na de inteligente. Nada mais errado. A equipa apresenta um futebol "primitivo", com os vários momentos do jogo bem separados, com transições simples e um bloco (muito) baixo. A opção por este modelo de jogo poderia comprometer de forma irremediável os objectivos de uma equipa como a Juve. Poderia, não fosse o número 10.

Com os seus golos (e a maneira como os alcança), a forma como compra tempo e espaço para o seu jogo, acrescentando tempo ao onze de Ranieri. Tempo de qualidade, através da magia de Del Piero, que intimida, e inspira. Porque na bola há de tudo: os que jogam; os que jogam e ensinam, etc. Mas Del Piero inspira. Obrigado.

12 comentários:

Anónimo disse...

Excelente texto, Gonçalo, uma justa homenagem a um jogador que sacrificou uma carreira galática em prol da Juventus.
O seu toque de bola mágico, a sua técnica refinada com ambos os pés, a inteligência intuitiva em todos os movimentos, a classe que patenteava em cada gesto subtil foram as minhas maiores inspirações na infância.
Obrigado, Del Piero, por seres um jogador diferente.
Continuação do bom trabalho, Entredez.

Anónimo disse...

Sacrificou uma carreira galáctica em prol de um dos melhores clubes do mundo? Não percebo... Ou então tás a falar do calciocaos, se for isso tudo bem... Mas mesmo nesse sentido, para mim tem ainda mais valor a carreira dele.

Grande jogador e grande homem.

Anónimo disse...

"Apesar de não ser um assunto isento de polémica, a minha opinião sobre este assunto não se tem alterado, não porque tenha mantido uma atitude autista em relaçao ao mesmo, mas porque quanto mais informação absorvo e cruzo, mais perto fico da conclusão que é uma táctica que coloca grandes dificuldades à proliferção, com sucesso, do modelo de jogo que idealizo."

- Então qual é a tua opinião sobre o sistema fora do modelo que idealizas?

Bom texto.

Cumprimentos.

Batalheiro disse...

Jogador fabuloso, o melhor italiano que já vi.

...

...a seguir a Roberto Baggio ;)

Anónimo disse...

ele com O Farnerud atras e com o Postiga À frente teria ganho a bola de ouro!

abraço

RKC

HugoSilva disse...

É de louvar que aos 34 anos ainda seja o melhor jogador da Juventus!

Anónimo disse...

tens visto o blog do filipe (o jogo directo).
eu considero-o o melhor analista português, actualmente. e decidi fazer isto:
http://filiperuisantos.blogspot.com/

um blog que apela à substituição do rui santos pelo filipe naquele programa.
estou simplesmente a pedir apoio para saber se valerá ou não a pena fazer um abaixo assinado À sic. espero que, caso concordes, ajudes a angariar assinaturas.

abraço

Anónimo disse...

epa, era trocar o Filipe pelo Rui Santos e o Nuno pelo Liedson

ahahahahahahahahah

Gonçalo disse...

- Então qual é a tua opinião sobre o sistema fora do modelo que idealizas?"

Fernando, antes demais peço desculpa por apenas responder agora. Infelizmente, a minha (in)disponibildade ainda não me havia permitido passar pelo blogue.

Qt à minha opinião sopbtre esse sistema táctico, prometo(tentar) colocar um texto no decorrer da próxima semana sobre esse assunto, ok?

Um abraço.

Anónimo disse...

Suplente de Baggio, pff sempre á espreita que ele fosse embora da juve para ascender á titularidade.
É um jogador possuidor de excelente técnica mas nunca fiquei muito convencido pela sua parte de fora dos relvados, tal como mandar bocas quando era suplente(sendo que o titular seria o bola de ouro) e era um jogador de relativamente ainda não muito conhecido.
Mas efectivamente trata-se de um jogador de uma elevada craveira, mas do qual nunca fui grande apreciador, tirando a parte de grande lealdade ao clube que lhe tem que ser reconhecido.
Mas nesse campo ninguem supera o Di Livio. Que foi para as regionais com a Fiorentina.

Anónimo disse...

Gonçalo, gostava que me respondesse, porque tem competencia para isso , como é possivel uma equipa como a juve jogar com um bloco(muito) baixo, quando esta defende em linha(fora de jogo) e foram tantas as vezes que o conseguiram contra o Inter?

Obrigado

Gonçalo disse...

Anónimo, não vi o jogo do Inter, mas os jogos que eu vi da Juve, os pupilos de Ranieri não recorreram mts vezes a esse artificio.

De qualquer modo, o facto de a equipa de Turim optar por um bloco mt baixo, não determina que seja impossivel de utilizar com sucesso a "armadilha" de fora de jogo.

No entanto, se soubere de um sitio na net onde me seja possivel ver o jogo, terei todo o prazer de tentar responder à sua pergunta.

Cumprimentos.