domingo, 5 de outubro de 2008

Fenix...

Há pouco mais de um ano, quando saiu pela "porta pequena" de Alvalade, poucos(nenhuns!?) eram aqueles que admitiam que Martins conseguisse inverter o rumo que a sua carreira estava a tomar.

Em Espanha, recuperou a confiança e a alegria de jogar, facto a que o Benfica não se mostrou indiferente. Veio ao "preço da chuva" e, neste momento, é dos elementos mais influentes do plantel benfiquista.

Aqui entra, de forma decisiva, o mérito de Quique. Admito que, apesar de o espanhol privilegiar uma táctica que não me agrada muito, guardo uma grande admiração por Flores. O discurso, a filosofia, a minuciosidade do seu trabalho, aliada à forma isenta como avalia os que trabalham consigo, faz com que consiga retirar o que de melhor tem os seus jogadores. E neles se incluem Martins. Para delírio da massa associativa do Benfica.

Martins foi, durante muito tempo, de alguma forma "punido" pelo talento e exuberância que demonstra em cada acção. Porque jogadores que demonstram, como ele, uma grande qualidade técnica aliada a uma boa dose de imprevisibilidade são muitas vezes associados, de forma unilateral, a uma parca disponibilidade para tarefas defensivas ou mesmo para se sacrificar em prol do "grupo". Nada mais errado. Uma coisa não implica a outra. Depois, foi-lhe associado as inúmeras lesões às "noitadas", aos excessos que todos os jogadores, ou quase todos, tinham, mas que só manifestavam os seus efeitos "colaterais" nele. Nem mesmo quando ele justificou, mais tarde, a causa das lesões, lhe foi permitido escapar a essa etiqueta de "puto irresponsável". Felizmente, para ele e para o Benfica, Quique não "emprenha" pelos ouvidos, analisa o desempenho dos atletas treino a treino, jogo a jogo.

Agradecem os adeptos do "Glorioso" e os adeptos do Bom Futebol. Obrigado.

17 comentários:

Pedro disse...

Martins não é nenhum cepo como é lógico mas ainda não vi nele aquele prodigio q muitos sportinguistas garantiam existir. Espero q eles estejam certos.

Para mim ele está a mostrar o q sempre achei q ele valia se tivesse cabeça, se deixa-se as tricas e conflitos de lado. Nenhum jogador de topo mas um médio ofensivo bastante útil.

PS: Neste fim de semana vi o Dwight York a jogar a trinco. Aos 36 anos deixou de ser ponta de lança para médio ofensivo. E lembrei-me de vocês qd defendem q o mais importante q a "garra" é a inteligência e o sentido posicional. Resta saber se seria uma possível a uma equipa ter 3 ou 4 "Dwight Yorkes" no meio campo...

Abraços

Zezé disse...

Gonçalo, isso é tudo um enorme amor ao glórias, ou uma grande admiraçao por este jogador ;)?


abraço

Gonçalo disse...

"Gonçalo, isso é tudo um enorme amor ao glórias, ou uma grande admiraçao por este jogador ;)?"

Lol Zezé, cuidado com as provocações:P. Mas não escondo a grande admiração pelo jogador. Já não é o primeiro texto sobre ele.

Frederico disse...

vamos la ver...isso do Carlos Martins é tudo verdade...mas que o Carlos Martins, não é um profissional modelo, isso garanto a 100%. Sei de fonte segura e isso não podes negar. A cabeça não acompanha (pelo menos nos tempos do SCP), o enorme talento que inegavelmente possui. Mas talvez isso esteja a mudar, pois como tu dizes, o Quique Flores é bastante isento, e se o Carlos joga é porque prova treino a treino, jogo a jogo, que é a melhor solução para a posição.
Abraço,

Gonçalo disse...

Pedro, é a tua opinião. Mas para mim é um dos maiores talentos da sua geração. A sua qualidade técnica, interpretação do jogo, e entrega, fazem dele um jogador com um potencial insofismável.
Qt ao York, não o vi a jogar nessa posição, mas não seria o primeiro a "corroborar" o que defendemos.

Frederico, eu sei disso. A única coisa que defendo é que ha muitos com o mesmo estilo de vida, para além de criticar quem associou, de forma directa, as constantes lesões mesmo depois do diagnóstico feito na Alemanha.

Um abraço

Anónimo disse...

Já que falas nisso...

ele não anda a jogar nada!

Inicios de época já lhe vi muitos bons. Mas depois acontece o que lhe está a acontecer... perde fulgor.

Vamos ver, para já, para mim, nem titular era no slb (da selecção nem falo!)

Nuno disse...

Rui Silva on fire! Quem é que está a jogar muito, então? O Pelé? O Liedson? O Bynia? Só assistências para golo já foram 5. Fora aquilo que faz a equipa jogar. Mas pronto, está a jogar pouco...

Anónimo disse...

Eu nao tenho os teus preconceitos.

Por acaso nao viste o jogo de hoje, nao? Ele era o numero 24... aquele que foi o pior em campo.

Nuno disse...

Rui, por acaso até nem vi o jogo de hoje. Mas vi contra o Sporting, vi contra o Porto, vi contra o Paços. E nesses jogos, se não foi o melhor, andou lá perto... Isto num meio-campo com dois gajos, em que tem de preocupar-se em preencher uma zona do terreno demasiado grande...

Zezé disse...

Interessante esta disputa entre gostos por jogadores que dividem opiniões. Desde cedo que aprecio a qualidade do C.Martins. Os remates do meio da rua e os livres que ele marcava nos sub-21 não me fogem da memória. era o melhor, talvez o melhor médio da sua geração. os sub-21 eram C.Martins.

teve tempos algo periplitantes no sporting, mas parece que Quique lhe está a pôr algum juízo na cabeça, e a aposta tem sido mais que ganha.

pena que na selecção ainda esteja um pouco tapado...

Anónimo disse...

Hola Goçalo,

Quique fala muito, mas nao faze o que dice. Trabalha mas é demais cabeçudo, soberbo e injusto con algums jogadores. Defende por acumulaçao.

Gonçalo disse...

hoeman, talvez ele tenha sido assim na sua passagem por Valencia, mas não o tem sido no Benfica. Portanto, eu só posso falar do que o Quique tem feito no Benfica.

Um abraço

Peyroteo disse...

Benfica TV

Tenho-me RIDO bastante nos últimos dias, com esta história do “novo canal”, Benfica TV!
Mas afinal qual é a piada, perguntam vocês?
A piada é que desde que me conheço, a TV sempre foi do Benfica.
Aliás, para além de vários comentadores Manhosos e Leonores Putões, até recentemente numa transmissão da TVI, outros Lampiões foram apanhados por acidente em OFF no intervalo de um jogo do SLB, a falarem: “onde vamos jogar para a semana?”.

http://www.youtube.com/watch?v=Fdt0jXeY8NA

Enfim… mas vejam o vídeo, e principalmente ouçam, pois este vídeo é uma autêntica campanha de propaganda ao Benfica, que faria inveja à melhor campanha Nazi de Goebbles, fazendo a Riefenstahl corar e Hitler dar 2 murros na mesa.
A locução de Paulo Catarro é hilariante, principalmente porque essa equipa falhou rotundamente, não ganhou nada de nada e o treinador foi embora cedo; mas quem os ouvisse até pensava que estaria ali um futuro Torino dos anos 40, um Real Madrid dos anos 50, um Milan dos anos 90; ou até quiçá, uma “Laranja Mecânica”!
O mais grave é que tudo isto… com o dinheiro de todos os Portugueses.

Pedro disse...

LOLOLOL

Sim...RTP Porto e Porto Canal e os comentadores tripeiros da sporttv...A TV é tão do Benfica q os programas televisivos sobre bola têm como "benfiquistas" Searas e Vansconcelos...até a Cinha Jardim lá teve...

E sobre o dinheiro de todos os portugueses o q dizer do centro de estágios de Gaia????

Ricardo disse...

O ppa faz mais alguma coisa além de pensar no Benfica? Já arranjavam um emprego ao rapaz, coitado...

Quanto ao Carlos Martins: acho curiosa a forma como agora todos gostam muito dele e já vêem nele um bom jogador. Há 3 meses atrás, era péssimo. Para sportinguistas, principalmente, mas para quase todos os outros adeptos. Quando se falou nele para o Benfica, foi o gozo generalizado ("mais um cepo!", "lá vai ele beber copos para o Lux!", "o Benfica não aprende nada!" e outras imbecilidades que tais). Alguns benfiquistas falavam mesmo em heresia ir buscar um jogador que era do Sporting e que já tinha provado ser um meliante, um indigno, um boémio! Agora começam a ter de ver os jogos e - se tiverem ao menos um olho na cara - a levar com a qualidade do homem. É que é tão evidente que nem um cego pode deixar de ver.

(É pena que o sistema montado por Quique não o favoreça totalmente, relegando-o nos últimos jogos ou para o banco ou para a posição de interior-direito onde, claramente, perde fulgor, apesar de tudo)

Gonçalo disse...

Concordo contigo Ricardo. Todavia, não é de agora que manifesto a minha admiração por ele. E podes comprovar isso nos textos que estão relacionados com ele.

Um abraço

Ricardo disse...

Gonçalo,

não falava de ti (nem do Nuno). Do que li, sempre defenderam a sua qualidade.