sexta-feira, 8 de junho de 2012

Certezas (26)

É talvez uma boa altura, agora que começa o Euro 2012, mencionar um atleta que não vai estar na grande montra europeia da Polónia e da Ucrânia. Ainda assim, este parece ser o seu Verão, e dificilmente começará o próximo campeonato a defender o mesmo clube. Trata-se de um defesa central de qualidades muitíssimo interessantes, e que me parece ter tudo à sua frente para ser um dos melhores no seu posto, assim o queira o destino. Para além de ter algumas das características mais apreciadas num defesa (altura, velocidade, bom jogo aéreo, excelente capacidade de desarme), tem outras a que, normalmente, dou mais valor. A sua capacidade de passe é invejável, e a sua técnica, para um defesa, fora do comum. Alia um bom sentido posicional a uma tranquilidade impressionante, e parece estar sempre no sítio certo à hora certa. Não é agressivo, e isso talvez o possa prejudicar ligeiramente (sobretudo confirmando-se a ida para Inglaterra, que parece ser o cenário mais provável). Mas nem tem que o ser. Lê os lances como ninguém, antecipa-os, e percebe tudo o que está a acontecer à sua volta com extrema facilidade. É, ainda, elegantíssimo a jogar, e, aos 25 anos, possui uma maturidade que não é para todos. Um verdadeiro líder em campo, que faz lembrar Beckenbauer. Pelas suas qualidades com bola, actuou já também a meio-campo, mas é a central que me parece que deve impor-se. Na selecção do seu país, joga também a lateral-esquerdo, fruto do excelente pé esquerdo que tem, e da disponibilidade para se intrometer nas acções ofensivas da equipa (e da excelente fornada de compatriotas que actuam no centro da defesa). No Ajax, aliás, não era raro vê-lo a subir com a bola controlada e a criar situações de superioridade numérica pelo meio. Até por toda esta polivalência, seria a minha primeira opção para reforçar a defesa blaugrana, que procura jogadores para o centro e para a esquerda da defesa, e, se tivesse que mencionar os dez defesas centrais que mais me agradam no futebol actual, não me esqueceria dele. Pertence a uma geração belga muitíssimo prometedora, que dará certamente cartas nas próximas três ou quatro competições de selecções, e, apesar de tudo, estou certo de que fará boa figura para onde quer que vá. É, por isso, com muito interesse que seguirei as pisadas de Jan Vertonghen, e estarei a torcer para que o perfume do seu futebol possa contagiar até o mais conservador dos treinadores que vier a apanhar.

14 comentários:

The Cure disse...

excelente texto. como diriam os italianos "è un grandissimo giocatore"

a imagem a Beckenbauer pode parecer exagerada mas é muito feliz.

abraço

SportingSempre disse...

essa selecção belga devia ter vergonha de ir desperdiçando uma geração tão fantastica.

o rapaz de que falas encaixa que nem uma luva no teu querido Barça, aliás, o que está ele ainda a fazer no Ajax com 26 anos?

Gil Von Doellinger disse...

Concordo contigo inteiramente Nuno, assim como com o que o SportingSempre disse. É um crime ele ainda não ter "dado o salto". E, ainda hoje, seria um excelente negócio para quem o pudesse comprar na Liga Portuguesa.

Gil Von Doellinger disse...

É mesmo lamentável esta selecção belga não estar no Euro... Tanta qualidade, em todos os sectores. Tanto potencial, e, mesmo assim, já tantas certezas.

El Niño disse...

Concordo com a apreciação e com a comparação ao Kaiser. É um líder tranquilo que costuma fazer tudo bem, está sempre no sítio certo e sabe como e quando desequilibrar noutros sectores.
Cairia muito bem no Barça, mas indo para Inglaterra, Arsenal ou Liverpool (o novo Liverpool) também saberiam aproveitar as suas qualidades.

Nuno disse...

The Cure, obrigado.

SportingSempre, tem 25, e deve sair este ano. Fala-se no Tottenham.

Gil von Doellinger, parece-me demasiado caro para qualquer clube em Portugal. Quanto à selecção belga, totalmente de acordo. Faltar-lhe-á sobretudo um médio criativo e um avançado. De resto, tem uma grande equipa, e tenho a certeza que, nos próximos 10 anos, marcará presença nas fases finais.

Mordomo do Império, no Arsenal, sim, via-o a encaixar muito bem. Mas parece que é o Tottenham quem está melhor posicionado para o adquirir.

SportingSempre disse...

faltam medios criativos e avançados? nem uma coisa nem outra

Hazard, Martens, Dembele, Lukaku, Jelle Vossen...

quem nos dera a nós ter criativos e pontas de lança desta qualidade, os goleadores não são propriamente do melhor que há mas são bem melhores que o Postigol...sei que o Hazard joga habitualmente a partir da esquerda mas mais criativo, neste momento na europa não, e o Martens farta-se de marcar golos.

Nuno disse...

SportingSempre, não conheço o Jesse Vollen. Dito isto, comparar o Lukaku ao Postiga é tão criminoso que nem sei o que dizer. O Lukaku é um tronco. Quanto ao Dembele ser médio criativo, também não sei o que dizer. Aliás, se houvesse um médio criativo, o primeiro a saltar daquele meio-campo era o Dembele. Tanto o Witsel como o Fellaini dão muito mais à equipa. O Dembele é sobretudo um jogador agressivo, com técnica. Criatividade, que é boa, não tem. Depois, o Mertens é extremo. Estava a falar de médios criativos. O único que poderia funcionar aí era o Hazard, que é muito talentoso. Mas parece-me que o Hazard ou joga na linha, ou nas costas do avançado. É um jogador de zonas de definição. Não é um organizador de jogo, nem a sua criatividade consiste em descobrir com facilidade colegas em zonas de muita densidade populacional. É um jogador de drible e de último passe, sobretudo.

Pedro disse...

Nuno, o que achas de um meio campo losango assim:

Javi Garcia
David Silva ; Modric
Aimar

escolhe tu os avançados.

Fazia frente ao Barça? ☺

Anónimo disse...

O Jelle Van Vossen é avançado. Mas tem qualidade.

Jorge D.

Anónimo disse...

Nuno, e o facto de Giovinco não caber naquela equipa da Itália? Depois "usam-no" como avançado. Nem ligaria melhor com Pirlo de De Rossi naquela equipa!!
Quanto a Lukaku, completamente de acordo. A questão é que há troncos que ainda fazem a diferença de vez em quando, Lukaku nem isso!

Jorge D.

Anónimo disse...

Ninguém ligaria melhor com Pirlo de De Rossi naquela equipa!!

Unknown disse...

Que dizes agora ao facto de ele poder vir a ser treinado por André Villas Boas? Achas que ficaram os dois a ganhar?

Nuno disse...

Acho que muda tudo. Nesse caso, talvez fosse bom para os 2.