sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os erros de David Luiz

Anda para aí muito boa gente deslumbrada com os desempenhos de David Luiz, como se se tratasse do novo Beckenbauer. David Luiz tem qualidades, mas continua a ter defeitos que teima em não corrigir. Mais estranho do que o entusiasmo dos adeptos, é a insistência de Jorge Jesus no jogador, quando Sidnei lhe é francamente superior. Sidnei não comete erros posicionais, não é impetuoso em excesso e não inventa, sendo muito mais seguro a sair a jogar. Aliás, este é outro dos erros em que se insiste. Considera-se que David Luiz é forte a sair a jogar, mas a única coisa em que ele é forte é em fazer disparates. Sair a jogar não significa ser melhor tecnicamente, não significa ser capaz de conduzir a bola para o ataque; significa saber escolher o colega certo a quem endossar a bola, significa desarmar no sentido de ficar com a posse de bola e não de a cortar para fora, significa tomar boas decisões e não somente ter a capacidade de colocar a bola à distância. Nisto tudo Sidnei é bem superior a David Luiz. Ainda assim, o principal problema de David Luiz é em termos defensivos, na quantidade de erros que continua a cometer. E há quem se atreva a comparar-lhe os erros aos de Daniel Carriço, provavelmente o melhor central a actuar em Portugal.

Este texto tem, por isso, a pretensão de revelar alguns dos erros recentes do brasileiro, erros graves que não têm a ver, como muitos julgam, com o facto de jogar a lateral e não a central. Os seus erros têm a ver com índices de concentração, com sentido posicional, com capacidade para se manter emocionalmente estável, com precipitações, com excesso de confiança, etc. E têm acontecido ora quando joga a lateral, ora quando joga a central. Recupero, então, as últimas duas partidas do Benfica (em Poltava e na Luz contra o Setúbal), por ter estado ligado aos três golos sofridos pelos encarnados nesses desafios. Houve ainda outro lance no jogo frente ao Vitória que não deu em golo por mero acaso e no qual David Luiz, após um passe de Di Maria - creio -, passe bastante arriscado, é certo, abordou o lance de forma excessivamente passiva, deixando a bola passar-lhe por trás e sendo captada pelo avançado setubalense que, depois, driblou o central encarnado, acabando, no entanto, por chutar por cima. De qualquer modo, não consegui arranjar imagens do lance, pelo que não falarei mais dele.

Vamos então aos lances:



1. O lance corresponde ao primeiro golo do Vorskla. Em jogada de contra-ataque do Vorskla Poltava, conduzido pela direita, David Luiz, a actuar a lateral-esquerdo nesse jogo, está estranhamente do lado direito do ataque. O que estava lá a fazer não sei. Sei que não estava onde devia e o Poltava ataca por onde ele deveria estar, obrigando toda a equipa do Benfica a um reajustamento que permite que o lance na área seja disputado apenas pelo avançado ucraniano que faz o golo e por Luís Filipe. É certo que Moreira não fica bem na fotografia, mas David Luiz é o primeiro a comprometer. Além disto, a forma como não acompanha a jogada, sendo que lhe era possível ter chegado à area, ainda que pelo lado direito, denota a pouca preocupação com o papel defensivo que deveria estar a desempenhar. Para acabar em beleza, alguém lhe chama a atenção e é possível vê-lo, no final da jogada, no canto superior esquerdo, protestando com esse alguém.

2. No segundo golo, o mau posicionamento de David Luiz é ainda mais gritante. Inicia a jogada estranhamente metido para dentro e bem à frente da linha de defesa. Depois, reage a um passe na zona central, abrindo ainda mais o buraco que criara do seu lado. Como é óbvio, a bola entra na direita, onde não está ninguém, obrigando Sidnei a corrigir essa lacuna e ficando a defesa desprotegida. O cruzamento acaba por encontrar um avançado ucraniano, que se antecipa a Luis Filipe e faz golo. Javi Garcia ainda tenta ocupar um lugar central, mas David Luiz nem se preocupa em ocupar, pelo menos, a posição de Javi Garcia, que lhe fora fazer a dobra. O lance denota, uma vez mais, displicência, falta de concentração e uma péssima tomada de decisão.

3. A culpa do golo do Vitória de Setúbal pode bem ser atribuída a Quim, que sai dos postes quando não o deveria ter feito. Mas David Luiz é o primeiro responsável, pois tem o lance controlado, mas, por excesso de confiança, demora a atacar a bola e, quando o faz, já Hélder Barbosa lá chegara. Poderia ter resolvido facilmente o lance quer passando de cabeça para César Peixoto, quer aliviando mais prontamente a bola. Mas não o fez. Confiou demasiado na sua capacidade de reacção e acabou por facilitar.

4. O quarto lance nada tem a ver com David Luiz. Penso que os três anteriores chegam e sobram para que se reflicta um pouco sobre a sua pretensa qualidade. É o lance do quinto golo do Benfica ante o Vitória de Setúbal e é para mim uma ilustração perfeita daquilo que foi o jogo da Luz. Tinha dito que Saviola foi a chave do desafio e que, pela sua movimentação, desconcertou toda a defesa sadina. Nesta jogada, é evidente o porquê dessa minha afirmação. O lance começa com um passe de Luisão para Di Maria, que cruza para Cardozo ajeitar para Ramires. Repare-se, em primeiro lugar, no espaço que há entre os defesas sadinos e o meio-campo, permitindo a entrada de Ramires. Repare-se igualmente no espaço que há entre cada um dos defesas sadinos. Isto só é possível porque Carlos Azenha veio à Luz defender primitivamente homem a homem. Mas repare-se agora onde está Saviola. Atrás de Di Maria. E perto dele - incrível! - o seu marcador directo. O mais caricato do lance é ver Di Maria pronto a cruzar, com um defesa perto dele, enquanto o marcador directo de Saviola, em vez de estar a olhar para o lance e perceber como se deveria posicionar em função do mesmo, anda à procura de Saviola, virando várias vezes a cabeça para ver se o pequeno argentino não lhe escapava. Nos dias que correm, este comportamento defensivo é ridículo. Este lance demonstra inequivocamente que as razões pelas quais o Vitória foi humilhado na Luz não tiveram nada a ver com a inexperiência dos jogadores nem com qualquer aspecto emocional relacionado com o desenrolar do desafio. Teve a ver, exclusivamente, com a abordagem táctica ao jogo por parte do seu treinador. Se os jogadores estão preocupados com homens em vez de estarem organizados, o único responsável é o treinador. Carlos Azenha não o quis admitir. Falou em desorientação dos jogadores após o terceiro golo. Qual desorientação? Os jogadores já entraram em campo desorientados. E entraram desorientados porque tinham de andar a perseguir individualidades. A movimentação de Saviola, fugindo das zonas de finalização e com isso arrastando os defesas que deveriam ocupar esses espaços, foi por isso a chave da partida.

49 comentários:

Pedro disse...

Não vou discutir muito isto ctg ..

O primeiro golo q apontas surge pelo lado do David Luiz qd ele não está lá pq simplesmente está lá à frente numa incursão atacante, coisa q um lateral faz com muita frequência. A bola foi perdida, não por ele, e os ucranianos lançaram um rápido contra-ataque. Culpá-lo é claramente um dos tipicos exageros q tu cometes qd queres atacar ou defender alguem.

Lembro-me perfeitamente de no ano passado o Renteria por duas vezes ter feito gato sapato do Carriço sendo q num dos lances o Carriço cometeu um erro de amador patético e tu, mesmo assim, o defendeste.

Mas adiante...discutir isto é o mesmo q discutir o Liedson: Perdes sempre.
:)

Rui Lança disse...

David Luiz, nem 8 nem 80. Não percebo de facto porque é tão idolatrado, mas penso assim: JJ e Quique devem perceber mais de futebol do que eu, pelo menos ganham a vida assim e eu como gestor desportivo de uma empresa.

Considero acima de tudo que o maior defeito do David Luiz é a frequência com que faz faltas e por avançar no terreno sem prevacer-se. Mas tem muitas qualidades, é novo, aguerrido, o ano passado contra o Guimarães em casa, mesmo lesionado, jogou os últimos minutos, marca golos, etc...

Vai-se dar tempo a ele. Sairá do Benfica mais 1 ou 2 anos, disso, não tenho grandes dúvidas.

http://coachdocoach.blogspot.com/

hoeman disse...

O secondo gol é erro de Luisao, sobretodo.

Daviz Luiz comete falhos, como Sidnei, Piqué, Terry o qalquer jodador do mundo. ¿É por isso un mal jogador? Penso que nao.

Assumir responsabilidade ma mihao opinae, é una virtude. Para mim, é melhor jogador que Sidnei.

Miguel disse...

Parei de ler quando afirmaste que o Carriço é provavelmente o melhor central a jogar em Portugal. Podes decorar o teu texto com todas as palavras que queiras, não faz disso uma verdade. O D. Luiz é sim mais aventureiro que o Sidnei, mas é superior no jogo aéreo, no desarme, na velocidade e na técnica.

Podes-me dizer para ver os lances, mas já os vi a todos pois vejo todos os jogos do Benfica. Tem responsabilidade em alguns, mas nunca toda a responsabilidade. Para não falar da quantidade de lances em que não só consegue para o portador da bola, como aquele que acaba por ficar com o ressalto.

Nuno disse...

Hoeman, o Luisão faz o que tem a fazer no lance, impedindo o avançado de se enquadrar com a baliza. O erro do David Luiz, nesse lance, é por demais evidente, não estando bem colocado e indo a uma bola à qual não tinha de ir.

Quanto a assumir a responsabilidade, não pode ser sempre uma virtude. Só o é quando isso é o melhor a fazer. O Sidnei, por exemplo, evoluiu bastante o ano passado por causa disso mesmo. No início, era um jogador que agarrava na bola e tentava subir com ela controlada muitas vezes. Não era muito diferente do David Luiz, nesse aspecto. Melhorou ao perceber que isso tem de ser um recurso, algo que se usa em condições especiais, raramente, e não sempre que lhe apetece. Neste momento, o Sidnei é um jogador que controla muito melhor os ímpetos, que percebe bem quando deve subir com bola e quando não deve, quando deve ser agressivo sobre o adversário e quando não deve. E isso é que é uma virtude.

Pedro, tudo bem, o David Luiz foi lá acima. Mas consegues perceber onde é que ele está no início da jogada? É o jogador mais à direita da equipa. O que é que o defesa-esquerdo está a fazer ali? Se não está numa posição anormal, não sei o que te diga. Depois, o Luisão, que é muito menos rápido que ele, recupera e aproxima-se do lance. O David Luiz não o faz, quando se impunha que tentasse recuperar o mais rapidamente possível, até porque tudo estava descompensado. Ele vem quase a passo e, sendo um defesa, tem a obrigação de recuperar o mais rapidamente possível.

Quanto ao Renteria e ao Carriço, o ano passado, respondi-te na altura. Não me lembro do segundo lance, mas daquele que dizes ter sido um "erro de amador patético" lembro-me perfeitamente. A defesa do Sporting vem a subir, o Renteria vai na direcção contrária, há um pontapé longo que sobrevoa a defesa do Sporting (um alívio que por acaso cai na zona do Renteria) e, obviamente, os defesas têm mais dificuldades em ganhar o lance porque têm de se virar. Se acrescer a isso o facto de o Renteria ser velocíssimo, não me parece que o erro do Carriço tenha sido assim tão grave. Já agora, e que erros graves cometeu ele recentemente? É que o David Luiz, só em duas partidas, cometeu 3 que deram golo. Quantos golos o Sporting sofreu por causa do Carriço?

Nuno disse...

Miguel, se não leste aquilo que disse sobre cada um dos lances, não vale a pena discutir contigo. Com esse tipo de opinião fechada, facilmente conseguirias identificar o Bynia como o melhor médio do mundo...

Quanto à comparação com o Sidnei, só dizes banalidades. Para além de não ser verdade que seja melhor que o Sidnei no jogo aéreo e, sobretudo, no desarme (o Sidnei é extraordinário neste aspecto - conta as bolas que desarma sem fazer falta e sem cortar para fora), ser melhor tecnicamente e mais veloz, por si só, não é nada. A qualidade de um jogador só pode ser avaliada pesando os prós e os contras das suas acções. O David Luiz comete mais erros que o Sidnei, está mais vezes mal posicionado e mais vezes desconcentrado, arrisca mais com bola e raramente a equipa ganha alguma coisa com isso, toma piores decisões, comete mais faltas desnecessárias e lê pior os lances.

Eu percebo que tu e maior parte das pessoas prefira centrais como o David Luiz, que dão mais nas vistas, fazem mais cortes no limite, desarmam em esforço, revelando entrega. É por isso que jogadores como o Pepe, o Bruno Alves e o Vidic, por exemplo, têm a reputação que têm. Mas a verdade é que esse tipo de jogo acarreta riscos e todos estes jogadores acabam por errar em demasia. Um central não precisa de ser agressivo e impetuoso como esses, desde que seja expedito e concentrado. O Sidnei está para o David Luiz como o Ricardo Carvalho está para o Pepe. É muito mais seguro e muito mais inteligente, embora não seja tão espampanante.

Miguel disse...

Fica lá com a tua opinião de pseudo-iluminado. Depois quando a bola começar a ser redonda verás que até nem dizes coisa com coisa.

BIBOFCP disse...

Nuno, tas-te a esquecer de um pormenor. O jogo com o Poltava já não interessava para nada, e o golo do Setúbal surgiu depois da equipa já ter 8 golos de avanço. Tendo em conta essas condicionantes é normal algum excesso de confiança por parte do David Luiz que estiveram na origem desses erros.

PB disse...

bom post, com o qual, penso saberes q concordo... (até ja estive p fazer um mt recente. Dos 4 golos q o Benfica sofreu nos jogos oficiais, mal ou bem, o Luiz está em todos).

deixando sp a ressalva q o D.Luiz tem um potencial absolutamente incrivel, n para ser o melhor do Benfica, mas até dos melhores do mundo. Os erros q ainda comete, são passiveis de ser corrigidos.

Nuno disse...

Miguel, já vi que és bom a discutir as coisas. Ou não lês a opinião dos outros, ou não tens opinião. Formidável!

BIBOFCP, tens razão. Mas também é verdade que nem a feijões o Jesus gosta de perder e que o excesso de confiança que ele exibiu nesses lances é muitas vezes repetido noutros jogos, em que os resultados estão menos definidos.

PB, eu sei que concordas. E também acho que o David Luiz pode melhorar e tem coisas boas. Não acredito que possa ser um dos melhores do mundo, mas pode melhorar bastante. O problema é que aquilo que ele deveria rectificar é precisamente aquilo que as pessoas gabam nele. Por isso não sei.

É verdade, esqueci-me completamente do lance que dá origem ao penalty do Marítimo, em que mais uma vez é o principal responsável, tendo uma abordagem ao lance no mínimo irresponsável. Estar envolvido em todos os golos sofridos pela equipa deveria fazer com que as pessoas refreassem os ânimos em relação a ele. Mas não. Isso é até nocivo para a própria evolução do atleta...

Pedro disse...

Lá está Nuno só estás a olhar para os lances q te convêm...E aquele lance em Guimarães onde o David Luiz safou a falha do Luisão? Não há muitos centrais capazes daquela recuperação e corte sem falta...

O Carriço cometeu imensos erros nos dois jogos contra a Fiorentina, cortes disparatados, perdas de bola, falhas de marcação. Não deram golo e por isso não merecem reparo teu..

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

Não estou a dizer q o Carriço é mau jogador. Nada disso. É o melhor do scp e tem um futuro brilhante.Mas ainda está longe do patamar em q o já colocaste.

BIBOFCP disse...

Nuno, o David Luiz não é perfeito mas esta longe de ser o cancro daquela defesa, esse chama-se Luisão. Como portista, uma dupla de centrais composta por Sidnei e David Luiz é a ultima coisa que quero ver.

Pedro disse...

E há outra coisa muito importante: Os principais erros q apontas ao David Luiz são qd ele actua como lateral...

Luís disse...

Olha outro Carlos Azenha que só gosta de por defeitos. Depois vira treinador e leva oito na Luz.

Para a tua critica ser possível de ler e de levar à seria, tinhas que incluir também os grandes lances que o David já fez neste campeonato.

Ah, e depois dizer que o Carriço é o melhor central a actuar em Portugal é de rir. Eu que sou Benfiquista considero o Bruno Alves o melhor central, apesar das porradas que costuma distribuir.
Além de que o Carriço tem um defeito que nunca poderá ser corrigido, tem apenas 1.82 de altura. Isso tem se notado bastante, principalmente porque o SCP é uma aflição nas bolas paradas.


PS: Oh BIBOFCP, O Luisão é só titular na melhor selecção do mundo, penta campeã Mundial.

Numero Dez disse...

Visita e participa no Settore Offensivo. A opinião sobre os 3 grandes Portugueses e ainda o futebol internacional são para além de outros motivos de interesse uma boa razão para visitares e participares.

http://sectorofensivo.blogspot.com

BIBOFCP disse...

“Oh BIBOFCP, O Luisão é só titular na melhor selecção do mundo, penta campeã Mundial.”

Luis,
Pelo argumento que utilizaste percebi que olhas 1º para o estatuto e só depois para a qualidade dos jogadores. Não retiro uma virgula ao que escrevi.Tanto se me dá se é titular da China ou do Brasil. O Luisão não é nem nunca vai ser um central de top, enquanto o David Luiz e o Sidnei bem orientados podem vir a sê-lo. Se tiverem a cabeça no sitio, 2 anos debaixo da alçada do JJ é mais que suficiente para se tornarem na melhor dupla de centrais do futebol português.

Nuno disse...

Pedro diz: "E aquele lance em Guimarães onde o David Luiz safou a falha do Luisão? Não há muitos centrais capazes daquela recuperação e corte sem falta..."

Pedro, qualquer central veloz fazia o que ele fez. O lance é definido pelo demérito do Targino, que demora uma eternidade a ajeitar a bola para o remate, e não pelo mérito do David Luiz. De qualquer modo, esses lances são os menos importantes. Não intervém neles a capacidade posicional ou a leitura da jogada do defesa. A única coisa que tem de fazer é ser rápido a recuperar.

"O Carriço cometeu imensos erros nos dois jogos contra a Fiorentina, cortes disparatados, perdas de bola, falhas de marcação. Não deram golo e por isso não merecem reparo teu.."

Pedro, se fôssemos por aí, também te arranjava vários lances em que o David Luiz faz porcaria, apesar de não haver consequências. Mas o que eu acho curioso é que digas que ele cometeu vários erros e não cites nenhum em concreto. Não vi o jogo da segunda mão, pelo que só posso falar do lance do golo, em que o tempo de salto não é o mais correcto. Mas vi o primeiro jogo e não me recordo de nenhum erro grave do Carriço.

"E há outra coisa muito importante: Os principais erros q apontas ao David Luiz são qd ele actua como lateral..."

Pedro, no jogo com o Marítimo, foi um lance na área. Não interessa se estava a jogar a lateral, a central ou a ponta-de-lança. Está em causa a excessiva impetuosidade com que joga, arriscando fazer faltas sistematicamente. No jogo com o Setúbal estava a jogar a central. Com o Poltava, é verdade que os lances têm a ver com o facto de estar a jogar a lateral. Mas não exclusivamente. Os erros dele são principalmente fruto de falta de concentração, de precipitação, de má leitura dos lances, e isso tanto pode ocorrer jogando a lateral como a central.

BIBOFCP, o Luisão não é um jogador extraordinário. Tem bastantes limitações, sobretudo com bola e a nível de rins. Mas tem coisas em que é melhor que o David Luiz. Pela experiência que tem, consegue corrigir melhor o seu posicionamento em campo, é uma mais-valia inequívoca nas bolas aéreas e normalmente não inventa como o David Luiz. É uma questão de opção: o David Luiz tem coisas melhores que o Luisão, como a velocidade, a capacidade de antecipação, etc. Não me chateava haver uma divisão de opiniões entre estes dois. O que não aceito é que o Sidnei, que é aquele que, no cômputo geral, mais virtudes tem, seja menos valorizado que o David Luiz só porque este é mais vistoso.

Luis diz: "Para a tua critica ser possível de ler e de levar à seria, tinhas que incluir também os grandes lances que o David já fez neste campeonato."

Luis, caso não tenhas reparado, este texto visa falar sobre os erros do David Luiz. Como disse, acho que ele tem algumas qualidades. Mas ao cometer tantos erros como comete, e tão compremetedores, só muito dificilmente as coisas boas que pode trazer o compensariam.

"Ah, e depois dizer que o Carriço é o melhor central a actuar em Portugal é de rir. Eu que sou Benfiquista considero o Bruno Alves o melhor central, apesar das porradas que costuma distribuir."

Eu sou adepto de futebol e não tenho dúvidas do que digo. Apesar de ainda poder melhor, já é o melhor central a jogar em Portugal, seguido muito de perto pelo Sidnei.

"Além de que o Carriço tem um defeito que nunca poderá ser corrigido, tem apenas 1.82 de altura."

O Carriço não é jogador de voleibol nem jogador de basquetebol, é jogador de futebol. Os melhores centrais da História do jogo eram tão ou mais baixos que ele. Falar de altura para justificar um defeito de um central é tão retrógrado.

Pedro Veloso disse...

Nuno, percebo que haja coisas que não gostas no David, agora já não é correcto é, para salientar aqueles de que gostas, omitir os erros desses jogadores. O Sidnei não inventa? Já escrevi aqui, no seguimento do jogo com o Marítimo, que o Sidnei se fartou de fazer disparates nesse jogo: não jogava simples, perdendo a bola e tendo que fazer falta (em zona de livre perigoso); deixava constantemente a bola bater no chão, ressaltando, em vez de a atacar de primeira, dando com isso tempo aos jogadores do Marítimo de se aproximarem e lutarem por ela, etc. E com o Carriço, o cabeceamento dele no golo do Jovetic, se fosse o D.Luiz, chamá-lo-ias "alívio ridículo para zona perigosíssima". O David falhou em momentos, em boa verdade, sem grande importância desportiva. Já o Carriço custou a presença ao SCP na fase final da Champions, é um grande jogador, até admito que o possam considerar melhor que o David Luiz, mas a análise não pode ser feita apenas pelo prisma que convém.

Luís disse...

Nuno, falemos de futebol moderno. Não de futebol de há 30 anos atrás. No futebol moderno as bolas paradas são um trunfo para qualquer equipa, e Carriço não serve nem para as defender, nem para as ajudar a marcar.
Aliás, notou-se isso contra o Twente e contra a Fiore.



BIBOFCP, Sidnei e DL até podem ser melhores que Luisão. Mas uma defesa baseada em putos não funciona, precisa de experiência.
Na época passada, quando levámos os 5 na Grécia ou quando a nossa defesa estava pior, foi nas alturas em que o Luisão esteve lesionado. Coincidências?

Luís disse...

Os Benfiquistas, que são quem mais vê o Benfica jogar, querem a dupla de central com Luisão e David. Sidnei é bom, mas é o que comete mais erros dos três.

E nem sei porque se preocupam tanto com a defesa do Benfica. Temos 2 golos sofridos no campeonato, um de penalti e o outro num momento do jogo em que vencíamos por 8 zero. Quando se está a vencer por números tão altos, momentos de desconcentração são super naturais. Aliás, são raras as super goleadas sem golos sofridos.

Preocupem-se antes com a defesa do SCP, que neste momento é um autêntico passador.

Pedro disse...

Sidnei e David Luiz serão a futura dupla de centrais do Glorioso. Ambos são superiores ao Luisão qse destaca apenas pela liderança em campo.

Nuno não te posso apontar os erros do Carriço pois não os apontei num caderno mas já te falaram do golo da Fiorentina. E houve outros em q ele pecou naquilo q tu mais lhe elogias: concentração, antecipação, posicionamento, etc.

No tal lance com o Renteria (já não me lembro se deu golo ou não)o Carriço tem a vantagem posicional, está dono do lance mas deixa a bola bater á sua frente e passar-lhe por cima. Um lance muito parecido com um q fez contra a Fiorentina... David Luiz como central fez um jogo soberbo contra o Poltava, cortou tudo o q havia para cortar e lançava rapidamente o ataque. Sempre com qualidade.

PS1: Mais uma dor de cabeça Nuno, o Liedson estreia-se com um golo. LOL

PS2: Grande Queiroz, tira o Simão e deixa o bluff em campo...muito bom...venha de lá a calculadora...

Nuno disse...

Pedro Veloso diz: "Já escrevi aqui, no seguimento do jogo com o Marítimo, que o Sidnei se fartou de fazer disparates nesse jogo: não jogava simples, perdendo a bola e tendo que fazer falta (em zona de livre perigoso); deixava constantemente a bola bater no chão, ressaltando, em vez de a atacar de primeira, dando com isso tempo aos jogadores do Marítimo de se aproximarem e lutarem por ela, etc."

Pedro, eu gostava de discutir jogos que de facto existiram. Jogos que só tu viste é mais difícil.

"E com o Carriço, o cabeceamento dele no golo do Jovetic, se fosse o D.Luiz, chamá-lo-ias "alívio ridículo para zona perigosíssima". O David falhou em momentos, em boa verdade, sem grande importância desportiva. Já o Carriço custou a presença ao SCP na fase final da Champions, é um grande jogador, até admito que o possam considerar melhor que o David Luiz, mas a análise não pode ser feita apenas pelo prisma que convém."

Ena, tu é que avalias um erro pela importância que teve e eu é que uso o prisma que me convém. Estou a falar de quantidade. E em quantidade os erros do David Luiz são incontavelmente mais.

Luis diz: "Nuno, falemos de futebol moderno. Não de futebol de há 30 anos atrás. No futebol moderno as bolas paradas são um trunfo para qualquer equipa, e Carriço não serve nem para as defender, nem para as ajudar a marcar."

Luis, com o devido respeito, mas nunca viste o Carriço a jogar. Para a altura que tem, é muito competente no futebol aéreo. E eu não quero falar de há 30 anos. Podemos falar de jogadores que ainda estão no activo ou que deixaram de jogar há pouco: Baresi, Ricardo Carvalho, Cannavaro, Puyol, Cordoba, Chivu são alguns exemplos de grandes centrais que não são assim tão altos.

"Os Benfiquistas, que são quem mais vê o Benfica jogar, querem a dupla de central com Luisão e David."

Pois. Se os benfiquistas querem, os benfiquistas têm. Ainda bem que a titularidade de um jogador se decide por maioria absoluta.

Pedro diz: "Nuno não te posso apontar os erros do Carriço pois não os apontei num caderno mas já te falaram do golo da Fiorentina."

Não, Pedro. Fui eu o primeiro a falar do golo da Fiorentina. Ao contrário de ti, consigo assumir quando um jogador que admiro falha.

"E houve outros em q ele pecou naquilo q tu mais lhe elogias: concentração, antecipação, posicionamento, etc."

Isto é mentira. Também posso dizer que o David Luiz tentou fintar na defesa por cinco vezes contra o Vitória de Setúbal??

"No tal lance com o Renteria (já não me lembro se deu golo ou não)o Carriço tem a vantagem posicional, está dono do lance mas deixa a bola bater á sua frente e passar-lhe por cima."

Isto é falso. A bola não bate no chão. Sobrevoa toda a defesa quando a defesa vem a subir. É um lance normalíssimo em futebol. Se o Renteria estivesse mais próximo do Polga, a culpa seria do Polga?

"David Luiz como central fez um jogo soberbo contra o Poltava, cortou tudo o q havia para cortar e lançava rapidamente o ataque."

É possível que ele faça jogos exemplares. Nunca disse o contrário. Mas a quantidade de erros que comete é absurda. E isso é indesmentível. É responsável, neste momento, por 100% dos golos sofridos pelo Benfica esta época.

"PS1: Mais uma dor de cabeça Nuno, o Liedson estreia-se com um golo. LOL"

E Portugal fartou-se de jogar depois de ele entrar... A única coisa certa é que tivemos muita muita sorte em não perder este jogo...

P.S. E aquele saltinho de rã do Bruno Alves, na jogada do golo? É o melhor central a jogar em Portugal, é...

Luís disse...

Oh Nuno, já percebi que para ti o Carriço não é o melhor central a actuar em Portugal, para ti ele é simplesmente o melhor do Mundo. Não vês um único defeito nele.

Nuno, tanto o Quique como JJ viram no David Luiz um titular no centro da defesa. Tu percebes mais de futebol do que eles é? Então porque não viras treinador de futebol?
Ah espera, porque de comentador a treinador vai uma grande diferença, o Azenha que o diga!



O Benfica está muito bem servido de centrais:
David, 22 anos, bom central e com futuro promissor pela frente.
Sidnei, 20 anos, bom central e com grande futuro.
Miguel Victor, 20 anos, futuro promissor.
Roderick Miranda, 18 anos, grande promessa.

Deixem as invejas e preocupem-se com outras coisas.

BIBOFCP disse...

Nuno
“BIBOFCP, o Luisão não é um jogador extraordinário. Tem bastantes limitações, sobretudo com bola e a nível de rins. Mas tem coisas em que é melhor que o David Luiz. Pela experiência que tem, consegue corrigir melhor o seu posicionamento em campo, é uma mais-valia inequívoca nas bolas aéreas e normalmente não inventa como o David Luiz. É uma questão de opção: o David Luiz tem coisas melhores que o Luisão, como a velocidade, a capacidade de antecipação, etc. Não me chateava haver uma divisão de opiniões entre estes dois. O que não aceito é que o Sidnei, que é aquele que, no cômputo geral, mais virtudes tem, seja menos valorizado que o David Luiz só porque este é mais vistoso”.

Percebo a tua analise, a experiência do Luisão leva-o a esconder melhor os seus defeitos, mesmo assim considero as suas características desadequadas ah forma como o benfica joga.

Luís disse...
“BIBOFCP, Sidnei e DL até podem ser melhores que Luisão. Mas uma defesa baseada em putos não funciona, precisa de experiência.
Na época passada, quando levámos os 5 na Grécia ou quando a nossa defesa estava pior, foi nas alturas em que o Luisão esteve lesionado. Coincidências?”

Não quero ser polémico, mas o Luisão joga pq tem que jogar. Tas a imagina-lo no banco? Eu nao! A partir do momento que ficou no plantel tem k jogar pq se assim não for seria corrosivo para o balneário.

Luís disse...
“O Benfica está muito bem servido de centrais:
David, 22 anos, bom central e com futuro promissor pela frente.
Sidnei, 20 anos, bom central e com grande futuro.
Miguel Victor, 20 anos, futuro promissor.
Roderick Miranda, 18 anos, grande promessa.

Deixem as invejas e preocupem-se com outras coisas.”

Esta bem servido sim sr, engraçado teres deixado de fora o pior dos 5:P
Não sou invejoso, o meu clube esta pelo menos tão bem servido como o teu nesse aspecto.

Luís disse...

BIBOFCP, deixei de fora o Luisão porque apenas quis referir os jovens.

Tão bem servido? hum não sei não, se tirares o Bruno Alves de cena, farias uma dupla de centrais segura com Rolando, Maicon e Sapunaru? Não me parece..

Para mim, Luisão é indiscutível. Todas as equipas precisam de um gajo experiente e que comande as tropas, esse gajo é o Luisão.

BIBOFCP disse...

Luís,

E quem te mandou tirar o Bruno Alves da equação? Ele não foi vendido, acho que sabes :)

Faz-me um favor e retira o Sapunaru desse posto que ele no fcp nunca jogou lá, apesar de o ter feito na Romenia. Depois junta o Nuno André coelho que voltou a casa após uma época de empréstimo e tens um ramalhete de qualidade no mínimo idêntica ah k tens no teu clube actualmente.

BIBOFCP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BIBOFCP disse...

Nuno disse...
"Baresi, Ricardo Carvalho, Cannavaro, Puyol, Cordoba, Chivu são alguns exemplos de grandes centrais que não são assim tão altos."

E esta, hein?
Como é que criticas a impetuosidade nos centrais e gostas do Puyol?

Nuno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno disse...

Luis diz: "Oh Nuno, já percebi que para ti o Carriço não é o melhor central a actuar em Portugal, para ti ele é simplesmente o melhor do Mundo. Não vês um único defeito nele."

Luis, isto é simplesmente parvo.

"Nuno, tanto o Quique como JJ viram no David Luiz um titular no centro da defesa."

Ah foi? Eu ia jurar que o Quique, o ano passado, o utilizou quase sempre a lateral.

Quanto ao Miguel Vitor e ao Roderick, caga nisso, não têm qualidade. Sobretudo o Miguel Vítor.

"Deixem as invejas e preocupem-se com outras coisas."

Quais invejas, pá? Tu achas que sabes qual é o meu clube?

"Todas as equipas precisam de um gajo experiente e que comande as tropas, esse gajo é o Luisão."

Ia jurar que o gajo que comanda as tropas é o Comandante. Não sabia que uma equipa de futebol era um exército.

BIBOFCP diz: "E esta, hein?
Como é que criticas a impetuosidade nos centrais e gostas do Puyol?"

Eu não critico a impetuosidade nos centrais. Critico os centrais que recorrem sistematicamente à impetuosidade, mesmo em lances em que tal não é necessário, e que por causa disso não conseguem controlar as suas acções. Nem todos os centrais impetuosos são irresponsáveis. O Puyol é um bom exemplo. Mas o Terry, por exemplo, é um excelente central, mesmo sendo impetuoso. Porquê? Porque dessa impetuosidade não vêm erros. Não é o caso do David Luiz e do Pepe, por exemplo. Cometem demasiados erros por causa de um excesso de impetuosidade. Mas nem todos cometem.

Luís disse...

O Miguel Vitor e Roderick também não têm qualidade?
Ok, está tudo dito.

Luís disse...

Maradona: "Luisão é jogador de Basket."

25 mins de jogo, Luisão marca! ahahahahahahahah

BIBOFCP disse...

Sem marcação até o Carriço marcava ;)

BIBOFCP disse...

Nuno, o teu argumento não me convence de td,o Puyol é um dos centrais mais impetuosos que ah memoria.

Pedro disse...

Ok Nuno...assim não. Se começas a dizer q factos são mentira não vale a pena.

JFC disse...

apesar de Benfiquista e gostar muito do david luiz reconheço que as criticas que o nuno lhe tece são justas. nao está em causa a qualidade do jogador, pois essa é inegável, o que talvez falte ao David Luiz seja escola. A maneira como parece querer resolver tudo sozinho bem como todo o impeto que coloca em cada lance que disputa expõe o central benfiquista muito mais ao erro do que um central do estilo do Carriço.

BIBOFCP disse...

http://tsf.sapo.pt/blogs/jogojogado/default.aspx

Nuno, este blog é ideal para ti... Já te ouvi dizer umas preciosidades a respeito do Luis Freitas lobo e aqui tens oportunidade de as fazer chegar ao destinatário.
Acho que ainda me vou rir com isto... não sou venenoso nem nada lol

Agora mais a serio, espero que adiras ah ideia, e vás lá meter umas colheradas de vez em qd.

Fica bem, abraço.

Peyroteo disse...

Eu acho até que o provavelmente até está a mais na frase do Nuno. O Carriço é, de longe, o central mais completo a jogar em Portugal.

BIBOFCP disse...

Vejam o artigo desta semana do Johan Cruyff. Está mt bom.

Batalheiro disse...

Antes de desenvolver a minha opinião em relação ao David Luiz, penso que é importante fazer um ponto prévio em relação a algumas "opiniões" que, de forma recorrente, por aqui vou lendo.

As opiniões do Nuno caracterizam-se por ter uma reduzida ambiguidade são directas, objectivas e, muitas vezes, muito polémicas.

Concordando ou discordando do conteúdo, os textos são inatacáveis
em termos formais. Os textos são muito bem delimitados na sua extensão, construídos com o objectivo de analisar e interpretar informações no sentido de produzir uma argumentação válida.


Serve esta introdução para dizer que discordando do Nuno,
para se produzir uma opinião igualmente válida, é necessário
desconstruir a sua argumentação e contra-argumentar da mesma
maneira: com limites bem balizados, de forma objectiva.

Afirmar "ah, ñ ehs treinador por isso ñ sabes, ñ podes falar"
é um exercício de discussão infantil e incapaz de produzir
qualquer tipo de discurso racional e que faça uma contribuição
para o tema em questão.


Dito isto, em relação ao David Luiz e os seus erros;

As qualidades do David Luiz quando utilizadas sem critério
ou inteligência tornam-se perigosas para a equipa.

Os melhores atributos do David Luiz são características individuais:

Determinação, velocidade, impetuosidade, garra, amor à camisola
(este último é de natureza mais ambígua e pode ser substituído por
vontade de ganhar).

Seriam características fabulosas quando utilizadas de forma
inteligente (vide Puyol).

Muitas vezes as acções do David Luiz comprometem toda a defesa do Benfica. Mas tal como o Sidnei tem vindo a refinar as suas características individuais eu acredito que o David Luiz também o saberá fazer.


Concluindo, não concordo com a totalidade do que o Nuno afirma, principalmente em relação ao Sidnei que ainda não me convenceu mais do que o David Luiz,
mas não me queria afastar muito do temam, mas aceito a avaliação que, neste momento, o Nuno faz do David Luiz.

José Ribeiro disse...

Bom artigo muito bem feita a análise acho que sobretudo o Sidnei é bem mais maduro que o David!

Jorge Andrade ainda é capaz!
Leiam e comentem aqui pff:

http://tm-toquemagico.blogspot.com/2009/09/quando-o-talento-nao-chega.html

Pedro Veloso disse...

Nuno diz:

"Pedro, eu gostava de discutir jogos que de facto existiram. Jogos que só tu viste é mais difícil."

Nuno, gosto muito de ler as tuas crónicas e respeito as tuas opiniões, ainda que possa discordar bastante de algumas. Agora chamares-me mentiroso...tenho mais que fazer do que inventar lances para queimar o Sidnei, como se tivesse alguma coisa contra ele. Só um demente mental para fazer isso. Eu estava no estádio e vejo estes lances à minha frente, todos na primeira parte, não sei para que é que vens com esses disparates. Não sei se foste à Luz nesse jogo contra o Marítimo, se calhar no conforto do sofá vias mal, mas se perguntares a qualquer pessoa que lá tenha ido lembrar-se-ão disto.

António Pista disse...

Uma pergunta, considera ou não que David Luiz será titular a muito breve prazo titular do Escrete ?

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

OiluT disse...

Concordam com o regresso do Domingo Desportivo à antena da RTP?

Se concordarem, assinem e...divulguem!

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N374

Pedro disse...

Pedro Veloso, acho que esse comentário do nuno era para mim...

:)

Pedro Veloso disse...

Não Pedro, era para mim visto que antes vinham transcritas as minhas afirmações:)

Nuno disse...

Pedro Veloso, no jogo com o Marítimo, vi a segunda parte na íntegra e partes da primeira. Na segunda parte, não aconteceu nada do que dizes com o Sidnei. Só agora é que disseste que todos os lances foram na primeira parte. Tendo em conta que não a vi totalmente e especialmente com a atenção devida, tenho de te conceder razão. Mas teria sido mais fácil se tivesses dito que o Sidnei tinha estado mal na primeira parte desse jogo e não nesse jogo.

De resto, dizer que viste um jogo diferente não é o mesmo que chamar-te mentiroso: é dizer que interpretaste um jogo de forma errada. Seria muita presunção minha afirmar que os outros não vêem as coisas que dizem ver. Não contesto a visão das pessoas, mas a forma como processam os estímulos visuais.

António Pista, é possível. Se até o Liedson já tem a possibilidade de ir a um mundial, não é difícil que qualquer jogador venha a jogar numa selecção.