sábado, 27 de novembro de 2010

Certezas (20)

É a primeira vez que um guarda-redes é elogiado nesta rubrica, mas a qualidade deste jovem é tanta que dificilmente lhe poderia escapar. Os melhores clubes do mundo andam já interessados no seu concurso e não é crível que aguente muito mais tempo no seu clube. De qualquer modo, porque a concorrência não podia ser maior, o seu lugar na selecção do seu país continuará a ser difícil de assegurar. À parte disso, o seu futuro é quase uma certeza absoluta. O que mais impressiona, quando o vemos na sua baliza, é a frieza e a segurança, como se fizesse aquilo há já muitos anos. Aliando a esta capacidade mental uma técnica de guarda-redes prodigiosa e a facilidade com que rapidamente se impôs na ribalta do futebol europeu, diria que estamos na presença de um dos cinco melhores guarda-redes dos próximos dez anos. Tanto quanto me pude aperceber, não tem propriamente pontos fracos. Ainda que não tenha uma envergadura invejável, é seguro a sair dos postes. Nas saídas aos pés dos avançados, faz uso da sua agilidade e, não sendo muito agressivo e intimidador, é no entanto tecnicamente evoluído e sabe esperar pelo momento certo quer para fazer a mancha, quer para cair. Naquilo em que é, todavia, indiscutivelmente muito forte é na meia distância. A sua elasticidade e a perfeição técnica com que voa para qualquer um dos lados é ímpar. Não me lembro, talvez à excepção de Preud'homme, de outro guarda-redes tão elegante e com um gesto técnico tão perfeito quanto ele. De resto, é capaz de segurar bolas muito difíceis, bolas que outros, pela dificuldade do voo, preferem invariavelmente defender com a palma da mão para canto. Esta, a meu ver, é a imagem de marca dos melhores do mundo na baliza: ser capaz de voar para um dos lados e, ainda assim, agarrar a bola. Preud'homme era mestre nisso; este miúdo também parece sê-lo. Não duvido, por tudo isto, que David De Gea terá, muito brevemente, o mundo a seus pés...

12 comentários:

slbcarlitos disse...

Boa tarde!
Primeiro só discordo de teres dito que De Gea não tem uma invergadura invejável. De Gea tem 1,92 o que não é propriamente uma altura que se possa desvalorizar!
De Gea é já uma certeza no futebol mundial e faz-me lembrar Van der Sar. Com apenas 20 anos ele será dos melhores do mundo nos próximos 15 no mínimo! Claro que para isso irá contribuir a sua saída do Atlético para um colosso do futebol mundial, já que nos colchoneros nunca terá a possibilidade de ganhar títulos importantes.

Parabéns pelo blog e só tenho pena que não o possas actualizar mais vezes e postar com maior regularidade. Ainda assim a qualidade sempre bate a quantidade! Abraço

Nuno disse...

slbcarlitos, sim, o De Gea é alto. Mas é franzino. Tem 76 kgs, o que para a altura que tem não é muito. Isso, em lances de confusão na área, pode ser tão determinante como a altura. Foi só nesta perspectiva que mencionei a sua envergadura.

Miguel Nunes disse...

Diz-se que foi o primeiro pedido do JJ...

Andrez disse...

não costumo acompanhar os jogos do atlético, por isso não tenho grande opinião sobre ele para além de uns minutos aqui ou ali, mas um guarda redes jovem que eu evidencio pela maturidade entre e fora dos postes é o joe hart do city, para mim é um guarda redes segurissimo e quase perfeito, pecando um pouco na abordagem aos lances em que lhe é requerido que jogue com os pés, ainda se precipita muito, mas em termos de reflexos, liderança da defesa e mesmo saídas dos postes acho-o impecável, para mim é o proximo titular indiscutivel á frente da baliza dos três liões.

EK disse...

Queria vê-lo no United. O clube perfeito para um guarda-redes perfeito.

Guilherme disse...

face ao jogo de segunda-feira, impõe-se um texto de alto calibre, a descascar todas as imbecilidades que foram escritas, e que aprendizes de ignaros continuam a reproduzir, acrescido de uma minuciosa análise táctica, que ainda não vi ninguém fazer.

e, já agora, quanto a guarda-redes, um nome: Salvatore Sirigu.

Joao disse...

Tenho uma pergunta para os senhores Nuno e Gonçalo.
Este Barcelona de Guardiola, sera o futebol no seu ultimo nivel de evoluçao? O que se pode aperfeiçoar?

Abraço.

Joao disse...

Tenho uma pergunta para os senhores Nuno e Gonçalo.
Este Barcelona de Guardiola, sera o futebol no seu ultimo nivel de evoluçao? O que se pode aperfeiçoar?

Abraço.

TAG disse...

O Atlético é prospero em guarda-redes, e pensar que o Sergio Asenjo é que era visto como novo Casillas... afinal..

Guilherme disse...

Estimado Nuno,

não sei se conheces, mas estes dois blogues valem muito a pena:

http://www.zonalmarking.net
http://timhi.wordpress.com/

Nuno disse...

João, desculpa não responder mais cedo. Será o futebol no seu mais recente nível de evolução. Não sei se será o último. Há sempre o que aperfeiçoar.

Guilherme, obrigado pelos links. Desconhecia.

Miguel Pinho disse...

JESUALDO FERREIRA DETIDO EM ESPINHO

Jesualdo Ferreira abandonou hoje misteriosamente o centro de estágio em Atenas, numa altura em que a equipa do Panathinaikos preparava o próximo embate do campeonato grego. Confrontado com este abandono surpreendente das instalações do clube, o presidente do clube helénico confessou que desconfiava "para onde Jesualdo fora", informado como foi de uma especial necessidade do treinador transmontano, manifestada em forma de cláusula contratual na altura da assinatura do acordo de trabalho. Qual não foi o espanto de jogadores, técnicos e adeptos quando se verificaram as suspeitas do presidente Karalhos Fodikonas: Jesualdo havia-se dirigido repentinamente à cidade de Espinho para ser detido, cumprindo assim um ritual secular que lhe foi imposto desde tenra idade. Dada a gritante escassez de agentes da polícia em Espinho, Jesualdo tomou medidas drásticas e... procedeu a embater violentamente com a sua própria cabeça contra o primeiro muro que encontrou enquanto gritava desalmadamente e se babava (no intuito de perturbar a vizinhança). Após estas alucinantes e chocantes monstruosidades (há até relatos de uma criança que ao ver o Professor em tal estado começou a chorar), Jesualdo... deteve-se a si próprio.

O Professor sofreu algumas escoriações de menor gravidade e já estará, prevê-se, a caminho de Atenas, onde rumores dão conta de indicações de todos no Panathinaikos - e não só - no sentido de evitar a todo o custo abordar este constrangedor assunto.

Agência Reuter (e não Reuters - é mesmo uma agência do Reuter, aquele que jogou no Dortmund - por acaso gostava de o ver jogar, fazia bem a ala direita e tinha poderio físico (parecia um panzer)).