domingo, 7 de outubro de 2007

União de Leiria 1-2 Benfica: Impressões imediatas

1. O Benfica continua sem jogar nada. Futebol é mentira... Camacho irrita-se até se lhe disserem que está despenteado. Sou da opinião de que devia estar mais preocupado com o pouco futebol da equipa do que com jornalistas. Insiste nos dois médios-defensivos e agora adapta jogadores como se não houvesse amanhã... Nuno Assis continua a não ser opção; Gilles Binya, sim. É com força, com agressividade, com músculo que Camacho quer ganhar jogos?

2. Luisão cometeu um dos penaltys mais estúpidos de que me lembro. A sério, aquele lance demonstra tudo o que ele é: pouco ágil, lento, e com menos neurónios a funcionar que um doente em coma. Valeu-lhe a vista grossa do árbitro. A bola vai para a linha de fundo; a equipa do Leiria está recuada. João Paulo, que não é rápido, ganha a posição e chegaria, certamente, primeiro à bola do que o central brasileiro. Mas, além da recuperação de bola, os leirienses não tirariam outro proveito do lance. Luisão, talvez indignado por lhe terem postos as debilidades a nu, resolveu disputar o lance com ferocidade. Esqueceu-se que, entretanto, passava pela grande área. Resumindo: para ganhar uma bola inútil, arriscou disputar um lance na área e fez penalty. Ninguém tem o número do Dunga? Gostava de saber se, pagando mais do que o Luisão, ele também me convoca para a selecção.

3. Binya é mau. "Quem?" - pergunta o leitor distraído. Bynia, o novo médio-centro camaronês do Benfica. Há quem diga que também é jogador de futebol, mas aguardo confirmação. Corre que se farta, é certo. Também bate nos outros, o que é capaz de intimidar. E aquele cabelo é sempre significado de um talento à solta. Só é pena é pensar menos que o Luisão. Aliás, imagino que no balneário estes dois se engatem várias vezes à porrada e digam coisas como: "Esse neurónio é meu, pá!" Agora a sério, o rapaz tem vontade. Mas com vontade há muita gente. Eu sei que sou um bocado esquisito, mas numa equipa de futebol gosto que haja jogadores de futebol. Tem uma virtude: consegue fazer lançamentos de lateral muito longos. É pena é que o futebol se jogue com os pés e se pense com a cabeça. Se por algum azar, contudo, o futebol passar a ser um jogo em que ganha aquele que atirar mais longe a bola com os braços, hei-de lembrar-me deste tipo.

4. Rui Costa começa a abrandar de ritmo. Depois de ter começado a época em grande, parece mais desgastado e está menos em jogo. A sua posição no terreno terá muito a ver com isto. Mas terá ainda mais a ver, com certeza, com a qualidade dos colegas de sector. Deve custar muito a alguém como ele ter de jogar com alguém como o Binya quando está o Nuno Assis no banco. Imagino até que, durante muitas vezes, Rui Costa tem vontade de fazer um passe a rasgar para o banco de suplentes.

5. Podem dizer: "O Porto também não está a jogar nada." Sim, podem. Sou o primeiro a dizê-lo, até. Mas uma coisa é certa: sem um futebol agradável, sem jogar em apoios, ainda que efectuando transições demasiado rápidas, ainda que com processos pouco elaborados, a equipa está devidamente organizada. E a organização táctica é meio caminho para a equipa produzir bom futebol. E, nisso, o Porto está a quilómetros do Benfica...

8 comentários:

Anónimo disse...

E o Camacho? O desconforto do homem topa-se à distância. Aquilo não anda muito bem ali...e o Vieira não é inocente.

Anónimo disse...

Por acaso o camacho já irrita, coitadinho não lhe podem dizer nada...

Quanto ao lance do luisão não vi, mas pelo que conheço da pouca inteligencia dele não me ademira nada.

O Binya fico na duvida, eu como so vi a segunda parte não posso comentar, pelo menos do que vi até nem jogava mal, sabia controlar e passar bem a bola, claro, tb dava mocada. O Nuno Assis, é por ter sido formado no Sporting? é que dele não vejo nada do outro mundo...

Nuno disse...

Pá, tecnicamente o Binya não é mau. Mas inteligência não é com ele. E um jogador de meio-campo que não tenha boas opções não preciso ver duas vezes.

Sobre o Nuno Assis, ando para escrever um post há décadas. É dos jogadores mais incompreendidos do futebol português. Faz um exercício: conta as vezes que perde a bola durante um jogo. É daqueles jogadores que melhor sabe qual é a coisa mais importante numa equipa de ataque: a posse de bola. Mas a ver se escrevo sobre ele em breve...

Anónimo disse...

Eu até gosto dele, e sei que tem valor, mas tambem acho que não é nada por ai alem, não perde a bola porque tambem não arrisca... como dizias aqui num post sobre o Lampard, que ele faz sempre o previsivel, o Nuno Assis é nessa onda

Anónimo disse...

"E um jogador de meio-campo que não tenha boas opções não preciso ver duas vezes." echo que esta frase se aplica é ao Di Maria...
é dos gajos que mais me irrita a jogar :| é que ele até tem tecnica, não sabe é usa-la devidamente...

Nuno disse...

O Di Maria não é de meio-campo. Na ala, é onde mais pode abusar dessas coisas. Ainda é puto. Vai aprender quando é que deve e quando é que não deve arriscar.

Quanto ao Nuno Assis, sim, não arrisca muito. Mas isso também vem da falta de confiança. Quando arrisca, arrisca bem. Dá muita segurança à equipa, mas não é um desequilibrador.

Bruno Pinto disse...

Acho injusta a apreciação ao Bynia. Estava a ver o jogo e achei que foi o melhor da primeira parte. Pensei para mim: "Não me importava de vê-lo no FC Porto"! Ainda é jovem, tem muita margem de progressão, mas o potencial está lá. Dizer que é pouco inteligente tem muito que se lhe diga. Então e o Di Maria não se farta de perder bolas?? Ser na ala ou no centro pouco importa para aferir o grau de inteligência. Se toma opções erradas (fintar e perder em vez de passar) então também é burro... Não é assim... E não vi o Bynia perder uma única bola. Aliás o à vontade com que assume o jogo com uma idade tão prematura, indicia que estamos perante um futuro grande jogador, com uma estrutura mental que impressiona. é a minha opinião e vale o que vale. O futuro ajudará a tirar ilações mais precisas, assim ele continue a ter as oportunidades que faz por merecer.

Cumprimentos.

Bruno Pinto disse...

Percebo o raciocínio mas não concordo. Simplificando, então o Di Maria ou o Quaresma são mais inteligentes que o Ronaldo?! O jogo do Man.United passa tantas vezes pelo meio-campo como pelo Ronaldo! Sendo um exagero, é uma forma de dizer que o jogo vai invariavelmente para ele. Ora ele se não fosse inteligente, não decidia tantos jogos, não fazia tantas assitências, não marcava tantos golos, muitas vezes na zona do ponta-de-lança. Por vezes, exagera um pouco porque, ele sim, sabe que é incrivelmente genial. Mas, repito, estou a perceber exactamente o teu raciocínio, mas discordo dele em absoluto. E, sim, acho que o Di Maria vai singrar, eu nunca disse que ele é pouco inteligente, técnica tem ele de sobra.