terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Coisas da Semana

1. O Sporting venceu. Liedson marcou. Rochemback assistiu. Se o futebol fosse matemática da primeira classe, estes dois seriam as estrelas do encontro. Como não é, embora 99,9% das pessoas que o vêem o reduzam a isso, não foram. Nem são.

2. Por falar em não saber ver futebol, o que dizer de quem está apaixonado por Hulk? O rapaz tem força, tem técnica, tem velocidade. Só não é é jogador de futebol.

3. Num fim-de-semana de gente burra, Quaresma foi considerado a maior desilusão do Calcio. Tendo em conta o que este tipo de votações diz de quem vota, este resultado é um espelho da incompetência da generalidade do público que vê futebol.

4. Por falar em prémios, Ronaldo recebeu finalmente a Bola de Ouro. Justo prémio, numa época em que não deu hipóteses à concorrência. Não considero que tenha sido injustiçado na época passada, uma vez que Kaká fora claramente melhor, mas seria muito injusto se não ganhasse este ano, pois quer a nível individual, quer a nível colectivo, ninguém esteve tão em foco como ele. Ainda assim, não é, para mim, em termos absolutos, o melhor jogador do mundo. E muito menos o melhor jogador português de todos os tempos.

5. José Mota perdeu a liderança. Vejamos o que perderá mais, nas próximas jornadas.

6. O Benfica ganhou por 6 ao Marítimo e toda a gente achou que se tratou de um resultado muito bom e de uma prestação muito boa. Não foi. O resultado não pode ser dissociado do lance que ditou a expulsão de Marcos e que acabaria por ditar o primeiro golo benfiquista. Antes disso, apenas uma oportunidade de golo, com Suazo a aproveitar um lançamento de Reyes para se isolar. Mas até ao segundo golo só deu Marítimo. Quem tiver visto o jogo com atenção, viu um Benfica frágil, incapaz de tomar conta do jogo, com a sorte de ter ficado desde muito cedo a jogar contra dez e com unidades que resolvem a qualquer momento. Mas, colectivamente, foi mais uma má exibição. Acho que o jogo, depois do segundo golo, não pode servir de exemplo. Ainda assim, é talvez importante referir que os primeiros três golos são de bola parada e que, em lances de bola corrida, o Benfica criou apenas uma oportunidade de golo, a tal acima citada. Assim, até ao segundo golo, o Marítimo mandou no jogo, trocando a bola a seu bel-prazer no meio-campo encarnado, aproveitando o muito espaço entre sectores. Mesmo com menos um jogador, o Marítimo foi sempre mais autoritário, dominou sempre a partida, sendo que o pressing encarnado raramente foi eficaz. Com bola, igualmente, o Benfica foi patético, caindo quase sempre no erro de lançar Suazo em profundidade ou de procurar Reyes na esquerda, para que este resolvesse individualmente. Passes verticais, progressão com bola, foi coisa que não se viu. Daí Aimar ter estado fora da partida. Nunca foi bem servido porque o Benfica não procura a não ser passes em profundidade, quer seja para as costas da defesa, quer seja para a velocidade dos alas. É muito pouco. O 6-0 foi apenas o corolário de um aproveitamento quase 100% eficaz, coisa em que o Benfica, este ano, parece estar bastante forte. Mas não ilustra, de maneira nenhuma, a superioridade encarnada. É um resultado mentiroso...

7. Em Itália, o Inter de Mourinho começa a distanciar-se. 6 pontos de avanço, para já, sobre os rivais, deixa antever boas coisas.

8. Em Espanha, o Barcelona de Guardiola é como o Inter de Mourinho: no início, auguraram-lhe mau desempenho, os primeiros resultados deixaram em pulgas os seus opositores, mas agora também já têm 6 pontos de avanço sobre a concorrência. Neste fim-de-semana, dois resultados semelhantes: o Barcelona venceu por 4 um adversário difícil, assim como o Inter, por 3. São, talvez, as duas equipas que melhor oposição poderão oferecer aos grandes de Inglaterra, no que toca à vitória final na Liga dos Campeões.

9. Schuster já não é treinador do Real. O seu sucessor, Juande Ramos, poderá fazer um trabalho interessante e ainda ir a tempo de conseguir alguma coisa este ano. A ver vamos.

10. Referência ainda para o Braga de Jorge Jesus que, num grupo complicado, conseguiu o apuramento para a fase seguinte da Taça UEFA. Já o Benfica de Quique deverá ficar vergonhosamente pelo caminho. Em termos de plantel, se exceptuarmos as equipas que virão da Liga dos Campeões, provavelmente só o Milan teria melhores jogadores. Ficar por aqui, ainda por cima num grupo claramente acessível e ocupando o último lugar do mesmo à partida para a última jornada, não pode ser esquecido só porque, no campeonato, a equipa lidera.

44 comentários:

Anónimo disse...

Quaresma só tem o que merece...só lhe dou mais 5 meses de turismo em Itália.

NunoC disse...

gosto destas curtas para comentar :P

1- Sim, muito provavelmente não são os melhores. Mas o destaque para a Roca é óbvio, por ter feito um jogo a um nível mais perto do dos tempos de Peseiro do que tem feito. Liedson deixarei de discutir aqui. :P

2- Sem dúvida, mas parece estar a melhorar em alguns aspectos.

3- Não sei bem onde queres chegar. Se queres condenar quem votou, concordo do ponto de vista que é preciso dar tempo ao tempo. De resto, Quaresma não tem sido o que o incauto mas desejoso de ver qualidade individual adepto do Inter estaria à espera. Isso é inegável.

4- Inteiramente de acordo.

5- Sim, não havia de lá ficar até ao fim.

6,7,8,9,10- Inteiramente de acordo.

Anónimo disse...

Pela primeira vez discordo absolutamente da tua opinião, na análise ao jogo Marítimo-Benfica.
1º nos remates à baliza antes do 1º golo, há ainda um bom remate do Ruben Amorim.
2º Quando dizes que o Marítimo mandou no jogo, nem sei o que te responda. Talvez assim: quantos remates fizeram? quantas jogadas de perigo criaram?
3º Não sei como falas em aproveitamento quase 100% eficaz. só o Suazo teve, para além dos golos, mais uma mão-cheia de lances.
4ª Aimar apagado. Aqui até concordo, pelo menos na 2ª parte. O Quique devia ter feito entrar o Nuno Gomes antes para o seu lugar.
Mas pelo contrário houve várias unidades a jogar muito bem, a destacar o Katso e o Reyes (que mais uma vez levou porrada a valer e foi verdadeiramente provocado por Bruno e cia.).
Se disseres que o resultado foi condicionado pela expulsão de um do Marítimo, naturalmente que sim. É uma expulsão justa mas naturalmente condiciona o jogo. Quanto ao resultado ser exagerado, mentirso nas tuas palavras, não acho. Se mais golos houvesse teriam de ser para o Benfica, a única equipa que teve oportunidades. Lembra-te que o Moreira fez uma única defesa digna desse nome.
Não sei como consegues dizer isto "Mesmo com menos um jogador, o Marítimo foi sempre mais autoritário, dominou sempre a partida, sendo que o pressing encarnado raramente foi eficaz." Para discussão deixo-te o jogo do ano passado na Luz: Quim expulso aos 31' numa jogada semelhante, com o jogo empatado a 1 - 7' (Kanu) 17' (Cadozo). O Butt defendeu o penalty e na 2ª parte aos 87' o Adu marcou o golo da vitória.
Já não me lembro se houve justiça (onde é que isso existe????) no marcador, mas lembro-me de o Benfica fazer por merecer a vitória.

PAPOILA SALTITANTE

Anónimo disse...

2- vi logo a pinta desde que chegou. é um jogador útil para entrar nos ultimos minutos e resolver um jogo quando o colectivo não tem soluções. De resto não serve para muito.

3-Esta tua opinião é completamente descabida. Quaresma levou muito bem o Bidonne. O quaresma foi sem dúvida das transferências mais sonantes do calcio e foi a que menos fez. Tenho a certeza que mais tarde ou mais cedo vai singrar mas o bidonne foi muito bem entregue. E como disse o Tiago é uma honra ganhar este prémio tendo em conta as estrelas que já o ganharam!

7- até podia ser o inter do josé mota que ganhava na mesma.

8- Sinceramente creio que estão bem acima dos grandes de inglaterra.

9- basta treinar a defesa e pode ganhar até a champions.

Frederico disse...

1. O Liedson, é como é. Um pouco individualista, estraga algumas jogadas, mas acho que já chega de bater sempre na mesma tecla. O pessoal já percebeu, o que pensam dele...Quanto, ao Rochemback, pode não estar na melhor forma, e jogar apenas porque é intocável, como disseste há um tempo atrás, mas é um bom jogador, e inteligente como vocês gostam.

2. Concordo. Mas é um jogador útil, na medida em que pode resolver um jogo, mas se continuar assim, nunca vai passar de um bom jogador de banco.

3. Exagerado claro. Havia outros melhor colocados porventura.

4. Justo.

5. O José Mota, tem tanto de grande treinador, como o Mantorras tem de branco. É o novo Jaime Pacheco, em melhor, visto que O outro só fez alguma coisa, num clube, este já fez algo de interessante em dois. Mas é inculto, desactualizado, primário e em termos de inteligência, está ao nível de uma pedra da rua. Sobra-lhe em capacidade de motivar a equipa por exemplo. Está ao nível de um pequeno clube da Liga, ou a um qualquer da Liga de Honra, mas nada mais.

6. Reparaste no mesmo que eu. Passes em profundidade constantes para o Suazo, a tentar tirar proveito da velocidade deste. E a exibição em termos colectivos não foi nada de especial, valeram as individualidades, e a expulsão do Marcos. A colocação táctica do Aimar no Benfica é péssima, e não é nada apropriado às suas capacidades. A bola nem lhe chega aos pés.

7. Nada a dizer.

8. Nada a dizer.

9. Parece-me melhor treinador que o Schuster. A ver vamos, sem bem que acho que o Madrid este ano já não vai lá.

10. Muito bom. Passa num grupo complicado com 6 pontos. Se tivesse um pouco de mais experiência a este nível, teria conseguido 10 talvez. O treinador é bom, o plantel também tem qualidade, era bom que começassem a aplicar estes feitos ao campeonato, onde podiam render mais do que estão a fazer. Quanto ao Benfica ainda vais engolir o que dizes, depois do 8-0 de Quinta-Feira. LOL

Anónimo disse...

Os pontos 1 e 6 não comento, porque não vi os jogos em questão.

2. O Hulk nunca será um jogador de topo, a não ser que, ao longo da sua carreira, compreenda o significado de expressões como «colega de equipa», «tabela» ou «colectivo»; embora seja possuidor de excelentes capacidades físicas e técnicas, isso, na maior parte das vezes, não é suficiente para singrar no futebol de alto nível.

3. Por mim, Quaresma até pode ganhar vinte prémios destes. Continua a ser dos poucos jogadores que, no panorama internacional, valem o preço do bilhete.

4. O Cristiano Ronaldo é, indubitavelmente, um grande jogador e mereceu totalmente a distinção, quer pelos títulos que conquistou, quer pelo seu desempenho individual. Porém, continuo a achar que tanto Messi como Ibrahimovic, em termos de qualidade absoluta, são superiores a Cristiano Ronaldo.

5. O José Mota, sendo um treinador que não aprecio nada, teve o mérito de escolher os jogadores indicados para o modelo de jogo que preconiza.

7 e 8. Antecipo uma final da Liga dos Campeões Barcelona-Inter.

9. Schuster tem limitações insuperáveis enquanto treinador e é com grande agrado que assisto à chegada de Juande Ramos, um técnico que muito aprecio e a quem auguro um futuro bem sucedido à frente dos merengues.

10. O Benfica é, até ver, a grande decepção da Taça UEFA. Tem um plantel de grande valor individual (sobretudo a nível ofensivo) e um treinador com ideias claras e modernas, mas, mais uma vez, as insuficiências do sistema táctico vieram ao de cima, numa diferente realidade competitiva.

Nuno disse...

Papoila Saltitante diz: "Não sei como consegues dizer isto "Mesmo com menos um jogador, o Marítimo foi sempre mais autoritário, dominou sempre a partida, sendo que o pressing encarnado raramente foi eficaz.""

Entre o primeiro e o segundo golo, o Marítimo, com 10, mandou no jogo. Teve uma posse de bola esmagadora e andou sempre a trocá-la perto da grande área do Benfica. Não terá tido oportunidades claras de golo, mas foi a equipa que assumiu o jogo e conseguiu romper as linhas encarnadas. Nesse tempo, o Benfica, com um jogador a mais, andou a cheirá-la, literalmente. Após o segundo golo, foi diferente, com o Marítimo a desorganizar-se e a ser incapaz de manter uma posse de bola educada e concreta.

Pedro Silva diz: "3-Esta tua opinião é completamente descabida. Quaresma levou muito bem o Bidonne. O quaresma foi sem dúvida das transferências mais sonantes do calcio e foi a que menos fez. Tenho a certeza que mais tarde ou mais cedo vai singrar mas o bidonne foi muito bem entregue. E como disse o Tiago é uma honra ganhar este prémio tendo em conta as estrelas que já o ganharam!

7- até podia ser o inter do josé mota que ganhava na mesma."

Quanto ao prémio, acho-o estúpido. Não está em causa o que o Quaresma rendeu ou não. Está em causa fazer-se um prémio que tem unicamente a ver com expectativas de pessoas. Isso é estúpido.

Quanto ao resto, não sei se entendi. É que o Milan e a Juventus não estão a fazer maus campeonatos. O Inter pode ter um grande plantel, mas os 6 pontos de avanço são sinónimo do treinador que têm. E, mesmo assim, em termos de plantel, não é uma diferença assim tão grande para o Milan, por exemplo.

Anónimo disse...

1- Claro que este é o teu blogue e naturalmente tens o direito de escrever o que te apetece, mas qual é a razão desta cruzada interminável contra Liedson? Eu acho-o um bom jogador para uma equipa ao nível do Sporting e com capacidade para ser titular, mas não para mais. Se existe um certo exagero em relação ao ponta-de-lança, penso que é mais devido a ser muitas vezes ele a marcar o golo da vitória. Duvido que o achem um jogador extraordinário...

2- Ainda... Veremos daqui a algum tempo.

3- Parece-me que é mais um motivo de divertimento e chacota do que um prémio relevante em qualquer aspecto. Parece óbvio que a um jogador que custou tanto e joga tão pouco lhe calhe a fava.

4- Discordo do Kaká ter sido o melhor no ano passado. Concordo no resto, infelizmente.

5- Outra cruzada?

6- Não vi o jogo. Boa análise.

7 & 8- Outra cruzada ainda?! Ok, eu também concordo que Mourinho seja um dos três melhores treinadores do Mundo, mas não me parece razoável tapar o sol com a peneira. Qual a diferença, em termos de resultados, porque foi o que comparaste também, para o Inter de Mancini? Não acho que até agora a aventura tenha sido algo de extraordinário e nada compensatória a substituição de treinador. A prestação na Champions foi, até agora, pouco melhor que miserável.
A dependência excessiva de Ibrahimovic é algo que precisa de ser trabalhado.

Batalheiro disse...

Gosto muito de ler as curtas, mas acho chato de comentar, não se pode ter tudo ehehe

ok, o Hulk, se eu tivesse um euro por cada discussão que já tive sobre esse rapazinho...acho um jogador banalissimo e fácil de defender, fossem as defesas do nosso campeonato mais inteligentes...mas concedo que tenha qualidades fisicas muito acima da média. Seria mortifero no campeonato inglês, onde a maneira de defender consegue ser ainda mais primária.

O Quaresma é um jogador egoista e muitas vezes inconsequente, acho muito dificil que triunfe em Itália, mesmo debaixo do comando de Mourinho (que faz milagres com jogadores menos que banais).

Considero a análise ao jogo do Benfica tão exagerada como foram os elogios no jornal A Bola. Penso que a equipa fez um bom jogo, tirou partido das caracteristicas do adversário, coisa ainda não muito vista com Quique em solo nacional, e teve o mérito de manter uma atitude muito positiva ao longo dos 90 minutos. O Nuno Gomes é titular indiscutivel neste momento, e imprescindivel para elevar o nivel de jogo da equipa.

Anónimo disse...

nuno

não vejo qual é o problema do prémio. acho um prémio interessante para ver qual foi o jogador que mais defraudou as expectativas dos adeptos, nada mais.

Em relação ao resto significa isso mesmo. Aquele inter com qualquer treinador venceria o calcio. O mancini era 30 vezes pior que o Mourinho e se ele estivesse no comando o Inter estaria lá igualmente. O milan tem um platel bem pior que o do inter. Nem tem comparação. O inter tem 2 jogodares de classe mundial (em alguns lugares até 3) para cada posição. No milan não tem mais que 1. Além de que o Milan está a jogar bem pior que na temporada passada, apesar de ter mais pontos. A mudança do sistema para encaixar o ronaldinho não foi nada benéfica. E tanto juventus como Milan não têm nem plantel nem futebol que possa assustar o Inter. Estes 6 pontos (escassos para o a diferença entre as equipas) são apenas reflexo dum inter que se ressentiu duma alteração na forma de jogar que estava rotinada à mais de 4 anos e das visistas a estádios de onde raramente se traz os 3 pontos (artemio, luigi ,san siro). Apenas o empate com o génova foi um mau resultado. Sinceramente 6 pontos para mim não é surpresa nenhuma, até estava à espera de mais.

Quanto ao anónimo que diz que o inter em termos de resultados nada mudou acho que isso é evidente. Se o Inter ganhava sempre o campeonato para haver uma melhoria nos resultados é necessário que se ganhe mais que isso (o que só pode acontecer em maio no fim da champions). Quanto à forma de jogar é completamente distinta apesar dos italianos acherem que o losango do mourinho é igual ao "rombo" do mancini.

cumprimentos

Pedro disse...

Boas

1- Nem vale a pena discutir mais sobre este assunto. Liedson é o melhor jogador do scp. Ponto final.

2- "O rapaz tem força, tem técnica, tem velocidade. Só não é é jogador de futebol."

3- A frase q citei no ponto acima pode-se perfeitamente aplicar ao Quaresma. Entretanto alguem comentou q o Quaresma é dos poucos jogadores q valem o preço do bilhete. De repente lembrei-me do circo. E podes não gostar mas as expectativas são perfeitamente legitimas. Andares um verão inteiro a levar com uma novela como foi a Novela Quaresma é natural q as expectativas sobre esse jogador aumentem bastante.

4-Concordo.

5- Ter estado lá tanto tempo é q é de louvar. Perder e descer posições na tabela é pacifico. Não percebo como é q isso possa ser usado para o criticar...

6- Disparates. Até ao golo do Benfica o Marítimo não tocou na bola. Só deu Benfica com o falhanço de Suazo e o remate do Ruben. Depois da expulsão o Benfica abrandou mas manteve sempre o controlo do jogo. A posse de bola foi sempre do SLB. É evidente q depois os golos surgiram com naturalidade. Não é um jogo para se tirar grandes ilações. O Benfica aproveitou as benesses q o jogo lhe deu, tem esse mérito. O resultado foi excelente.

7- É um facto. Não será surpreendente mas tb não será um grande feito. É um dos grandes fardos de Mourinho ao ter aceite o Inter. Estar à frente com 6 pontos é normal. O ter perdido mais um jogo para a Champions é q não augura nada de bom. E o Inter tem feito jogos horriveis...

8- Duvido q o Inter consiga fazer mossa na Europa. Já o Barça...está imparável...vamos ver como corre o Clássico Espanhol.

9- O Real está a ser um cemitério de treinadores. Nem os campeões se safam....mas não me admirava q fizessem uma safadeza em Nou Camp...Juande Ramos parece ser uma boa opção.

10- Grande Braga Europeu.

rubenval disse...

Conheci hoje o blog e gostei muito. Muitos parabens.
Aproveito para deixar o convite para ir aos meus blog:
http://rubenval.blogspot.com

e

http://saojorgeacores.blogspot.com

Anónimo disse...

Liedson:

Years Club App(Gls)

2001-2002 Coritiba 9 (5)
2002 Flamengo 24(14)
2003 Corinthians 14(10)
2003-present Sporting 23(119

É óbvio que tudo isto foi sorte...enfim!Bom bom é o carlos martins!

Gostei do blog!

Nuno disse...

Anónimo, é óbvio que isso não é só sorte. É reflexo de uma coisa boa que tem, o sentido de oportunidade. O problema no Liedson é que só tem isso. Mais nada. E isso é muito pouco. Um jogador que tenha isso ligeiramente melhor que os outros (e é ligeiramente, pois a sua média é perto de 0,5 golos por jogo) e que não tenha mais nada, que fique a perder para os outros em praticamente tudo, é inferior aos outros. Não sou só eu que penso assim: há 2 ou 3 malucos no mundo que acham o mesmo. Um deles até dizem que é especial, mas se calhar é só parvo...

Anónimo disse...

Nuno, respeito a opinião mas custa-me a acreditar que alguém que goste "verdadeiramente" de futebol,diga isso do Liedson.

"..que fique a perder para os outros em praticamente tudo"...está-se a referir a Ibrahimovic,Henry,Huntelaar??Aí sim, perde, mas olhe que não esstamos habituados a ter jogadores desses por cá.

Quanto á questão do parvo, se há pessoa que faz bem esse papel é mesmo o "special"...e ele que tanto gostava do Sporting

Nuno disse...

Não estava a falar de grandes jogadores. Estava a falar de outros que habitualmente são pouco valorizados quando em contraste com o Liedson e que para mim são claramente melhores pelas razões acima apontadas: Cardozo, Nuno Gomes, Suazo, Djaló, Derlei, Postiga, Lisandro, Linz, Meyong, Lipatin. Isto só no caso português.

Quanto à última frase, não percebi. Quem é o parvo de que falas?

Anónimo disse...

...esqueceste-te do Zé Raúl do arrentela, do manel do Cinfães e do Boris do Mafamudes...

Nao devemos estar a falar do mesmo jogador, mas se for deste...

http://br.youtube.com/watch?v=G7BVpYXUMqA&feature=related

...então isso é grave!

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

"Um deles até dizem que é especial, mas se calhar é só parvo..."

Por essa ordem de ideias, se é q alguma vez o Especial disse q Liedson não prestava, tb se pode concluir q o Especial pensa o mesmo q eu sobre o Deco. É q por duas vezes com todo o dinheiro do mundo e desejando contratar um centro campista não vai buscar o gajo estando este completamente disponivel e a preço de saldo....

Sobre o Liedson dizes q ele só tem sentido de oportunidade. Os recentes golos contra o Leiria para a Taça e contra o Rio Ave acho q vão muito além do simples sentido de oportunidade.

Ricardo disse...

1. Rochemback é bem capaz de ter feito o melhor jogo pelo Sporting, esta época. Quanto a Liedson, até compreendo algumas críticas que vocês lhe fazem mas não deixa de ser um bom jogador que, no contexto do campeonato português, se torna um jogador letal.

2. Já disse por algumas vezes que o rapaz não é jogador de futebol. Mas, para ser totalmente honesto comigo próprio, tenho de admitir que lhe vejo crescimento na forma como começa a compreender os mecanismos colectivos da equipa. Se continuar em aprendizagem, estou disposto a reformular a sentença.

3. Para que conste: Quaresma é dos jogadores que mais gosto de ver jogar. No entanto, não deixa de ser, como se esperava, uma desilusão em Itália. E portanto o prémio foi bem entregue. Se o prémio faz sentido, isso já é outra conversa...

4. Ronaldo mereceu. Ponto final.

5. Seria lógico que começasse a perder fulgor este Leixões. De qualquer modo, tem estado excelente neste início de época e Mota não pode ser afastado desse mérito.

6. Não concordo com a crítica tão feroz ao jogo do Benfica. É lógico que beneficiou, e muito, da expulsão do GR maritimista e do penalty mas parece-me que, desta vez, soube impor-se e não cair na tremideira habitual. Isso, não sendo o expoente máximo do mérito, é, de qualquer forma, um sinal de que a equipa pode estar em evolução.

7. Claro que sim e deve ser para continuar a ganhar vantagem.

8. O Barcelona está a surpreender pela positiva. Não que esperasse uma má época por parte dos catalães mas, tendo em conta a primeira época de Guardiola como treinador principal, estes primeiros meses têm sido de sonho.

9. Juande Ramos poderá ser uma boa solução para o Real.

10. Sim, o Braga esteve muito bem. O Benfica muito mal.

Anónimo disse...

pedro, nas duas vezes que o Mourinho pode comprar o deco, a sua equipa (quer Chelsea quer Inter) apresentaram propostas por ele. Na primeira o deco escolheu o barça (quem não escolhia) e nesta época ele disse explicitamente que adorou o projecto do chelsea e por isso não foi para milão.

cumprimentos

Anónimo disse...

"Não sou só eu que penso assim: há 2 ou 3 malucos no mundo que acham o mesmo. Um deles até dizem que é especial, mas se calhar é só parvo..."

Isso de achares que o Mourinho tem as mesmas opiniões que tu é engraçada. Podias ao menos ler o que ele diz...

"Quanto ao Liedson, que é um grande jogador, é também um enganador"
José Mourinho, 31/01/2004

Mário Silva disse...

Liedson é Liedson, e melhor que ele em Portugal não há desde o Jardel.
Já o tinha afirmado no meu blog, que o Sporting vive muito de Liedson e Roca, só que as pessoas já colocaram um rótulo de mau jogador a roca e por isso nunca será amado pelo Sportinguistas ( ATENÇÃO, defendo o Roca a jogar somente no meio, nas alas é nulidade certa!!).

Anónimo disse...

Xangai,concordo contigo...excepto no roca.

Se tivéssemos mais um Izmailov no meio campo,seríamos uma equipa a temer, mas assim é dificil...nem que fosse para colmatar o défice dos laterais.

Para mim,a par de Liedson, foi das melhores aquisições das últimas 2 décadas.Joga simples,imprime velocidade ao jogo,tacticamente é irrepreensível,remata muito bem á baliza, não refila, e a mais importante...quando falha olha para o chão com ar de envergonhado.

Neste momento, existem 3 jogadores que me levam a Alvalade, são eles; Moutinho,Liedson e Izmailov..o resto são "meninos de coro".

Pedro disse...

Pedro Silva olha q não, olha q não. Então achas q o Deco alguma vez não ía atrás de Mourinho???

Não houve foi qqr proposta. projecto do Chelsea?!?! Achas q é comparável com qqr projecto q o Inter com Mourinho possa oferecer?
Não acredites nisso.

Anónimo disse...

Pedro não acredito nisso? em quem? não vou acreditar naquilo que o deco disse? estava a mentir ele?

Tanto que acho que o deco não ia atrás do mourinho que já por 2 vezes não foi. As negociações com o inter já estavam bem encaminhadas antes do euro e ele até disse que a ida do scolari para o chelsea foi o que o fez mudar de ideias.

cumprimentos

Pedro disse...

Á bom...se o Deco disse tá tudo bem
:):)

Nuno disse...

Anónimo diz: "...esqueceste-te do Zé Raúl do arrentela, do manel do Cinfães e do Boris do Mafamudes..."

Anónimo, não és só tu que te indignas quando o Entredez defende que o Liedson é mais banal do que dizem. Essa querela já foi tema de discussão incontáveis vezes. Mas o problema não é o Liedson em si, mas aquilo que deve ser um ponta-de-lança. Para mim, fazer golos, ou revelar sentido de oportunidade para os fazer, é apenas um parte muito ínfima do papel de um ponta-de-lança em campo. É por isso que um gajo que faça muitos golos mas que no resto seja prejudicial não é, para mim, um jogador tão valioso quanto isso. O Liedson, marcando em média 15 ou 16 golos por campeonato, não é um grande jogador porque no resto é francamente mau. Ou seja, a nossa discordância não tem a ver com o Liedson em si, mas sim com aquilo que achamos que um avançado deve ser.

Pedro, sobre o Deco já o Pedro Silva falou.

Rui Silva diz: "Isso de achares que o Mourinho tem as mesmas opiniões que tu é engraçada. Podias ao menos ler o que ele diz...

"Quanto ao Liedson, que é um grande jogador, é também um enganador"
José Mourinho, 31/01/2004"

Rui, um dia, com afinco, hás-de conseguir ler um texto. Enquanto não o conseguires, torna-se difícil ter uma conversa adulta contigo. Em lado nenhum me viste dizer que o Mourinho achava o mesmo que eu do Liedson. Não o viste porque eu próprio não sei o que ele acha do Liedson, porque nunca o ouvi falar dele. Por acaso, gostaria de saber, mas não sei, nem é numa entrevista sobre ele que o Mourinho o vai revelar. Aquilo que eu disse, mas que tu não percebeste, foi o seguinte:

"Um jogador que tenha isso ligeiramente melhor que os outros (e é ligeiramente, pois a sua média é perto de 0,5 golos por jogo) e que não tenha mais nada, que fique a perder para os outros em praticamente tudo, é inferior aos outros. Não sou só eu que penso assim: há 2 ou 3 malucos no mundo que acham o mesmo. Um deles até dizem que é especial, mas se calhar é só parvo..."

Ou seja, embora estivesse a falar anteriormente do Liedson, já tinha generalizado. O que eu disse e que tu não percebeste é que o Mourinho, como eu, acha que um jogador que apenas marque muitos golos é inferior a outro que, embora não marque tantos, funciona melhor enquanto jogador de equipa. E isso, garanto-te, ele pensa assim... Mas pronto, quando aprenderes a ler, talvez consigas perceber as coisas.

Xangai diz: "Liedson é Liedson, e melhor que ele em Portugal não há desde o Jardel."

Postiga, Derlei, Mccarthy, Miccoli, Nuno Gomes, Suazo, Van Hoijdonk, Cardozo, Lisandro, Deivid, Jankauskas, Sokota, Saganowsky, Linz. Queres mais? É até um ultraje jogadores como Mccarthy, Miccoli, Van Hoijdonk, Suazo ou Lisandro serem equiparados ao Liedson. É comparar formigas com elefantes. Mas é talvez o melhor exemplo da pequenez do nosso país. Nem um gajo que era dos melhores do Calcio é melhor que medíocre do Liedson? Que obsessão ridícula!

"Sporting vive muito de Liedson e Roca"

Claro que vive. Assim como uma empresa depende do gajo que vai buscar os cafés. Isto é o portuguesismo numa frase. Não é preciso mais nada.

Anónimo disse...

O anonimo I vai a alvalade só p ver o Liedson.

Aqui o Nuno vai à madeira só para ver o Lipatin.

quem é q ganha?

Nuno disse...

Ganha o Anónimo. A menos que a Trofa fique na Madeira, eu ia à Madeira e não via o Lipatin...

Anónimo disse...

Vias qd ele la fosse jogar! Dahhhh

como é q o Trofense com alta dream team (né Nuno?) ainda vai descer


só cerebros de tartaruga por aqui

he he he he

Anónimo disse...

entre o Xangai

"n ha melhor em portugal q o Liedson desde jardel"

ate às constantes bordoadas do Nuno

esta merda virou comédia


ahahahahahahah

Anónimo disse...

Falta aí a referência a mais um gamanço que o Belenenses sofreu na Madeira...

Nuno disse...

Anónimo diz: "Vias qd ele la fosse jogar! Dahhhh

como é q o Trofense com alta dream team (né Nuno?) ainda vai descer


só cerebros de tartaruga por aqui"

Homais, voltaste a ter Internet, foi?

Anónimo disse...

Nuno,ao afirmares que Liedson só tem sentido de oportunidade e nada mais, por acaso já viste algum jogo dele ao vivo??

Pois olha que eu já, e não me lembro de nenhuma avançado que pressione tanto, que ganhe tantas bolas perdidas(nisto o Lisandro tb é bom), que venha atrás fazer o que muitos não resolvem...

E o que se pede a um avançado são GOLOS amigo!De cabeça,com a barriga, em fora-de-jogo ou de letra, é para isso que servem!

Já agora,estive a vêr o Barça-Real e aquelas 4 entradas seguidas ao Messi é que se pode chamar de "encostar" um jogador.Mas como um Deus que é, resolveu dar a resposta com de outra forma.

Nuno disse...

Anónimo diz: "ao afirmares que Liedson só tem sentido de oportunidade e nada mais, por acaso já viste algum jogo dele ao vivo??"

Já vi bastantes, mas não percebo o que um jogo ao vivo tem a mais que um jogo na TV que me pudesse fazer mudar de opinião sobre um jogador.

"Pois olha que eu já, e não me lembro de nenhuma avançado que pressione tanto, que ganhe tantas bolas perdidas(nisto o Lisandro tb é bom), que venha atrás fazer o que muitos não resolvem..."

Pronto, para ti, além dos golos, é também um gajo que corre. Pois, essa é outra das coisas que o Liedson não faz bem, embora toda a gente ache que sim. Correr atrás dos outros, ele é capaz, mas de correr como deve ser, já não concordo. Pressionar é um acto colectivo e só tem valor enquanto acto colectivo. O Liedson não é bom a pressionar. O Liedson é bom a correr atrás de quem tem a bola. Há uma grande diferença. Aliás, as correrias parvas do rapaz são, na maior parte das vezes, prejudiciais ao Sporting. Ou seja, continua a ser um gajo que só tem de bom o sentido de oportunidade.

"E o que se pede a um avançado são GOLOS amigo!De cabeça,com a barriga, em fora-de-jogo ou de letra, é para isso que servem!"

Hmmm... Um jogador serve para jogar. Um defesa não serve para marcar avançados, nem um médio-ofensivo serve para pautar o jogo, nem um ala serve para ir à linha cruzar, nem um avançado serve para marcar golos. Os jogadores não são funções. Um avançado não tem que marcar golos para fazer bem o seu papel. E, como já disse acima, não sou só eu que penso assim. Enquanto achares que um avançado serve para marcar golos, não adianta falares de futebol: continuarás a pensar que o Sol gira em torno da Terra.

Anónimo disse...

Então, se calhar o melhor é deixares de vêr os jogos de costas...

"...como já disse acima, não sou só eu que penso assim." - Acho que o stevie wonder tb o diz.

Anónimo disse...

Epa, o Liedson é fraquissimo!

Eu gosto é do Lipatin e do Jankauskas

loolololololol

a cada jogo q passa e a cada texto colocado pelo Nuno, mais me convenço q o gajo vem aqui dizer bacoradas de proposito, só para chamar a atençao! ng é tao burro ao ponto de afirmar certas coisas.

Nuno disse...

Anónimo, por acaso, não é o Stevie Wonder que pensa assim. É mesmo o Mourinho...

Anónimo disse...

eh pá aquele chapeu do liedson ontem foi mesmo só sentido de oportunidade!!!!

e no terceiro golo, o compasso de espera a servir o moutinho tb.

e pressionou mal quando ganhou a bola ao defesa adversário, desenvecilhou-se dele e ainda chutou à baliza!!!

e o roca? desde que entrou o sporting nem passou a ser mais coeso e estancou as arrancads do maritimo nem nada!

possa nuno, tens razao!!!

Nuno disse...

Anónimo, como se disse noutra caixa de comentários, este blogue decidiu cortar relações com malta com QI de tartaruga... É só mais uma das nossas manias parvas...

Anónimo disse...

lolol gostas desses insultos? achas q realmente alguem fica insultado com "QI de tartaruga"? viste essa "insulto" na Floribela?

mas compreende-se. não há mts argumentos que possas utilizar... continua tapadinho, a malta diverte-se.

Anónimo disse...

Como dizia o outro, I have a dream.

O dele era certamente mais importante que o meu, mas nestes tempos de estagnação e falsa democracia, uma pessoa nem pode lutar por nada que é logo considerado de esquerda sem futuro ou, simplesmente, com “QI de tartaruga”, por isso contento-me com este.

Gostava de ver a tua cara Nuninho, sempre q o Liedson marca. Gostava de ver a tua reacção ao fantástico golo de ontem. Gostava de entrar no teu cérebro e perceber o que sentes quando lês que ele marcou. Sim, porque eu tenho a ligeira impressão que és daqueles q fala muito, lê muito é superinformado e superinteligente, mas ver jogos, está quieto. Vês um de vez em quando e a partir daí tens opinião feita. Sempre certa (obviamente!), sempre polémica (porque tu és mais esperto que os outros e eles nunca conseguem, nem podem, perceber onde queres chegar, com o teu QI supra sumo), sempre igual à de mourinho, teu eterno amigo (quem sabe mais?) e companheiro de opiniões futebolísticas.

Consta mesmo nos meandros da Internet que tiveste grande quota parte na vitória do porto de mourinho na Champions, o que eu também defendo com unhas e dentes. Só assim se compreende tal sucesso. Aliás, a forma como citas o dito cujo, esse Deus português que tantas alegrias dá a este povo mesquinho e ridículo como “nos” chamas, faz-me pensar que das duas três: ou foste tu que escreveste o livro com o mourinho ou decoraste o famigerado livro pela tua amizade ao Deus português ou então tens um excelente sistema de post-its.

Either way, o que eu gostava mesmo de ver a tua carinha de sapo nessas situações.

Anónimo disse...

FLor Flor Floribelaaaaaaaaa