segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sondagens (8)

À pergunta "Quem vai ser o campeão nacional 2008/2009?" responderam 24 pessoas. O Sporting, talvez fruto da evolução sustentada do plantel, obteve tantos votos quantos o Porto, ou seja, 9. O Benfica obteve 6 votos, o que revela que as expectativas, para boa parte das pessoas, estão em baixo. Entretanto, o campeonato começou e a tendência parece inclinar-se nesse sentido. Apesar de tudo, a votação equilibrada evidencia a opinião geral de que este campeonato será bem mais competitivo do que o anterior e que, à partida, não há uma equipa mais preparada que outra. O Benfica parece partir mais atrás, também fruto da revolução que o plantel e o modo de trabalhar sofreram. Na supertaça, o Sporting voltou a mostrar que é o mais forte em duelos entre rivais, mas o campeonato ganha-se contra os pequenos e durante 30 jogos. Nesse particular, cresce em mim a curiosidade de ver em acção, durante uma prova de regularidade, 3 sistemas bastante distintos e potenciados quase ao máximo (Jesualdo, Paulo Bento e Quique são treinadores competentes, dentro daquilo que defendem). Mais do que o confronto entre emblemas, este campeonato vai também ser, portanto, um confronto de ideologias. E, neste nosso campeonatozinho, poder-se-ão tirar boas ilações quanto à utilidade das mesmas em provas de resistência e regularidade.

21 comentários:

Zezé disse...

P.B 2-0 J.F (SUPERTAÇA)
Q.F 1-1 J.F (LIGA)

CLASSIFICAÇÃO:

1º P.B
2º J.F *
3º Q.F

* Rezam as crónicas que o sistema de J.F no derby anulou o montado por Q.F, daí a 2ºa posição de J.F

apenasfutebol disse...

Pois...sinceramente, não espanta o favoritismo atribuído ao sporting, mas veremos se a equipa terá estofo, lá mais para a frente...aquela exibição em Madrid (em 4-4-2 clássico) foi de arrepiar!!

Quanto ao fcp, penso que este ano é a prova dos nove do professor. É que a equipa que herdou de Adriaanse está-se a desmontar...

Quanto ao Benfica a palavra chave é "paciência", algo que é complicado ter para aqueles lados, sobretudo por parte dos adeptos!

Penso que o Braga este ano também terá uma palavra a dizer.


Abraço

TAG disse...

Hum... não é pra ser do contra, mas é que todos os anos o Braga tem uma palavra a dizer e todos os anos vai ser o 4.º grande (isto acho que é influencias de ter morado com alguem de Braga... LOL)

O Quique não chega a Novembro...

Anónimo disse...

Mais uma vez... a tirar conclusões e fazer análises sobre uma sondagem de 24 pessoas tem muito que se lhe diga.

Para quem gosta tanto de chamar ignorante aos outros, tens aqui um belo exemplo (mais um!) do que é ignorancia estatistica!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Nuno disse...

Rui Silva diz: "Mais uma vez... a tirar conclusões e fazer análises sobre uma sondagem de 24 pessoas tem muito que se lhe diga."

Só tu é que viste, mais uma vez, que eu tirei conclusões... Além de ignorante, também te posso chamar deficiente mental? É que voltar a bater na mesma tecla, depois de já te ter dito que as sondagens que aqui se fazem não servem para tirar conclusões nenhumas, só pode ser um problema mental...

Paulo Santos disse...

Nuno, tu devias receber um prémio Nobel - da paciência, talvez.


Rui Silva, explica lá esse conceito de que falas - ignorância estatística??? Nunca tinha ouvido falar...

Então, os 24 respondentes desta sondagem, que esteve activa no blog, não é passível de análise porquê? O autor do blog não extrapolou as respostas para além daquilo que elas efectivamente representam, ou seja, a opinião do conjunto de visitantes do blog que decidiram responder à questão em causa, pelo que não está aqui definido, nem tampouco é definível, nenhum universo estatístico - nem é esse o objectivo do autor, nem isso pode passar pela cabeça de ninguém minimamente inteligente -, agora, evidentemente que pode (porque não?) constituir um valor indicativo das opiniões dos leitores do blog e como tal é passível de análise, comentário ou o que quer que seja. Que foi exactamente o que o autor do blog fez.

Portanto, podes vir para aqui com o intuito que te apetecer (até que o autor do blog permita), mas já agora tenta fazê-lo com um pouquinho de inteligência...

Anónimo disse...

"O Sporting, talvez fruto da evolução sustentada do plantel, obteve tantos votos quantos o Porto"

Será que isto não tentar tirar conclusões e justificações desta "sondagem"?

Paulo Santos,
Notei a forma como te referiste à minha parca inteligencia. Escusavas de o ter feito, porque o Nuno fa-lo sempre.

Mas eu explico-te. "ignorancia estatistica" é, por definição, o oposto de "conhecimento estatistico" e é aquilo que o Nuno revela pela oitava vez consecutiva (repara, diz Sondagem(8)). Não sei se já reparaste nas sondagens existem sempre umas letrinhas pequenas que referem o erro da analise que é calculado em função da dimensão da amostra e da população alvo. Se calculares o erro desta sondagem verás que o erro é de tal forma grande que concluir seja o que for.

Agora, não é minha intenção perturbar-te e se o fiz peço desculpa.

(já agora, em seguida poderás atestar a forma simpatica com que o nuno mistura uma tentativa forçada de contrariar o que é evidente, ao mesmo tempo que se refere à minha falta de inteligência...)

Paulo Santos disse...

Rui Silva, epá, afinal o teu caso é complicado. Não queres que eu me refira à tua parca inteligência, mas assim fica difícil. Qual foi a parte desta frase que não percebeste?


"...pelo que não está aqui definido, nem tampouco é definível, nenhum universo estatístico..."

Ignorância estatística (ou mais que isso) é não perceber que, neste caso, estamos perante uma amostra auto-selectiva (logo, não representativa) na medida em que são os leitores do blog que decidem responder à questão, e portanto, essas letrinhas pequeninas de que falas, aqui simplesmente não podem existir.

É uma coisa, em termos estatísticos, próxima daquelas sondagens dos programas de televisão, como o "Trio de Ataque". percebeste agora?

Nuno disse...

Rui, tens razão, apanhaste-me. Era para ser segredo, mas na verdade o que eu pretendia mesmo era concluir, através desta sondagem, que o universo está em expansão...

Gonçalo disse...

Paulo, em relaçao ao Sporting, mais especificamente no que toca à exibição do meu clube em 442 "clássico", não me vou adiantar muito, até pq sabes o que eu penso daquele sistema:). No entanto, acho que se reforçaram de forma coerente, e com malta identificada com o clube.
Em relação ao Benfica, acho que tem um "naipe2 de jogadores valiosíssimos: Suazo, Aimar, Cardozo, Nuno Gomes, Reyes, Di Maria, Katso, Martis, Leo, Quim; para além de outros que tem deixado óptimas indicações: Yebda, Urreta, Etc. E apesar de não gostar do sistema táctico, acho que o valor dos jogadores pode ser suficiente para disfarçar algumas lacunas que encontro no mesmo.

Qt ao Porto, o mais importante é perceber se há alguém que possa substituir o Assunção. O ano passado gostei do Mateus, que jogou no estrela, é esperar para ver se confirma tudo aquilo que prometeu no ano passado.

Gostei do Braga, muito mesmo, e gosto do Jesus. O mesmo aplico ao Guimaraes.

Um abraço

Anónimo disse...

Paulo vê o que quiseres, é-me indiferente.

Já agora, também me é totalmente indiferente o que possas dizer da minha inteligência. Não tenho qualquer problema de confiança em relação às minhas capacidades intelectuais. Se o tivesse, provavelmente, também passaria a vida a chamar burro ou deficiente mental a quem discorda de mim.

Saudinha!

Nuno disse...

"Não tenho qualquer problema de confiança em relação às minhas capacidades intelectuais."

Acho que o orangotango e a formiga de asa também são bichos para estarem à vontade com as suas capacidades intelectuais.

Gonçalo, acho que querias dizer Fernando e não Mateus, certo? Aposto um perú de Natal em como vai aparecer aqui malta a gozar com esse lapso...

Anónimo disse...

E o Veloso? Que máquina, aprovado mais uma vez. :(



desculpem mas nao resisti

Batalheiro disse...

O Gonçalo disse: "Paulo, em relaçao ao Sporting, mais especificamente no que toca à exibição do meu clube em 442 "clássico", não me vou adiantar muito, até pq sabes o que eu penso daquele sistema:) "

Alguém precisa mesmo de fazer uma defesa deste tão atacado sistema. Vou faze-lo um dia, até porque é a minha tática favorita, mas preciso de usar imagens também por isso não sei muito bem como o vou apresentar...vou pensando nisso.

Mas para já digo apenas que só porque um sistema é, na maior parte das vezes mal aplicado, não quer dizer que seja mau. A maioria dos treinadores é que não o sabe usar! Eu até concordo com a maioria dos comentários que o Gonçalo e o Nuno fazem aqui sobre 442 clássico, porque normalmente as equipas usam-no de forma tão aberrante (tipo Premiership) que me dá vontade de chorar.

Última grande equipa que vi em 4x4x2 clássico: Arsenal em 2003 (a época dos 5 a 1 ao Inter).

Gonçalo disse...

Batalheiro, cá te espero:) Mas olha que assim que eu tiver tempo, lá para 2010:), vou explicar porque é que não gosto deste sistema.

Um abraço

Gonçalo disse...

Cajo, mas ao menos leste o que aqui se tem escrito sobre o Miguel Veloso? Reconhecemos qualidades ao gajo, mas não tem sido poucas as criticas feitas por este blogue ao Veloso. Vê as crónicas do ano passado.

Mas já agora... Gd jogo do Pelé... E o Manuel da Costa? Upa, upa...

Paulo Santos disse...

Gonçalo, de uma maneira geral, concordo contigo. O Sporting esteve muito bem no mercado, contratou cirurgicamente e acabou por não ver partir Moutinho. É, quanto a mim, o maior candidato ao título.

Abraço

Anónimo disse...

Pá, o 4-4-2 do Arsenal era tudo menos "clássico". :P

Anónimo disse...

Oh gonçalo dpois do jogo dos sub-21 acho que o manuel da costa, o pelé e outros já mereciam mais um post....e uma para o caçador... akilo era o k??? o gajo precisa d golear e começa o jogo com 4 centrais...o gajo tá doido pah... que defesa era akela?? n s aproveitava um...enfim...abraço

Nuno Bragado disse...

Boas tardes,

Sinto-me com vontade de responder a este tópico mesmo que não seja na resposta directa à sondagem, porque não votei. Eu acho

que o Sporting este ano, tem tudo para se sagrar campeão nacional e vou explicar a minha opinião.
O Sporting foi aquele que na minha opinião se reforçou melhor tanto nas entradas como nas "não" saídas. O defeso trouxe

muitas novidades nos 3 grandes, e segundo a minha experiência quem menos mexe, mais possibilidades tem de ser campeão. As

entradas do Rochemback e do Caneira trouxeram à equipa do Sporting uma coisa que não tinha, "experiência". O Sporting perdeu

o campeonato da época passada na minha opinião por 1 motivo: O Paulo Bento não jogou com aquilo que na minha perspectiva

tinha sido uma continuidade na sua forma de actuar nos jogos fora, conforme foi o seu 1º ano, ao não apostar numa equipa mais

pragmática e funcional.

O Sporting nos jogos fora de casa, cometeu erros "grosseiros" na forma de encarar o adversário. Na maior dos jogos que vi,

era extremamente fácil ganhar 50 metros e chegar à área quando os adversários jogavam na sua prórpria casa. Quer por

enfrentarem um grande como é o Sporting, quer por mecanismos de factor casa, quer por fruto de uma equipa demasiado macia e

correcta, o meio campo do Sporting era muito vulnerável.

O quarteto do meio campo do Sporting: Moutinho, Veloso, Izmailov, Rommagnoli não está vocacionado para enfrentarem jogos na

nossa Superliga fora de Alvalade, é preciso outro tipo de estrutura mais adulta e "manhosa" como vêm trazer os reforços como

o Roca.
Vi vezes sem conta, os médios do Sporting a marcarem com os "olhos" as equipas adversárias e isso foi fulcral para tantos

pontos perdidos. O Porto (Sim, não trato como todos os analistas por Futebol Clube do Porto, mas isso depois farei um

comentário),e o Benfica, nos jogos fora tiveram posturas mais "adultas" de jogar em terrenos alheios.

Quando falo no quarteto do Sporting a nível de experiência, não estou a falar na idade concreta dos jogadores, mas estou a

falar de factores que vêm tambêm com as características desses mesmo jogadores.

Para este ano o Porto perdeu quanto a mim, a "peça" mais importante destes 3 anos na minha opinião (Paulo Assunção). Era o jogador que a jogadores como o Lucho, Meireles e Quaresma estarem a níveis bastante elevados, e na minha opinião o Porto

não tem ninguem que possa re-equilibrar a equipa dentro de um tempo breve neste momento. O Quaresma era o que se sabia para

aquela equipa, e contribuio de uma forma decisiva em muitos jogos, e para finalizar Lizandro é impossível que faça uma época

ao nível do ano passado, porque de facto tudo lhe correu de uma forma "anormalmente" perfeita.

O Benfica não me vou alongar porque quem compra aquele número de jogadores não pode esperar ter uma equipa "regular" a curto

prazo, e quem perde Petit, Rui Costa, Nélson só pode pedir uma coisa: Tempo!. Por outro lado reforçou-se muito.. mas mal.

Outro aspecto positivo para refutar a minha opinião, é o facto do Sporting estar a fazer uma coisa que já aqui referi, que é

um pressing em zonas do terreno mais correctas, com os jogadores certos e estar na minha opinião com indices físicos

correctos. Para terminar, gostaria de salientar um jogador que para mim está ser cada vez mais uma certeza naquilo que eu

entendo que é um jogador que faz a diferença numa equipa e nos equilibrios da mesma: Izmailov.
Este jogador, a meu ver ao ter tido um descanso na mudança de um campeonato e respectivo desfazamento temporal, está a dar ao

meio campo do Sporting e à equipa do melhor que tenho visto nestes últimos anos no Sporting.

Cumprimentos a Todos!!