domingo, 29 de junho de 2008

Final e mais coisinhas

1. Assim, sim. A Espanha, sem Villa, jogou como contra a Rússia, após a lesão do avançado do Valência. Só com um avançado, Xavi adiantou-se no terreno para jogar ao lado de Fabregas, ficando Senna como único médio-defensivo. Desta forma, a Espanha conseguiu ter, no meio-campo, uma estrutura com duas linhas, muito mais racional no que concerne à ocupação de espaços. Outra virtude deste tipo de estrutura de meio-campo é permitir que os médios-ala, Iniesta e Silva, se movimentem livremente sem que, com isso, se abram espaços perigosos. Deste modo, a Espanha jogou a final com um sistema muito mais em conta e mereceu inteiramente a vitória neste encontro. Mas a teimosia no 442 inicial poderia ter custado caro, sobretudo no jogo com a Itália, que acabou por ter de ser decidido nos penaltys. Acabou por ganhar a melhor equipa em termos individuais e aquela que, embora tenha passado grande parte do torneio pouco equilibrada, demonstrou maior inteligência e qualidade. Confirmou-se também a aposta que fizera, antes do início do torneio e antes, portanto, de conhecer o modo de jogar das equipas... Parabéns, Espanha!

2. Este europeu demonstrou ainda outra coisa: a importância (que tantas vezes se ignora) da formação. Juntamente com a Holanda (outra cujas individualidades deram espectáculo), a Espanha é o maior país formador. Esta vitória é também uma vitória daqueles que apostaram nisso...

3. Para mim, a melhor equipa do torneio e respectivos suplentes:

Guarda-Redes: Van der Sar (Casillas)
Defesa Direito: Lahm (Corluka)
Defesa Esquerdo: Zhirkov (Pranjic)
Defesas Centrais: Puyol e Pannuci (Ricardo Carvalho e Chiellini)
Médio Defensivo: Pirlo (Senna)
Médios Ofensivos: Deco e Xavi (Van der Vaart e Modric)
Extremos: Arshavin e Iniesta (Podolski e David Silva)
Avançado: Van Nistelrooy (David Villa)

Treinador: Gus Hiddink (Bilic)

4. Ballack foi o homem dos quases, esta época.

5. Uma das coisas que se disse ao longo do Euro foi que Pepe era o melhor central do mesmo. Findo o torneio, devo dizer que, bem melhor que Pepe estiveram e são: Ricardo Carvalho, Ujfalusi, Simunic, Kovac, Chiellini, Panucci, Gallas, Chivu, Puyol e Marchena. São 10. Se tivermos em conta que ainda faltaram Nesta, Cannavaro, Rio Ferdinand, John Terry e Mexés, pelo menos, percebemos facilmente que Pepe está longe dos 15 melhores defesas europeus.

6. Pelé passa de estrela máxima a dispensável a inserir no negócio de Quaresma? Esta coisa do sacana do Zé vir ao nosso blogue tirar ideias tem de acabar...

29 comentários:

Anónimo disse...

Ó palhaço, quem disse que o Pelé é dispensável? Se o fosse, o Quaresma há muito que já tinha ido para o Inter, não achas? Além disso, o que se fala é de um empréstimo, não de uma cedência definitiva como o de o próprio Quaresma quando o Deco foi para o Barcelona. E, já agora, vai ver o que os adeptos do Inter pensam acerca dessa possível cedência, ainda que por empréstimo...

Anónimo disse...

E só para acrescentar que se se fala de Pelé é porque o Porto o quer, não porque o Inter o quer ceder. O único jogador que se fala que eles queriam ceder inicialmente é o Suazo. Deixa lá o Zé e o Pelé que eles ficam bem juntos.

Nuno disse...

costa, mesmo que por empréstimo, o que isto evidencia é que, para Mourinho, a permanência de Pelé no plantel deste ano é irrelevante. Puro e simples. Ou seja, Mourinho não conta com ele. Ou, pelo menos, não faz planos para pô-lo a jogar. Quero lá saber o que os adeptos do Inter acham. 90% das pessoas acha o Pelé bom jogador. Mas todos sabemos o quão competentes são as opiniões das pessoas. Vale muito mais a opinião do Mourinho do que a opinião de todos os adeptos do Inter juntos. Quanto ao facto de o Quaresma ainda não ter saído, o que está, quando muito, a emperrar as negociações é a questão empréstimo/cedência. E isso não é com Mourinho, mas com o clube e os seus dirigentes, que não pretendem ceder um activo que consideram rentável no futuro a título definitivo. Por outro lado, para que o negócio se pudesse activar, o Mourinho teve que comunicar a esses mesmos dirigentes que jogadores é que não se importava que fossem cedidos. Ou seja, a decisão de ceder o Pelé, por empréstimo ou por cedência, teve sempre de partir de Mourinho. Simples.

Anónimo disse...

Tu és incrível! Tu estás mesmo por dentro de tudo o que se passa no Inter!!! Diz lá a verdade: tu, no fundo, és o braço direito do Moratti e a bengala do Mourinho, não és? Vá lá, não sejas modesto, admite publicamente a verdade...estamos todos orgulhosos de ti. e o pelé também! mas, olha lá, com esse poder todo no Inter, como é que o pelé foi lá parar?!

Nuno disse...

O cérebro serve para muitas coisas. Entre elas, serve para fazer associações de ideias. Se o Mourinho contasse com o Pelé, os dirigentes não o poderiam negociar. Quem tem cérebro consegue fazer esta associação. Quem não tem, não consegue...

Fernando disse...

1. É das primeiras vezes em que concordamos em absoluto. Boa análise!

3. Acho que esqueceste o S. Ramos a defesa direito (além de que Lahm jogou a esquerdo). De resto, excepto num ou noutro pormenor, concordo contigo.

5. Continuo sem perceber essa aversão ao Pepe. Acho que está ao mesmo nível, pelo menos, que qualquer um desses que referes. Neste momento, Portugal tem das melhores duplas centrais mundiais em teoria.

6. Entristece-me ver que o meu clube vendeu o Pele ao Inter por somente 1M€ sem contrapartida alguma. No espaço de uma ano valorizou 9M€? É obra!
O facto é que no Vitória, o Pelé não chegava nem ao banco enquanto no Inter era por vezes titular. Esquisito... Já que a noite de Guimarães nem é grande coisa :)

Anónimo disse...

3- sinceramente creio que o lahm (que até considero um dos melhores laterais do mundo) não devia figurar nessa lista. Viste a quantidade de erros indivuduais que ele cometeu que deram golo? Nos 2 golos da turquia ele está envolvido nos 2 (no segundo então de forma escandalosa) e na final de novo.

4- Ainda por cima lembrei-me logo que também perdeu na final do Mundial 2002 ahahaha. Coitado.

5- Europeus. Porque Sul-Americanos melhor que ele a jogar na europa também os há aos magotes.

6- Quanto à questão do pelé não tens a mínima razão. Mesmo que o Mourinho não conte com ele para a próxima época isso tira-lhe algum valor? O Inter já tinha jogadores para o meio campo em excesso na temporada passada. Nesta época não só o Mourinho quer contratar mais um médio (lampard era o alvo mas o chelsea não parece querer abrir mão dele) como o Inter vai passar de um sistema de 4 médios para jogar com apenas 3. É portanto perfeitamente normal que se tenha que excluir alguns jogadores. Então diz-me, sabendo que o Mourinho não gosta de trabalhar com muitos jogadores para 3 posições ter Viera, Cambiasso, Zanetti, Jimenez, Pelé, Dacourt + um médio de classe mundial e sabendo o Mourinho que o Chivu também joga a médio para qualquer eventualidade não te parece evidente que alguém tenha que sair???
Ainda não está nada confirmado mas mesmo que o pelé saia onde está o descrédito? Esse teu argumento não funciona paciência. Além disso creio que próprio Dacourt também é um dos possíveis dispensados. Se calhar também é uma merda ele. O Mourinho quer 21 jogadores de campo. No plantel havia 24. Querendo o Mourinho contratar 3 jogadores não por falta de qualidade mas por características para o novo sistema (2 extremos no caso) mais um médio centro perfaz 27 jogadores + Adriano faz 28. Logo 7 jogdores do antigo plantel terão que sair! Não porque são fracos mas porque o Mourinho não conta com eles são coisas diferentes!!!

E sinceramente creio que o pelé está nos planos do Mourinho porque com as saídas já confirmadas do Inter não o vejo a sair. O Maniche não continua, o Solari e o César já tinham os dias contados, o Stankovic vai sair e ao contrário do que diz a imprensa aqui em portugal não é porque o Mourinho o dispensou. Ele é amigo pessoal do Mancini e assim que ele saiu ele disse que também iria sair. O suazo não entra nas contas. E os outros 2 ja estão bem definidos na cabeça do mourinho mas ainda não se sabe ao certo. Dacourt e Crespo são os mais falados mas vamos aguardar.

cumprimentos

Nuno disse...

Pedro Silva, coloquei o Lahm a lateral direito. Isto indicia que o preferi aí, nos primeiros jogos. Foi um jogador fundamental na primeira fase, para a Alemanha. Depois, fez um bom jogo contra Portugal e, contra a Turquia, foi decisivo ao marcar o golo da vitória. Sinceramente, não acho que seja culpado dos golos. Ser ultrapassado no um para um não é um erro grave. Acontece. No lance do segundo golo, a culpa é muito mais do Lehmann do que dele. No primeiro, nem sequer estou a ver em que é que ele é culpado, mas pronto. Na final, estou de acordo, mas isso não apaga o excelente campeonato que fez.

Quanto ao Pelé, não interessa as razões. Interessa, sim, que para Mourinho é indiferente a presença de Pelé na equipa. Se é porque tem outros jogadores, se é porque não lhe interessa o Pelé, não interessa. O Pelé pode servir para o Mourinho ir buscar um jogador que quer. Isto significa que não tem, para ele, importância perdê-lo. Ora, para ele, Mourinho, o Pelé não é (pelo menos ainda) o jogador que os outros acham que é. Só isto...

Mister Fred disse...

Concordo contigo, quando dizes que a opinião de Mourinho, vale mais do que a de milhões de adeptos do Inter. Isso não é discutível, é um facto consumado, e só quem é burro é que não vê. Mas lembro, também que até hoje só vi 1/2 jogos de Pelé, pelo que não tenho uma opinião formada dele. Parece bom tecnicamente, de resto não posso mesmo dizer. Mas se o Mourinho, não gosta porventura dele, para mim é quase uma garantia que ele não é assim tão bom, visto conhecer bem a s competências, opiniões e metodologias deste treinador.
Quanto à equipa do Euro, não tenho nada a dizer. Se não gostas do Pepe, ok, os quatro que puseste são de facto bons. Mas daquela lista de 10 melhores, ele faria parte de certeza, na minha óptica.
Em relação aos médios ofensivos, acho muito bem que ponhas o Deco, ao contrário do que fez a UEFA, decisão que não entendi. Subscrevo também a tua opinião em relação aos avançados, pois apesar dos golos, o Van Nistelrooy foi e é para mim, um pouco melhor que o David Villa.
De resto nada a dizer
Cumprimentos,

Nuno disse...

Não é não gostar do Pepe, Mister Fred. É haver melhores. O Pepe, para mim, tinha condições, caso o cérebro não lhe parasse duas ou 3 por jogo e caso não abusasse do ímpeto físico, para estar entre os melhores europeus. Mas assim não. Para mim, tem os defeitos que têm Vidic e Sérgio Ramos, por exemplo. Vivem muito da capacidade de choque, da agressividade, da antecipação. E muitas vezes jogar assim, no limite, pode trazer consequências perigosas.

TAG disse...

Epa, ha aqui qualquer coisa que não compreendo... li que o Bruno Alves vai para o Inter.. o Mourinho não tem tomado a medicação ultimamente?

Acho que o que se discute aqui é sim o facto de Pepe ter custado aquele valor exurbitante, eu até gosto dele, mas acho que não é o que o fizeram valer.
Quanto ao Pelé, acho que não me importava de o ter no Benfica, sempre é melhor que os que la estão.

Quanto ao Euro, concordo com a equipa, mas também colocava o Sérgio Ramos.
Devias ter incluido ai os "Stewerts", que poderiam ser o C.Ronaldo ou a equipa toda da Grécia (entre outros) é que com um colete Amarelo Florescente em cima tinham feito melhor figura...

No final até se fez justiça... Portugal ficou onde devia ter ficado, a Russia também, e no fim até ganhou a que foi menos má e mais regular :)

TAG disse...

Xavi o melhor jogador do Euro... era dificil confesso. Também não percebo porque é que não está lá o Deco, e não percebo o que é o bosingwa está lá a fazer... é por ir pro Chelsea?

Anónimo disse...

Nuno ser ultrapassado no 1 para 1 não é nenhum crime. Mas tens de convir que a forma como ele foi ultrapassado foi uma falha grave. Aquilo não é um 1 pra 1 qualquer. O jogador da turquia está encostado a linha lateral de costas ainda por cima e ele deixa-se comer ingenuamente. No primeiro golo o erro não é só dele mas ele também participa. O jogador turco vai receber o lançamento completamente sozinho na linha de fundo e, tanto ele como o podolski deixam-no ir à vontade. Depois esse jogador atrasa a bola para outro turco fazer o cruzamento e observa a forma displicente como o lahm aborda a jogada: a passo sem fazer a mínima oposição ao cruzamento. Duas falhas portanto.

Quanto à história do Bruno Alves no inter não passa de mera especulação até porque o mourinho não pediu nenhum central. Pediu 2 extremos e um médio centro. Mais nada.

Tenha o pelé o valor que tenha e seja ele bom ou não é óbvio que é indiferente para o Mourinho ter ou não ter o pelé porra. Com um meio campo daqueles achas que o pelé faz falta?
Se na tua equipa tiveres o Buffon O casillas e o Van der Sar é evidentemente indiferente para ti teres o Quim como 4º gr ou não teres. E isso não tira valor ao Quim. Simplesmente não tem lugar com a concorrência.
E atenção que ninguém disse que o pelé vai sair.

cumprimentos

Anónimo disse...

Olha, nem de propósito espero que tenhas ouvido agora a entrevista do Mourinho Nuno. Fica o assunto encerrado sem mais cantiga.

Anónimo disse...

É óbvio que este Mourinho é um idiota. Ele disse na TVI que gosta do pelé e do Bruno Alves!!?? Ó Nuno, tu admites isto??? Não achas que o tipo precisa de um par de estalos a ver se acorda??? Faz qualquer coisa, um abaixo-assinado, uma campanha nacional contra o pelé, mas MEXE-TE, por amor de deus antes que seja tarde de mais!

TAG disse...

Acho que o Pedro Silva disse tudo quanto ao Pelé. Podem encerrar o caso.

Anónimo disse...

Alguem ouviu o Mourinho? Ó Nuno és mesmo otário!

e este papalvo bad-relligion, saiu de onde? Fdx o gajo, em dez frases, não acerta em nada.

Anónimo disse...

Acho que alguém ficou mal. é verdade que Mourinho não colocou de parte a cedência de Pelé, mas deixou claro que essa não é a sua vontade pessoal.

Anónimo disse...

o quê? alguém sabe mais de futebol que vocês? impossível!

Nuno disse...

pedro silva e costa, que queriam que ele dissesse? Que o Bruno Alves é burro? Ele tinha de falar assim. E quanto ao Pelé, a mesma coisa. É jogador dele, ia falar mal dele? Por acaso, assim que chegou ao Inter o Mourinho disse o mesmo de Pelé. Mas é óbvio que ele tem de falar bem dos jogadores. Agora, se está a ser negociado com o Porto para garantir um jogador que o Mourinho quer, é óbvio que não é dos jogadores imprescindíveis do plantel. Não acredito que a negociação não tenha o aval do treinador. Não é assim que se trabalha. Agora, isso não invalida que Mourinho possa achar que ele tem potencial. Mas que não é daquelas opções que não podem ser colmatadas de outra maneira, isso não é.

Discutir sequer isto é ridículo. Só o facto de haver essa possibilidade dá a garantia de que não é opção imprescindível.

Gonçalo disse...

Já agora, o Mourinho já disse mal de alguém?

Pois... Bem me parecia...

Anónimo disse...

"Neste momento, o Pelé é nosso jogador. Não foi um investimento a nível económico e sim desportivo. Foi um investimento ganho, mostrou ter capacidade, é um jogador que gosto, tem margem de progressão, características boas para o futebol italiano. É um jogador com o qual eu conto, a menos que o clube me diga que o melhor para o jogador é ele sair."

Sinceramente não percebo como é que podes dar a volta a este texto. isto foram as palavras dele e nada mais.

Disseste que o Mourinho não contava com ele e que não o apreciava. Ele diz que conta com ele e gosta dele. Se calhar está a mentir.

Não te fica mal de vez em quando um pouco de humildade e dar o braço a torcer. Porque se fosse outro treinador qualquer já estavas a desancar no gajo dizendo que ele não percebe nada de bola e que tu é que sabias. Mas como é o Mourinho não te atreves a dizer isso porque nessa ninguém acreditava (se é que alguém acredita nas outras).

cumprimentos

Nuno disse...

Ai disse? Eu já tinha lido a opinião do Mourinho sobre ele. O que insinuei foi que o Pelé não era um jogador imprescindível para ele, logo não tinha a qualidade (actualmente, não falando de potencial) que muitos dizem que tem, uma vez que Mourinho prescindia dos seus serviços. Não é não ter humildade. A serem verdade as palavras do Mourinho, ele gosta dele. Não sei se são, pois ele nunca iria dizer mal dele, de qualquer das maneiras. Mas pelo menos acha que ele tem potencial. Eu não concordo. Logo, a minha opinião diverge da do Mourinho nesse aspecto. O que é claro é que Pelé, para Mourinho, não é um jogador imprescindível. Isso é claro. Não vê quem não quiser. O resto, aquilo que ele diz, não sei se é verdade. Nem tu sabes. É o discurso politicamente correcto que o Mourinho e qualquer treinador teria de ter.

Anónimo disse...

ha,ha,ha,ha...

Anónimo disse...

Tu és um gajo engraçado nuno.

"O que insinuei foi que o Pelé não era um jogador imprescindível para ele, logo não tinha a qualidade (actualmente, não falando de potencial) que muitos dizem que tem, uma vez que Mourinho prescindia dos seus serviços."

Portanto, deixa ver se percebo, o pelé não é imprescindível LOGO não tem a qualidade que se diz. Mas que grande argumento.
Se o Mourinho fosse treinar o Fontaínhas e o Pelé estivesse na equipa de certeza absoluta que era imprescindível e tinha exactamente a mesma qualidade. O pélé obviamente não é imprescindível não porque não tem qualidade mas porque há 4 ou 5 jogadores bem melhores que ele. Não tentes dar a volta a um texto que não tem volta a dar.

hoeman disse...

Melhor equipa:

Buffon (Boruc)
Bosingwa (Ramos)
Marchena (Carvalho)
Chiellini (Puyol)
Senna (De Rossi)
Modric e Deco (Cesc e Ballack)
Arshavin (Podolski)
Silva (Arda)
Pavlyuchenko (Villa)

Saludos.

Anónimo disse...

"6. Pelé passa de estrela máxima..."


meu deus...

Anónimo disse...

Um exercicio para o Nuno: que achas:

do Sporting trocar Liedson por Nuno Gomes?

do Inter trocar Pele por Nuno Assis?

do Real Madrid trocar Pepe por Farnerud?

TAG disse...

E depois eu é que não acerto uma ?
Já estou como o outro "e o burro sou eu?"