quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Sondagens (10)

À pergunta "Quem vai ser o campeão europeu esta época?", responderam 48 votantes. Para surpresa minha, a votação deteve-se quase em exclusivo em duas equipas, o que, numa prova a eliminar, com pelo menos 10 equipas de nível semelhante, não deixa de ser estranho. Assim, o Barcelona reuniu 16 votos e o Inter 15. Para mim, são as duas equipas que mais gostaria de ver ganhar a prova e as duas que, a meu ver, têm melhores argumentos para se degladiarem com Manchester United, Chelsea e Liverpool. O Liverpool foi precisamente a terceira equipa mais votada, com 3 votos, enquanto que, no Arsenal e no Atlético de Madrid, votaram duas vezes. Chelsea, Roma, Bayern e Juventus tiveram 1 voto. Surpreendentemente, ninguém votou no Manchester United. Houve ainda 5 votos noutros candidatos. Tentando pensar em possíveis outros candidatos, será o Lyon? O Villareal? Fica a dúvida. De qualquer modo, penso que o maniqueísmo que esta votação ilustra não se reflectirá na prova e há que contar com outros candidatos além do Inter de Mourinho e deste Barcelona fantástico de Guardiola. Em Junho se verá...

9 comentários:

Ricardo disse...

Não tive oportunidade de votar nesta sondagem mas, se tivesse, o primeiro no qual não votaria de certeza era no Inter. Não que não tenham um grande treinador e grandes jogadores. Acho é que o clube tem sobre si uma carga substancialmente forte e negativa no que a títulos europeus concerne. Talvez para a próxima época, com uma boa prestação neste primeiro ano de Mourinho, seja possível afastar o "mau olhado". Este ano ainda é cedo.

Depois, o Barcelona. Para mim e provavelmente para todos, o favorito. Mas o favorito em Dezembro. Talvez em Março a conversa seja outra. Apenas baseado em feeling, não acho que chegue a vencer a Champions. Cairá de produção quando se aproximarem as dez últimas jornadas da Liga Espanhola e isso, se não tiver já garantido vantagem suficiente, ser-lhe-á fatal.

Para este ano, a minha aposta e apenas isso, uma aposta, vai para o Manchester United. Por ser uma grande equipa, por estar bem orientada (não que Ferguson seja um óptimo treinador, mas pela forma como trabalha os seus jogadores em torno de uma ideia de colectivo) e porque traz do ano passado uma dinâmica positiva de vitórias.

O Chelsea é um candidato. Mas tem Scolari, o que é logo muito chato e proíbe-os de irem mais além.

A Juventus pode ter uma palavra a dizer. O Liverpool também. No Arsenal, e apesar de tudo, não acredito muito.

Gosto do Villarreal mas falta-lhe algo para ser campeão europeu. Talvez faltará sempre.

Frederico disse...

Bem, acima de tudo queria começar por dizer que concordo, com a proibição de anónimos comentarem neste blog. Já era de mais, e o último artigo, com 79 comentários, alguns deles patéticos, bateu tudo, e impede quem quer realmente falar de futebol e do artigo em questão concretamente, de o fazer. Eu por exemplo, interessava-me comentar, mas chego lá, estão 50 comentários, uma confusão desgraçada, com insultos e mais não sei quê, e pouco que tenha a ver com o artigo em si, um gajo perde logo a vontade de escrever seja o que for. Acho que esta medida, vai aumentar a qualidade dos comentários, e afastar camelos, que vem aqui só para destabilizar.
Quanta a esta votação, acho que o resultado era lógico (O Inter tem o melhor treinador, e jogadores de topo, o Barça tem os melhores jogadores, e um treinador que mete a equipa a jogar muito à bola), mas irrelevante, porque numa competição destas, desde os oitavos de final a eliminar, o factor sorte é decisivo, e por vezes os melhores não ganham (ou quase sempre). Por isso, acho que em média um tipo que faça previsões de quem vai ganhar esta competição todos os anos, em 10 anos, acertará uma ou duas vezes.
Mas como é óbvio, o vencedor irá sair de umas dessas equipas referidas. Retiro apenas Arsenal, Roma, Juventus ou Villarreal, que não me parece que venham a ganhar seja o que for, apesar da qualidade que possuem, quer a nivel do colectivo e ideias dos seus treinadores (menos Ranieri que não gosto sinceramente) quer da soma das individualidades.

Pedro disse...

Eu votei no Real. Hoje não votaria mas acho q se estabilizar terá q ser uma equipa a ter em conta.

Muito mais q o Inter por exemplo. O Barça a jogar desta maneira não sei quem o irá parar. Mas os picos de forma das equipas mudam muito.

Quem diria q a Juventus após um inicio de campeonato daqueles iria chegar a esta altura com este andamento?

alegadamente disse...

Simplesmente não acredito que o Barcelona venha a ser campeão Europeu. O futebol de toque curto, pendor ofensivo e tenho que admitir vistoso que pratica têm sempre muitas dificuldades quando encontra equipas que sabem defender atrás e explorar habilmente as brechas que inevitavelmente surgem durante o jogo com transiçoes rápidas e eficazes.
Equipas que juntem jogadores de classe indiscutivel no ataque, maturidade e segurança defensiva e saibam aproveitar os erros defensivos do Barça na minha opinião não vão ter grandes dificuldades contra eles. Na minha opinião os favoritos são o inter, o liverpool e a juve, nesta ordem.

E acho que o Porto com alguma sorte no sorteio pode chegar ás meias. Acredito nesta equipa.

Espero que este comentário de "senso comum" seja bem aceite. Continuem o bom trabalho e o desafio ás mentalidades instaladas. Blogues como este fazem falta.

Miguel Nunes disse...

fui dos primeiros a votar, e talvez o primeiro q votou Barcelona. Creio que ainda antes de se tornarem um rolo compressor! :D

Mantenho a opinião!

Batalheiro disse...

Votei Barça por razões puramente estéticas, aquela equipa encanta! A lição que deram em alvalade, a jogar a 5 Km/h e sem ponta de lança foi inesquecivel. Penso que neste momento será a única equipa de topo que joga só com 3 defesas...

Zezé disse...

Calhou o atleti ao porto, e eu nao me importo. poderia ter sido bem pior, nao obstante o respeito que a equipa espanhola me incute.

mas olhando para os dules que irá haver..melhor, talvez só mesmo villareal, visto que ja n poderia ser o panathinaikos.

quanto à sondagem, o meu favorito por esta altura só poderá ser um: barcelona. é daquelas máquinas onde nunca ha um parafuso solto.

mas que volte a ser o ano do porto.

www.sao90minutos.blogspot.com

que acham do Lassana Diarrá no real? acredito vir a ser melhor que makeléle

Mister D disse...

Para mim, aposto no Liverpool.
Podem não ser tão espectaculares, mas têm andado muito eficazes.

E Benitez, nos jogos a eliminar, é muito bom...

Paulo Santos disse...

Nuno, segunda-feira estamos lá ;)))

Combinamos amanhã ou segunda de manhã.

Abraço