quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Certezas (17)

Pequeno, ágil e tecnicista. É no cérebro, porém, que moram as principais virtudes deste jovem jogador. Desde a pré-época que me pareceu o jovem mais habilitado a servir as necessidades do plantel principal da sua equipa, embora outros nomes fossem bem mais falados. Irmão de outro jogador cuja reputação supera a sua real qualidade, e que não vingou, até agora, no mundo do futebol, apesar de todos os prognósticos, este jovem é das maiores esperanças do seu país e já foi mesmo chamado à principal selecção do mesmo. A velocidade a que pensa e a perfeição técnica fizeram com que lhe predissesse o futuro que agora parece começar a raiar. A sua criatividade faz com que deva ser aproveitado em posições ofensivas, mas o seu jogo cerebral, a capacidade de jogar ao primeiro toque e a grande visão de jogo que possui não podem fazer dele senão um médio de ataque. Está na calha para ficar, para já, na sombra de Xavi e de Iniesta, mas é o melhor jovem que o Barcelona tem para aquela posição. O futebol curto dos catalães precisa, para aquela posição em particular, de jogadores que o saibam interpretar bem, jogadores imaginativos, inteligentes, com uma capacidade técnica acima da média, e que ponham as suas qualidades ao serviço do colectivo, pensando e executando rápido. Este miúdo tem tudo isso. Faltar-lhe-á, ainda, a confiança dos graúdos ao lado de quem joga, mas o resto já lá está. Será, pois, uma questão de tempo para que comece a dar, realmente, nas vistas. Quando se fala na possibilidade de Cesc Fabregas voltar a Camp Nou, pergunto-me que tipo de meio-campo pode o Barcelona constituir em anos vindouros com jogadores como Fabregas, Xavi, Iniesta, Busquets e este jovem prodígio. Tal como Bojan Krkic, o tamanho é inversamente proporcional ao seu talento e, tal como o sérvio-espanhol, é das maiores pérolas que os catalães possuem. O futuro é dos pequeninos e a Jonathan dos Santos antevejo um bem promissor...

15 comentários:

JNF disse...

Estou a ver o Sporting e cada vez mais acho que vocês têm razão: Postiga e Saleiro são mesmo bons.

Pedro disse...

:)

Não vou ser mauzinho...

JNF disse...

12 minutos bastaram para Liedson fazer aquilo que Postiga fez nos últimos 37 jogos: 2 golos.

Nuno disse...

JNF, fixe. E de quantas jogadas precisaria o Liedson para fazer o que o Postiga fez no primeiro golo, sendo o principal responsável pelo mesmo?

Pedro, sê o que quiseres. Não percebo o que é que o facto de o Liedson ter feito golos, coisa que sempre dissemos que fazia, vem contra as nossas ideias.

Por fim, vamos ver o que o Sporting faz agora que Liedson voltou. Desde que se lesionou que a equipa começou a jogar melhor e ganhou todos os jogos. Vamos ver, agora com Liedson, se a equipa consegue jogar tão bem e ganhar os jogos.

P.S. O Liedson, esta época, tem golos marcados à Académica do Rogério Gonçalves, ao Paços de Ferreira, ao Herenveen, ao Penafiel, ao Vitória de Setúbal e ao Nacional. Não marcou ainda um golo a uma equipa que defenda minimamente bem, com uma organização zonal correcta. Isto diz muito. Marcar 2 golos ao Nacional não é uma coisa do outro mundo, sobretudo sendo golos marcados na pequena área. Ele tem o mérito de aparecer nessas zonas, mas isso, contra equipas que ocupem bem os espaços defensivamente, é praticamente nada.

Pedro disse...

Nuno, por esse prisma o Postiga nem a esses marcou golos. Quer dizer alguma coisa?

É evidente q eu me estou a meter ctg. Sei q não vais mudar de ideias em relação ao Liedson. Eu sou capaz de apostar ctg q com o scp a crescer e com o regresso do Liedson eles vão, infelizmente, jogar muito melhor e recuperar algum do atraso. Vão ter um jogo complicado na próxima jornada q pode abalar os niveis de confiança mas espero q não, espero q tirem pontos ao Braga...
:)

Para mim o mais relevante do jogo de ontem para me meter ctg nem foram os golos do Liedson mas sim um passe completamente espatafurdio e estupido q o Carriço fez para o Patricio...
:)

Nuno disse...

Pedro, continuas a desconversar? Já te disse que o Postiga não é melhor que o Liedson a fazer golos. Por que é que insistes em compará-lo com o Liedson apenas tendo em conta esse aspecto? Aquilo que faz do Postiga um jogador bem melhor que o Liedson não tem nada a ver com os golos que marca. A partir deste momento, por favor, não continues a tentar levar a tua avante referindo-te aos golos que o Postiga não marca.

"Eu sou capaz de apostar ctg q com o scp a crescer e com o regresso do Liedson eles vão, infelizmente, jogar muito melhor e recuperar algum do atraso."

Eu aposto contigo em como eles vão jogar pior. Não sei se isso será o suficiente para começarem a perder novamente pontos, mas muito do bom futebol que o Sporting estava a praticar devia-se a jogar com 2 avançados que colaboram bastante na posse de bola da equipa. Sem um deles, pelo menos, o Sporting vai ter mais dificuldades.

"Para mim o mais relevante do jogo de ontem para me meter ctg nem foram os golos do Liedson mas sim um passe completamente espatafurdio e estupido q o Carriço fez para o Patricio..."

Não vi e os resumos não mostram esse lance. Como foi? Vi, por exemplo, o João Pereira a ser comido no lance do segundo golo do Nacional porque, infantilmente, não tendo cobertura atrás de si, optou por ir à queima quando deveria ter ficado em contenção.

Diogo Sousa disse...

Acho que o Pedro se refere a um atraso do Daniel Carriço que ele praticamente faz um balão para o ar e o Rui Patrício aliviou a bola para fora como pôde. Sabendo-se a habilidade do Rui Patrício (que apesar de estar a melhorar), ser bastante limitada, foi muito descuidado.

Mais um duelo Postiga vs Liedson? O jogo de ontem foi elucidativo: Postiga falhou, falhou, falhou... Movimentou-se bem, esteve bem a girar a bola, agora para finalizar é que é complicado. Logo, não está a cumprir muito bem a função.
Liedson, pronto... Eficiência. 2 remates, 2 golos. O Postiga também as teve, e não marcou.

Quanto ao jogo, o Sporting domina claramente, e passou por um sofrimento completamente desnecessário. Achei piada às críticas dos comentadores ao posicionamento do Izmailov e do Veloso... Depois retractaram-se quando viram as diagonais que deram em remates muito perigosos de ambos... Enfim, é só entendidos.

Nuno disse...

Diogo Sousa diz: "Postiga falhou, falhou, falhou... Movimentou-se bem, esteve bem a girar a bola, agora para finalizar é que é complicado. Logo, não está a cumprir muito bem a função."

Diogo, mas quem é que disse que a função do avançado é marcar golos? É aqui que começam os equívocos.

Pedro disse...

Nuno apenas falei no Postiga para rebater o que tu disseste do Liedson ainda só ter marcado golos a equipas débeis. Se o argumento é esse então eu digo q nem a esses o Postiga marcou. Só isso.

O lance é esse mesmo que o Diogo fala. o Carriço está perto da linha lateral e atira um balão para cima do Patricío que o obriga a despachar a bola como pode correndo o risco de falhar o pontapé. Foi algo, definitivamente, estupido.

PS: Espero q ganhes a aposta...mas só depois da próxima jornada, pode ser?
:)

JNF disse...

Esquece, Pedro, é defesa central, o senhor Postiga.

Nuno disse...

Ya, JNF, é isso. O avançado serve para marcar golos, da mesma maneira que o termómetro serve para medir temperaturas. Um avançado é um instrumento de medida.

Diogo Sousa disse...

Eu não disse que um avançado tinha única e exclusivamente de marcar golos. Dou-te um exemplo: Farías. Não gosto do Farías, apesar de ser um matador dentro da área, movimentar-se como poucos e ter um excelente jogo de cabeça. No nosso campeonato, é bastante útil. Mas nem assim gosto dele, porque me parece excessivamente lento e pouco expedito a jogar fora da área.

Postiga é ao contrário. Excelente a jogar fora de área, e grande movimentação dentro e fora dela. Mas a finalizar tem sido o que se sabe. Terás de concordar comigo que ao juntar a eficiência do Farías com a técnica e inteligência do Postiga, terias um avançado fantástico.

No actual Sporting, acho o Saleiro mais útil que o Postiga: é forte, tem boa técnica e é bastante abnegado. Mas lá está, é uma opinião.

Nuno disse...

Diogo, exacto. Mas a única coisa que digo é que o Liedson é como o Farías. E se o Farías, para a maior parte das pessoas, é só isso, não percebo por que é que o Liedson tem de ser mais do que isso. Claro que o ideal é juntar o melhor dos 2, mas não sendo possível acho bastante mais útil um Postiga do que um Farías, simplesmente porque um pode participar com qualidade em todas as fases de construção à excepção do último toque e o outro só vale pelo último toque.

O problema é que, para quase toda a gente, a qualidade de um avançado mede-se pelos golos que marca. Isto, além de não condizer com a verdade, elucida e muito acerca das capacidades intelectuais de quem pensa assim.

Diogo Sousa disse...

Não acho o Farías e o Liedson muito semelhantes. Apenas na apetência para o golo. Liedson faz um trabalho defensivo e luta (de uma forma que tu consideras quase sempre ignóbil) que o Farías não faz.

Eu partilho da tua opinião, de um ponta de lança que bom tem de o ser nos vários capítulos do jogo. Aprecio bastante Lisandro, que até gostei mais no ano passado do que há 2 anos, quando foi o melhor marcador do campeonato; Luca Toni, Diego Milito, Wayne Rooney. Estes foram alguns que me lembrei de repente, e apesar de serem muito diferentes, têm algo em comum, e que eu aprecio muito: sozinhos, dão trabalho a toda a uma defesa, desgastando-a e abrindo espaços para o resto da equipa, além de serem excelentes a finalizar.

Liedson, quando o vejo jogar contra o meu clube, deixa-me também quase sempre em sentido, pois nunca sei o que sairá dali. Pode não ser o mais inteligente, como tu dizes, mas tem uma imprevisibilidade rara. Avaliando os prós e os contras, Liedson ultrapassa Postiga, na minha opinião. E até ele deve concordar com isso.

Diogo Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.