quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Sub-Aproveitamento

Primeiro ponto: Depois do jogo de ontem, oferece-se cérebro a quem preferir o Liedson a Nuno Gomes.
Segundo ponto: O Humberto Coelho a comentar jogos - hilariante. Criticar um jogador por ele isolar um jogador, em vez de rematar desenquadrado, ou com dez jogadores à sua frente, é de mestre.

Postos estes dois pontos, vamos debruçar-nos sobre o Benfica-Milan. Apenas o jogo e o desenrolar do mesmo.
Do lado dos italianos há uma coisa a reter. Boa posse de bola. Tranquilos e de forma segura, pelo menos nos primeiros trinta minutos. Perdem clarividência quando Gattuso“obriga” Pirlo a descentralizar o seu posicionamento. Durante a primeira parte, com um bloco subido, Gilardino mostrou-se inconsequente para este tipo de futebol; jogando de forma apoiada, os italianos esconderam de forma eficiente a bola. Mas em temos ofensivos, tirando uns raides de Káká, o Milan denotou sempre algumas dificuldades. O seu futebol, ainda que organizado, é pouco criativo, tornando-se previsível. Grande golo de Pirlo. Contudo, a maneira como tranquilamente o italiano preparou o remate deixou os médios defensivos encarnados mal na fotografia.

O Benfica não entrou bem no jogo, Rui Costa andou algum tempo perdido. Contudo, neste aspecto, não sei até que ponto se deve imputar responsabilidades ao número Dez.
David Luiz em noite inspirada mostrou-se intransponível, enquanto Nuno Gomes dava lição de bom futebol e inteligência. O golo dos italianos mexeu com o Benfica, o “maestro” começou a pegar no jogo e, progressivamente, foi aumentando a sua “presença” no jogo, muito por culpa da qualidade dos seus jogadores. Maxi, com um golo espectacular, conseguiu um golo quando o Benfica ainda não se tinha conseguido aproximar da área adversária com perigo. Mais tarde, e já no melhor período do clube da Luz, não foi capaz de corresponder da melhor forma a uma assistência de Nuno Gomes. No período final da primeira parte, o Benfica assumiu alguma superioridade face a uma passividade do Milan.

No segundo tempo, o Milan regressou uns anos atrás no tempo, e deu o jogo por completo ao Benfica. A equipa portuguesa, de forma intensa, mas desorganizada, aproveitou esse recuo da equipa italiana, e por momentos chegou-se a vislumbrar um triunfo das águias. Com jogadores como Rodriguez, Nuno Gomes, - Camacho voltou a ser ambicioso ao substituir o capitão por Cardozo – Costa, Katsouranis, Leo, Di Maria, e a inspiração de Maxi, os italianos passaram um mau bocado. Mas safaram-se. Jogaram à bola, fizeram um golo, e fecharam para férias. Da parte do Benfica fica a sensação de que, com um treinador diferente, teriam equipa para fazer figura na Europa. Talvez o plantel seja um pouco desequilibrado, principalmente na defesa (Luís Filipe e Luisão, estes dois como primeiras escolhas deixam algo a desejar), mas de resto um plantel que concentra gente como Costa, Assis, Di Maria, Rodriguez, Gomes, Cardozo, Katsouranis, etc., tem que ter aspirações maiores do que lutar por um lugar na UEFA.

15 comentários:

Pedro disse...

POis...de facto Nuno Gomes é bem mais inteligente a jogar à bola q Liedson, é um facto, mas acontece q é um avançado. O NG naqueles dois lances preferiu "inteligentemente" passar a bola e os lances esfumaram-se, Liedson teria "estupidamente" rematado e feito golo (são raras as vezes q falha dali). Acho q é óbvio para q lado a balança cai.

E em nenhum dos dois lances em q NG se acobardou em frente à baliza tinha "10" adversários pela frente. Se Maxi devia ter feito melhor após a assistência? Claro q sim. Mas isso não iliba a cobardia de Nuno Gomes de não procurar o golo qd está de frente para a baliza, com a bola nos pés. É um avançado porra!!!!

Nuno disse...

Desculpa, mas estás errado. Por ser avançado, não tem que ser egoísta. Ser inteligente é perceber que não estava em melhor posição do que Maxi para marcar golo. Percebeu isso e deu-lhe a bola. O outro demorou muito na recepção. Resultado: falhou um golo por culpa própria, uma vez que o passe do Nuno Gomes foi perfeito. Cobardia?? Porquê? Por ser inteligente ao ver que tem dois adversários em cima dele, a bola junto ao corpo (o que torna o movimento técnico mais difícil) e que tem um colega melhor posicionado que ele? Cobardia por perceber claramente que as probabilidades de fazer golo dali eram reduzidas, naquele contexto? O Liedson marcava? Quem te disse isso? Não é a posição no terreno que conta. É todo o contexto. O Liedson, por mais espedito que seja, continuava a ter 2 adversários pela frente e a ter que perder tempo para ajeitar melhor a bola, pois um remate com a bola junto ao corpo sairia sempre frouxo. E, que eu saiba, o Liedson não evita as leis da física; a bola não trespassaria os defesas do Milão. A diferença, naquele lance, é que o Liedson chutaria contra os defesas, enquanto que o Nuno Gomes, percebendo isso, possibilitou a um colega o golo. Quem é o mais inteligente? Também não restam dúvidas...

Se sair em Dezembro, o Sporting faz o seu melhor negócio de sempre. Com esse dinheiro, compra um avançado a sério e ainda vai buscar o Saleiro e fica com 2 opções como deve ser. Há um problema grave que tens de ultrapassar. Tens de ligar às estatísticas que interessam. Os golos e as assistências são das estatísticas menos importantes num avançado. Ou melhor, só o são mediante outras estatísticas, como aquelas que apresentei no post anterior. E conjugando tudo isso, o Liedson é muito inferior ao Nuno Gomes.

P.S. Mas se quiseres só falar de golos, também podemos falar. Este ano, quantos golos têm o Liedson e o Nuno Gomes na Liga? E já agora, sabes qual é o aproveitamento golos/minutos destes dois avançados? Talvez te surpreendas com um dos próximos posts...

Pedro disse...

Discordamos totalmente da "dificuldade" q seria rematar à baliza naquelas situações. O q me garante q Liedson marcava? Sei lá...os 4 anos q ele por cá anda?

"Os golos e as assistências são das estatísticas menos importantes num avançado."

Hein???? E queres manter uma discussão futebolística séria com frases destas?!?!?!

Anónimo disse...

lol, so me da para rir.... pergunta aos benfiquistas se preferem o liedso ou o nuno gomes.... chega a ser ridiculo!!!

Gonçalo disse...

Sim pergunta, mas vamos perguntar apenas aos que percebem de futebol. O problema é o nuno gomes faz golos e assistencias, o liedson so faz golos, e não faz assim tantos como isso. E calculo que nos 5 anos que ele esta em portugal fez golos em todas as oportunidades? Nada mais errado.

Anónimo disse...

isto de achar que so nos temos razao, e que todo o resto do mundo esta errado tem uma certa graça. portanto, todo o mundo esta errado, e so a vossa opiniao é que esta certa?! tamanha auto-estima, a roçar o ridiculo, é dificil de encontrar... alem do mais essa de seleccionar so os que percebem de futebol, para dar opiniao tem piada... o que é isso de perceber de futebol? tu percebes de futebol é? quem to disse? tens curriculo para apresentar? é que se n tens es igual aos restantes, podes mandar umas "papaias" para o ar mas é igual aqueles que rejeitas... cumprimentos

Nuno disse...

Mas queres mesmo saber como é que se pode saber muito de uma coisa? Perder muito tempo a pensar nessa coisa e ter experiências que os outros não têm. Por que é que achas que os escritores são, por norma, melhores críticos de outros escritores? Porque estes pensam, de forma apurada e constante, no fenómeno da escrita e têm a experiência de também serem escritores. O que é ter currículo? O Joaquim Rita é director de um jornal. Achas que percebe muito de futebol? Não duvido que perceba mais de futebol do que a maioria, sobretudo porque penso sem a influência do que se diz e porque tive experiências que poucas pessoas que falam de futebol tiveram. Simples...

Pedro, eu querer não quero manter uma discussão futebolística séria. Tu não percebes frases simples, como é que queres entender o que digo? Os golos e as assistências não são importantes se não tiverem outros dados que expliquem como é que esses golos e essas assistências acontecem. Simples. E quem quer que diga o contrário está errado. Ponto final. Percebeste agora?

porco disse...

Estas discussões neste blog são sempre interessantes... e polémicas, o que é óptimo.

Por acaso nesta questão do Liedson concordo em absoluto com a avaliação feita pelo nuno e pelo gonçalo. Acho o brasileiro um jogador profundamente egoista e burro. Compensa com a sua rapidez de execução e capacidade de estar no sitio certo à hora certa. Mas por vezes isso não chega, e podem ter a certeza que o sporting fica a perder por isso.

Quanto a ter que escolher entre ele e o N. Gomes, eu cá escolhia... os 2. Acho que fariam uma dupla bem jeitosa.

Pedro disse...

"Tu não percebes frases simples, como é que queres entender o que digo"

LOLOLOL Claro, claro.

"Acho o brasileiro um jogador profundamente egoista "

E não é isso q se pede a um avançado? Um dos jogadores mais egoistas q vejo a jogar à bola é um dos avançados mais temidos da actualidade : Drogba. Um avançado com o Killer instinct do Liedson tem mesmo q ser egoista. Se é burro? Volto a dizer q não é requesito fundamental para um avançado ser um einstein mas o q é q faz o Liedson um jogador burro? Ter más opções? Pronto...lá voltamos à história das opções erradas...

"Compensa com a sua rapidez de execução e capacidade de estar no sitio certo à hora certa"

E muita pontaria certeira tb...

"Mas por vezes isso não chega, e podem ter a certeza que o sporting fica a perder por isso"

O sporting perde pq o Liedson é "egoista e burro" ou pq tirando ele o resto é tudo muito fraco?

É q quem vos "ouve" pensa q é por causa do Liedson q o scp não vence...qd na verdade é exactamente o contrário. As vitórias devem-nas ao levezinho...

Gonçalo disse...

O drogba é um excelente avançado que teve a sorte de ser treinado por mourinho. Que potencia sem duvida as virtudes desse avançado. E volto a explicar: Um jogador ate pode não tomar a melhor opção, desde que consiga com a opção que tomar ser produtivo para a equipa. O quaresma por exe. vai sempre para cima do adversário, qd o que se ensina é que devemos tocar a bola, e procurar o 1x1 so cm recurso. O"probelma" é que ele na maior paert das vezes consegue vencer os duelos individuais e com isso desiquilibra os jogos a favor da sua equipa. Mas é o que eu digo para isto o melhor ex é o Jardel. Era mau de bola não funcionava em conjunto com a equipa era egoista, e fora os goos produzia zero. Mas em troca oferecia à equipa 25/30 golos. O que se aceita. Volto a dizer achar que o liedson é o responsável pelos sucessos do sporting é um completo disparate. Tal como seria dizer que o benfica sem o nuno gomes não ganhava nada. A diferença é que o gomes é muito mais util à equipa do que o liedson. E dizer q o resto do sporting é mt fraco. Ok, é a tua opinião. Polga, nani, rocha, barbosa, viana, moutinho, veloso, caneira, deivid, Enak, J. Pinto, izmailov, Romagnoli, Tonel, martins... Todos pobres coitados que andaram a estorvar a epopeia do levezinho.

Pedro disse...

E quantos desses resolveram alguma coisa?

Seria o mesmo q um benfiquista vir argumentar q o Simão não foi o jogador mais influente do Benfica nos últimos seis anos. Seria o mesmo que dizer q sem o Simão o SLB conseguiria as mesmas ou melhores prestações do q as q teve...

Se Liedson é burro o q dizer então de Quaresma?????

porco disse...

Na minha opinião, um jogador inteligente é aquele que com a bola nos pés sabe tomar a melhor opção para a equipa. E quando digo que liedson é burro é exactamente porque acho que ele não sabe fazer isso. Invariavelmente opta por jogadas individuais que acaba por perder. O golo contra a naval foi a excepção que confirma a regras. Repetindo aquele lance 100 vezes, obtiamos 3 ou 4 golos, o resto era bolas perdidas, ou vais argumentar o contrário?
O quaresma também toma algumas más opções deste tipo, a diferença é que a sua capacidade técnica permite-lhe desenrascar-se bem. Tal como o jardel. Um cepo autêntico com a bola nos pés, mas o homem marcava tantos golos que acabava por compensar tê-lo em campo...

Enfim, parece-me que estou aqui a repetir os argumentos que o nuno e o gonçalo vão também dando, mas de facto nesta questão concordo com eles. Só há um ponto que me deixa duvidas. Sem liedson não sei até que ponto o sporting conseguiria melhores resultados. As opções que tem de momento não me parece que possam dar muitas garantias.

Gonçalo disse...

Exacto porco, mas qd dizemos que o sporting sem o liedson teria melhores resultados, referimo-nos a um pricipalmente a anos anteriores. Neste ano se derlei tivesse bem, talvez djalo pudesse dar continuidade a tudo aquilo que prometeu no ultimo ano. Neste ano, talvez por ter cm parceiro o levezinho tem copiado todos os defeitos do brasileiro. E cm o sentido de oportunidade nao se ensina...

João Gonçalo disse...

Muito boa tarde a todos. Antes d mais sar os parabén pelo blog, que conheco há muito e acima de tudo a qualidade com que escrevem.
As opiniões que temos sobre futebol são isso mesmo, opiniões. Não existem verdades absolutas no futebol, existem várias verdades, e aceito que um indivíduo na sua concepção de futebol diga que prefere o Nuno Gomes. Eu pessoalmente prefiro Liedson, tal como a esmagadora maioria dos adeptos de futebol.
E prefiro porque não o acho burro, porque é egoista quanto baste, porque marca golos, porque quer a bola venha alta, baixa, quadrada ou redonda ele consegue sempre o seu controlo, é rápido, finaliza de pé esquerdo, direito e cabeça, sabe pressionar a defesa contrária, apesar da sua constituição ganha lances a centrais muito mais fortes e muito mais altos, vejamos Luisão lol, tem poucas lesões etc etc... Encontro realmente muitos pontos a favor do levezinho.A questão das decisões correctas compreendo o que Gonçalo e Nuno dizem. Contudo pela forma como joga, o brasileiro por nem sempe tomar a opção mais "corecta" e esperada consegue marcarmuitos golos. Esta sua "burrice", esta sua insistência, esta confiança nele próprio já lhe valeram muitos golos, e provavelmente se tivesse tomado outras opções não seria o veraddeiro Liedsn, nem estariamos aqui a falar dele.
Gosto convivtamente de Liedson mas respeito opiniões contrárias. Aliás Paulo Bento acho que concorda comigo, senão ele não jogaria.

Um abraço Nuno e Gonçalo

Gonçalo disse...

Primeiro: A tua opinião é sp bem vinda, tal como a de todos, quer vá de acordo ao que o entredez defenda ou não.
Segundo: O problema do liedson não é ele ser imprevisivel e tomar as opções menos correctas, o problema é não ter capacidade para produzir algo de positivo para a equipa,jogando dessa forma. Mais, são muito poucos os golos que nascem desse tipo de lances do liedson.~Maior parte nascem do que ele é realmente bom, ou seja do seu sentido de oportunidade. Se ele no domingo contra o leiria jogar simples, aparecer a jogar para quem esta de frente, que apareça a tabelar a preceito, eu aedmito que ele associando o seu sentido de oportunidade a este estilo de jogo é uma mais valia. Em relação ao bento o colocar a jogar, todos cometemos erros... A verdade é que nem no ano passado nem no ano do peseiro o facto de seres a equipa mais jogava a á bola te fez ganhar nada. Se no ano do peseiro podes falar em azar e algum desgaste por causa da luta em simultaneo da uefa e camp, aliando estes factores a uma defesa que cometeu demasiados erros individuais, a verdade é q no ano passado nao sofreste mts golos, foste a melhor defesa, e a equipa jogava mt à bola, cm é q explicas q não ganhes nada? E dp ha uma dado curioso... al lado do liedson ninguem consegue render. Eu não quero que a minha equipa teha o melhor marcador, quero sim que ganhe titulos. O mourinho, por exemp, qts melhores marcadores do campeonato teve nas suas equipas? o drogba no ultimo ano, em q nao ganhou o camp., curiosamente, e no ultimo ano no porto, mas pq nos ultimos jogos a equipa dele jogou para isso mesmo. Para o Mccarthy ser o melhor marcador.