segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Pergunta um tanto ou quanto delicada...

Pergunta um tanto ou quanto delicada... cuja resposta nem é assim tão difícil, mas que muita gente falhará. Num 442 losango, qual dos elementos que joga no meio-campo, num sistema teoricamente perfeito, corre mais por jogo?

1) Médio-defensivo
2) Médio interior
3) Médios-ofensivos

Vá lá, respondam sem máquina de calcular...

10 comentários:

Metralha disse...

Para já neste sistema têm todos de correr, e muito. Por isso é que a falta de forma dos jogadores do Sporting actualmente se reflectem nas exibições da equipa.

Opto pela 2) médios interiores.

Anónimo disse...

Bem, vocês é que sabem tudo de táctica mas a pergunta tem rasteira.

Eu diria que em 442 losango, há um médio defensivo, 2 médios interiores (esq e dir) e 1 médio ofensivo.

Posto isto, acho que quem corre mais é o médio ofensivo.

Nuno disse...

Sim, luissm, 2 médios interiores. Mas, uma vez que falei num sistema teoricamente perfeito, o médio interior direito correrá tanto como o interior esquerdo. Daí só ter referido um médio interior.

Mário Rui Oliveira disse...

o médio interior claramente ! o defensivo está mais vocacionado para esperar pelos avançados e os ofensivos mais a manter posições para dar opções e prender os adversários. o interior anda aos fogos e a fazer piscinas

Mário Rui Oliveira disse...

considerando, claro, que o médio interior éo ofensivo, porque para mim isso do losango nunca chega realmente a existir ! acho que o Losango é sempre, na relaidade um "Y"

Mário Rui Oliveira disse...

um "Y" sem bola nesses jogadores, que se transforma num "T" nas dinâmicas ofensivas e defensivas

PB disse...

Os médios interiores, sem dúvida! Isto claro, se cumprirem o papel que lhes está entregue à risca!
www.rola-bola.blogspot.com

Gonçalo disse...

"o médio interior claramente ! o defensivo está mais vocacionado para esperar pelos avançados e os ofensivos mais a manter posições para dar opções e prender os adversários. o interior anda aos fogos e a fazer piscinas"
"considerando, claro, que o médio interior éo ofensivo, porque para mim isso do losango nunca chega realmente a existir ! acho que o Losango é sempre, na relaidade um "Y""
estas a falar a serio? tens visto os jogos do sporting? e o medio defensivo espera pelos avnçados ? e entao se estes descairem para as faixas? O trinco numa equipa bem estruturada nunca sera o que corre mais e isso esta explicado aqui http://entredez.blogspot.com/2007/05/outro-mito.html. e os interiores ate podem ter que fazer as tais "piscinas" mas o dez é o jogador que tem que se desgastar mais a dar opções aos outros jogadores fruto da sua liberdade, ve o caso do romagnoli, ele tanto tem de dar os apoios laterais como tem de precorrer as linhas de passe mais adiantadas... como esta explicado aqui : http://entredez.blogspot.com/2007/09/responsabilidade.html.

Anónimo disse...

Gonçalo e Nuno,

Quem sou eu para isso mas... cá vai: acho que vocês ganhavam um bocadinho se não achassem que têm sempre razão. É pena, porque até dizem umas coisas interessantes. Mas às vezes, na ânsia de demonstrar a vossa imensa sabedoria pecam por excesso.

Só vos digo isto porque realmente eu ganho alguma coisa lendo o que vocês escrevem, mas a noção que têm que são os melhores estraga um bocado a coisa. E, às vezes, não vos deixa ler e interpretar o que os outros dizem.

Um exemplo banal: num comment a este post, eu corrigi o facto de estar escrito "Médio interior" em vez de "Médios interiores".

E o Nuno responde: "Sim, luissm, 2 médios interiores. Mas, uma vez que falei num sistema teoricamente perfeito, o médio interior direito correrá tanto como o interior esquerdo. Daí só ter referido um médio interior."

Ou seja, não foi um erro, era uma coisa digamos que óbvia, só quem não perceba o que é um 442 losango perfeito pode não entender isso...

Então porque é que no post o Nuno se refere a "Médios-ofensivos" e não a "Médio-ofensivo"?

Nuno disse...

Tens razão, luis. Falha minha. Grande falha, mesmo. Mas consigo explicá-la. Teve origem exactamente por causa de um excesso de zelo. A pergunta inicial seria, não num 442 losango, mas em qualquer sistema. Com medo que a malta confundisse os médios-ofensivos num 433 com os médios interiores do 442 losango, e porque há uma diferença grande entre o médio-ofensivo do 442 losango e os interiores, optei por fazer a pergunta segundo apenas o 442 losango. Só que esqueci-me de passar do plural (médios-ofensivos) para o singular (médio-ofensivo). Acontece. Lamento...