quinta-feira, 14 de maio de 2009

Semana de Decisões

1. O Porto sagrou-se campeão nacional pela quarta vez consecutiva. E foi outra vez um justo vencedor. Apesar das dificuldades, dos contratempos, foi o conjunto mais conjunto, por assim dizer. E isso é o suficiente, quando os rivais se revelam tão fracos. Para mim, Jesualdo só não merecia ter sido campeão no seu primeiro ano. De lá para cá, tem sido capaz de construir uma equipa competitiva, assente numa ideia colectiva clara. A defender, os seus processos estão ao nível dos melhores da Europa e nem sequer tem comparação com o que se faz cá dentro. A atacar, tem algumas limitações, necessitando e muito da capacidade de explosão dos seus jogadores mais ofensivos e, no fundo, das individualidades que um clube grande consegue colocar ao seu dispor. Não sendo perfeito a esse nível, esteve uma vez mais melhor que os treinadores rivais e pode mesmo gabar-se de ser campeão tendo um plantel inferior ao do Benfica e ao do Sporting.

2. No rescaldo da conquista do campeonato, insiste-se num erro que não faz sentido. Os méritos de Jesualdo são evidentes e a justiça não poderia consagrar outra equipa. Mas se há coisa em que o professor continua a mostrar ser pouco dotado é na apreciação de jogadores. No entanto, a douta sabedoria da populaça afirma com galhardia que Jesualdo sabe, melhor que ninguém, explorar o potencial dos jogadores e fazê-los crescer. Isso não é verdade. As contratações falhadas voltaram a ser bastantes: Sapunaru, Benitez, Pelé e Guarín vieram juntar-se a Kazmierczak, Bollati e Stepanov, de anos anteriores. E para o ano já estão anunciados pelo menos mais dois jogadores que não terão vida fácil no Dragão: Varela e Miguel Lopes. O Porto continua a depender muito de alguns jogadores fulcrais como Helton, Lucho, Meireles e Lisandro. Fala-se em renovação do plantel, mas esquece-se que, à excepção de Hulk, todos os jogadores que entraram este ano na equipa fizeram-no por não haver outras soluções. Rolando e Cissokho são jogadores medianos, ao nível do que há nos rivais, de Tonel e Grimi, de David Luiz e Jorge Ribeiro. Daí até serem uma mais-valia individual vai um bocado. São melhores que as alternativas, mas não foram nunca jogadores determinantes. Fernando veio fazer a pré-época e acabou por agarrar o lugar, não sem antes o professor experimentar várias outras opções. A qualidade de Fernando veio logo ao de cima e a única coisa que foi melhorando ao longo da época foi a sua confiança. Não houve mão de Jesualdo, também aqui. Teve a sorte de lhe aparecer ali aquele fulano e de não ter uma opção para o lugar que reunisse consenso. Quanto a Rodriguez, o seu valor ficara já evidente a época passada. Pelo que resta Hulk, o único em quem Jesualdo apostou continuamente, em que demonstrou depositar uma confiança inexcedível. Resumindo, os jogadores que despontaram neste Porto, à excepção de um ou outro, despontaram não porque Jesualdo tenha olho para a coisa, mas porque alguém tinha de agarrar o lugar. E o que dizer de Tarik, praticamente ostracizado depois de ser uma das peças fundamentais na época passada? E a não aposta deliberada em nenhum jovem da casa, chegando ao cúmulo de mandar vir Hélder Barbosa a época passada para logo o preterir? Jesualdo continua a demonstrar não ser muito competente na hora de escolher jogadores. Os seus méritos existem, são o motivo pelo qual o Porto é um justo vencedor, mas estão noutro lado.

3. No Benfica, antecipa-se o cenário mais lógico: a demissão de Quique. O treinador espanhol tem coisas boas, mas a incapacidade para perceber como é que isso pode ser exponenciado chega a ser bizarra. A persistência num sistema que nunca funcionou e que, aos poucos, todos foram percebendo que não podia dar mais não deixaria antever uma segunda época brilhante. Há quem seja contra trocas constantes de treinadores e que queira dar mais tempo a Quique. O problema, para mim, não está nos resultados. Era admissível, num primeiro ano em Portugal, com uma equipa completamente nova, não se conseguir bons resultados. O que não é admissível é não haver evolução, não haver planos alternativos, não se perceber coisas básicas acerca da forma como se trabalha e, em última instância, não se perceber o que se está a fazer mal para poder melhorar. Perante tudo isto, Quique não pode continuar. Seria prolongar o vínculo com a mediocridade.

4. Por falar em mediocridade, o que dizer do futebol actual do Sporting? A era Paulo Bento terá chegado ao fim. Para bem do Sporting, é o melhor que pode acontecer. O futebol praticado foi perdendo riqueza à medida que a era de Paulo Bento avançava. Nos primeiros tempos, o Sporting jogava de forma fluida e alegre. Hoje, é tudo em esforço, sem imaginação, apelando às individualidades em vez de apelar ao colectivo. Em tempos, cheguei a pensar que Paulo Bento conseguiria impor um futebol suficientemente competente para ser campeão, ainda que com parcos recursos financeiros, quando comparados com os dos rivais. Hoje, repetidos até à exaustão os muitos erros que foi cometendo, já não possuo essa crença. Não perceber que o mal de Romagnoli é causado pelo mal da equipa, não perceber que certos jogadores precisam de certos mimos, não perceber que não pode gerir um balneário com indiscutíveis de qualidade discutível, não perceber que os atributos colectivos dos jogadores devem ser preferidos aos atributos individuais, não perceber que Liedson é nocivo a qualquer estratégia que pretenda dos avançados algo mais do que competência individual, tudo isto são pequenas falhas que, juntas, condicionam a capacidade da equipa. E o futebol ressente-se; e torna-se medíocre.

5. Jaime Pacheco foi finalmente despedido a duas jornadas do fim. O Belenenses está com um pé na segunda divisão e Rui Jorge deverá assumir a liderança do barco. Talvez fosse uma boa aposta para manter na próxima época, aconteça o que acontecer. Rui Jorge é daqueles para com quem o futebol ainda está em dívida.

6. Lá por fora, o Barça empatou mas acrescentou um ponto à diferença para o segundo classificado, o que o deixa ainda mais perto do título. Mas a notícia é mesmo a lesão de Iniesta. A sua ausência da final da Liga dos Campeões é agora uma possibilidade real e pode ser um duro revés nas ambições blaugranas. O médio-espanhol confere à equipa algo que, além dele, só Xavi consegue dar, doses abundantes de imaginação. A sua ausência não torna o Barcelona menos forte em termos atléticos ou técnicos, mas sim mais previsível, menos capaz de furar em espaços curtos. No futebol de toque curto da equipa catalã, Iniesta é o seu melhor intérprete e isso pode ser decisivo.

7. Entretanto, veio a final da Taça do Rei e o Barcelona venceu o primeiro troféu da época. Expressivos 4-1 frente ao Atlético de Bilbao, pelo menos mais 6 ou 7 oportunidades de golo, e uma segunda parte jogada unicamente num dos meios-campos. O futebol do Barça é demolidor e a quantidade de goleadas esta época uma coisa sem par. Falta a Liga dos Campeões para ser uma época inesquecível.

8. Depois da polémica meia-final entre Barcelona e Chelsea, a Sporttv não transmitir, em três canais possíveis, a final da Taça do Rei, optando por transmitir, à mesma hora, a interessantíssima final da taça de Itália entre Lazio e Sampdoria, ou um interessantíssimo Wigan vs Manchester United, não cheira nada bem. A mim, em particular, cheira-me a ressabiamento. Ou a malta que tinha apostado bom dinheiro no Chelsea e ficou a ver navios. O que é interessante tentar perceber é o que vai dentro da cabeça de quem escolhe transmitir um jogo do campeonato inglês, e a final da taça de Itália, e também outro jogo do campeonato francês, em vez de uma final da taça que, além de muito aguardada em Espanha, colocaria em campo a melhor equipa da época e o futebol mais espectacular da década. A mim, isto parece-me propaganda nazi. Virada para Cristiano, não para Adolfo, claro está.

9. Por falar em finais, Diego vai estar ausente da final da UEFA. Tudo por causa de um amarelo daqueles que dá vontade de perguntar ao árbitro se ele gosta mesmo de futebol. A UEFA já deveria ter intervindo, há muito, sobre estes casos. A hipótese de os melhores jogadores ficarem excluídos de uma final devido a um amarelo é absurda. Diego carregou literalmente o Bremen às costas e é inequivocamente a figura da edição deste ano da prova. Sem ele, a final nem sequer vale a pena ser vista. Restar-lhe-á o consolo de ter voltado à ribalta do futebol mundial e de lhe ser finalmente reconhecido todo o talento que tem e do qual certas pessoas não foram capazes de se aperceber.

10. De resto, em Itália é praticamente certo que o "scudetto" é de Mourinho, naquela que terá sido a pior época da carreira do técnico português. Em Inglaterra, o Manchester também já poderá encomendar as faixas.

5 comentários:

apenasfutebol disse...

Amigo Nuno, vamos por partes.

Absolutamente de acordo nos primiros dois pontos. Nem me atrevo a acrescentar mais nada, apenas sublinhar a interrogação que levantas relativamente a Tarik, tenho-a levantado nos inúmeros debates que vou travando aqui e ali...de facto, pode parecer algo de pouco importante, mas revela muito daquilo que é o professor...


A demissão de Quique: algo de inevitável, e não tem nada a ver - como alguns querem fazer crer - com uma lógica resultadista. Escrevi tudo o que penso sobre Quique no meu último post...quiçá ainda falta ali alguma coisa...

Quanto ao futebol do Sporting, não estaremos tão de acordo. Não desgosto do treinador Paulo Bento -pelo menos na perspectiva do futebol que promove, já quanto à sua estratégia "calimera", é que prefiro nem comentar...é algo que ele terá que alterar se quiser ter algum sucesso na carreira. Talvez noutro clube, até noutro país, ele não vá por aí, é que está num clube que carrega nos seus genes a "calimerice"...
Dizes que o futebol tem piorado, valha a verdade que eu não tenho visto os jogos, mas essa situação não terá a ver com a natural descompressão motivada pelo final de época e por já não haver objectivos?

Epá, o Pacheco foi despedido, mas independentemente de se gostar ou não da personagem, ele é dos menos culpados em tudo o que se passou com o clube da cruz esta época...apenas digo que há dirigentes que deviam ser presos e ficar uma temporada a pão e laranjas e já não era mau para eles...

Quanto ao Barça, nada a dizer, para além de que é, muito provavelmente, o melhor futebol que já vi, desde a selecção brasileira de 82 - equipa que marcou o início desta minha paixão.

De facto, hoje chamei todos os nomes aos fulanos da Sporttv (até estive par enviar um mail mas depois pensei que ia cair em saco roto, naturalmente) quando me apercebi que não iam dar o jogo. Para além do que referes relativamente á qualidade do Barça ficar esquecida, é preciso referir que é uma final da taça do Rei carregada de história e valor simbólico. São os dois clubes com mais taças conquistadas e representam as duas regiões mais independentistas de Espanha. Para além disso tenho uma enorme simpatia pelo Athletic...

Sim, já começou a conversa estapafúrdia sobre Ronaldo poder ganhar outra vez os prémios todos...sinceramente a última figura que fez foi inqualificável...

Diego fora da final é um crime


Mourinho conquistará o "Scudetto" com um futebol medíocre ao longo da época, sustentado num grande jogador, mas apesar de tudo, foi um pouco como o Jesualdo, os rivais foram bem piores. Para o ano, aquele plantel terá que ser bastante retocado...aí foi a grande falha de Mourinho, com meio-campo tão parco em criatividade, passou o defeso a perder tempo com a contratação de um "freestyler" que joga agora nas reservas do Chelsea...

Gostava de ver Diego no Inter. Era que nem uma luva, no entanto parece que vai para o clube corrupto de Itália...


Grande abraço

Nuno disse...

Grande Paulo,

Em relação ao Sporting, referia-me a toda a era do Paulo Bento. Nos primeiros dois anos, o futebol do Sporting era agradável e aquela segunda volta há três anos que recuperou toda a distância que tinha no final da primeira volta para o Porto deixava antever boas coisas. Mas Paulo Bento não percebeu por que é que fez uma segunda volta tão boa, com resultados tao consistentes e a jogar tão bem. E, aos poucos, foi tornando o futebol da sua equipa numa coisa demasiado objectiva, demasiado rectilínea, sem espontaneidade, sem criatividade, assente em jogadores cujos atributos mais salientes são os atributos individuais e ignorando sistematicamente aqueles que mais inteligência punham no jogo, como Veloso, Romagnoli e Pereirinha. Entregue à capacidade individual dos seus 11 elementos, o Sporting em termos ofensivos deixou de ser uma equipa e passou a ser um conjunto de atributos.

Quanto ao Pacheco, sim, não será o principal culpado. Alguém teve de o contratar. E alguém foi o responsável pela revolução que o plantel teve no início da época.

Sim, não dar um jogo dessas dimensões, com tantas aliciantes, não pode ser só acaso. Foi isso que sugeri. Felizmente, consegui ver o jogo. Aquela segunda parte foi qualquer coisa espantosa... O Athletic não ficou remetido ao seu meio-campo; ficou remetido à sua grande área.

Abraço!

Pedro disse...

1- Plantel inferior ao Sporting? Tendo em conta a opnião q tens de Liedson ainda mais me surpreende essa opnião..

2- David Luiz mediano a central ou a lateral? Penso que erras ao achares q Jesualdo é tido ou achado nas contratações..

3- Totalmente de acordo. Quique não evoluio e não corrigiu erros de percurso. Tb é grave, no meu entender, as criticas publicas q faz a seus jogadores enquanto vai elogiando treinadores e jogadores adversários...não faz sentido.

4- A frase sobre Liedson é fantástica. Curto a forma como tu dizes estas coisas. :)

5- O homem chega lá com aquilo em pantanas...pouco podia fazer...

6- Será uma grande baixa.

7- Naturalmente.

8- Pior...a seguir a um dos jogos deu um jogo do campeonato escocês. Não percebi a decisão até pq eles deram jogos da Taça do Rei ao longo da época...

9- Tinha ficado com a ideia q a UEFA ía aplicar uma lei q limpava os amarelos para a final, a razão era mesmo essa: impedir q um jogador disputasse uma final por causa de um amarelo. Pelos vistos não entrou em vigor este ano. Não vi o lance em causa portanto não posso opinar. Vai para a Juventus. Aguardemos por aquilo q poderá fazer.

10- Ver o Inter jogar é um sofrimento. Mas ver os outros ainda é pior. Como é possível o Ancelotti ser falado, sistemáticamente, para outros grandes clubes europeus?? Mourinho campeão com toda a naturalidade. Incrivel como o gajo da Sporttv dizia q só com a vitória é q o United poderia festejar o titulo no próximo jogo com o Arsenal...E repetia e repetia e repetia...

Xyco disse...

Caro Nuno, vou comentar o blog pq me parece que aqui se discute realmente futebol

1. O Porto foi um justo campeão, não só pq os outros foram realmente mais fracos(como têm vindo a ser...)mas acima de tudo pq jogaram mais e melhor futebol e ganharam em momentos chave da época. Mas uma equipa que, para atacar, depende mt de um jogador como Hulk está longe de ser perfeita...

2. Não sei se o plantel do Porto será mais fraco que o dos rivais mas era notoriamente mais fraco do q em anos anteriores e o Benfica e Sporting n souberam aproveitar isso.E ainda Jesualdo não sabe aproveitar o q lá tem...Cissokho surpreendeu-me pela positiva, Rolando é um jogador banalíssimo, David Luiz só a central.

3. Acreditei mt em Quique mas no fim não mostra nada q augure alguma coisa boa...e há opções q nng percebe..Aimar a avançado, Cardozo afastado...Quem não aprende com os erros é burro e prefiro gente dessa longe do Benfica

4.Não gosto do futebol do Sporting e parece-me que não tem tts bons jogadores como se pensa mas o Sporting sem Liedson é uma equipa sofrível

5.Com aquela desorganização era difícil fazer mt...mas se houvesse alguem capaz de o fazer não seria de certeza Jaime Pacheco.

6.O titulo fica certo este fim de semana;) a ser verdade a lesão, é um trunfo para o Man United

7.Em Espanha dificilmente é batida mas o Man United não é uma equipa qualquer...

8.A Sporttv está repleta de otários que de jornalistas têm mt pouco...Imparcialidade é coisa que ali não existe mt, portt estas atitudes não me surpreendem

9.Ainda bem que Diego não vingou no FCP!!E neste momento já merece uma equipa melhor.
é um crime não estar na final...

10. O Inter jogou durante toda a época um futebol medíocre...mal a defender e no ataque totalmente dependentes de Ibrahimovic...Estranhei ver uma equipa de Mourinho tão debilitada e com tão poucas soluções e imaginação.
Tb em Itália, tal como cá, o facto de os rivais jogarem pouco tb ajuda muito.
Terá q modificar mta coisa se quer ter aspirações na Liga dos Campeões.
E deixar de acreditar em flops como o Quaresma...

Abraço

Dylan disse...

"Flores para Quique"

É fácil perceber porque Quique Flores não triunfou no futebol português.

O discurso elevado de um estudioso do futebol, o seu "fair-play", os seus grandes valores morais, a sua forma de estar, não se coadunam com a linguagem brejeira utilizada pelos senhores do futebol cá do burgo onde se misturam compadrios entre políticos, empresários, advogados, jornalistas, árbitros e dirigentes desportivos. Um futebol de calças na mão, endividado, que louva a desonestidade, onde a verdade desportiva é questionada e o campeão é proclamado quase por decreto.

Os métodos inovadores no plano técnico-táctico do espanhol, na pele de um verdadeiro gentleman, amplamente reconhecidos e elogiados no seu país, não foram suficientes para o desvirtuado futebol português que realmente provou desconhecer.

http://dylans.blogs.sapo.pt/