sábado, 10 de janeiro de 2009

Fala quem sabe...

Só para encher chouriços, os momentos mais importantes de uma entrevista com Deus:

1. "Mourinho è uno splendido comunicatore, molto bravo a caricare il suo ambiente e a mettere pressione sugli avversari."

Enquanto os outros enfiam a carapuça com o que Mourinho diz, São Alessandro diz que é sinal de que ele é bom. Perspicácia.

2. "La Champions ha un fascino unico. E poi avendone vinta solo una contro 5-7 scudetti se dovessi scegliere la preferirei anch’io."

A Juventus aponta baterias à Champions. Scolari que se cuide, assim como os restantes adversários. Com um bom reforço de Inverno (já se falou em Diego), não sei, não...

3. "Si parla sempre di Cristiano Ronaldo ma Rooney è straordinario."

O quê? Quem és tu para te atreveres a comparar o Rooney com o primeiro, o segundo e terceiro melhor do mundo num só?

4. [Sobre o Barcelona] "Gioca davvero bene e ha Messi che probabilmente è il più forte in assoluto."

Messi, o melhor do mundo, em termos absolutos? Quem sabe, sabe...

5. [Quando inquirido sobre o porquê de, aos 34 anos, estar a fazer uma das suas melhores épocas] "Dipende dai muscoli, che stanno bene. E dalla testa: dentro c'è tanta voglia di vincere."

Reforço a parte "dalla testa". Para Del Piero, parte da sua boa produção depende da cabeça, isto é, da inteligência.

6. "Il mio tiro è un po’ cambiato rispetto al passato. Ho dovuto adeguarmi al fatto che oggi i portieri sono più bravi; e poi mi alleno molto con barriere che stanno a 8 metri e non ai canonici 9,15 perché in campo la distanza regolare viene fatta rispettare poco."

Os grandes são aqueles que se adaptam às necessidades. É por isso que Del Piero continua na alta roda do futebol europeu. Destaco o facto de treinar os livres com barreiras colocadas a oito metros.

7. "Sonia è straordinaria. Tra noi è stato un colpo di fulmine. L'ho vista in un bar e... Ho cominciato a corteggiarla mandandole dei fiori. Lo faccio anche adesso. Credo che quelli di oggi siano più importanti di allora."

Dentro de campo, é um "gentleman". Fora, ao que parece, não é diferente. É como o outro: dentro de campo, faz gestos para a bancada a dizer que é o número 1; fora do campo, espatifa carros de alta cilindrada.

8. "andare ai Mondiali è un mio obiettivo."

Teremos Pinturrichio na África do Sul? É eterno...

10 comentários:

Pedro Fernandez da Silva disse...

Apenas uma ressalva para a forma como tinhas que meter a inteligência ao barulho quando ele nem falou dela. Apenas disse que o importante era ter sempre vontade de vencer. Ao chamar sempre esse assunto à baila parece que duvidas da tua razão e queres aranjar argumentos à força. Não é assim que se sustenta uma tese.

cumprimentos

Fernando disse...

Também concordo com o Pedro Fernandez da Silva no ponto 5.
A "inteligência" neste caso não tem absolutamente nada a ver para o caso. A "dalla testa" refere-se à motivação e não inteligência. Até porque ele sempre soube jogar, ou como preferes, ser inteligente a jogar, não era aos 34 anos que iria deixar de saber.

Não tenho tido oportunidade de comentar mas costumo ler sempre. Parabéns pelos últimos posts especialmente "O 'problema' de Quique..." e "Hulk, o Sistema de Jesualdo e a Zona do Porto".

Cumprimentos.

Nuno disse...

Pedro e Fernando, é óbvio que me aproveitei disso. Mas aos 34 anos, poucos são os que continuam a jogar ao mesmo nível de sempre. Esses são os inteligentes. E ele diz que o seu rendimento depende da cabeça, falando de seguida da vontade de ganhar. Ora bem, eu que me lembre nunca vi o Del Piero a correr que nem um desalmado ou a ser mais agressivo e a sua vontade de ganhar esteve sempre lá. Isto significa que, para ele, vontade de ganhar reflecte-se em estar o mais concentrado possível em fazer as coisas bem. Dá-me ideia que isto é inteligência...

Pedro Fernandez da Silva disse...

Nuno o que tu dizes é pura verdade, mas não foi isso que ele quis dizer.

"E ele diz que o seu rendimento depende da cabeça, falando de seguida da vontade de ganhar"

"E dalla testa: dentro c'è tanta voglia di vincere"

Se a frase tivesse um ponto final a seguir ao testa podias concluir isso. Tendo 2 pontos o sentido da frase muda.

cumprimentos

Nuno disse...

Pedro, ele diz que depende da cabeça e por "depender da cabeça", ele pressupõe vontade de ganhar. O que eu digo é que a sua vontade de ganhar não é senão estar concentrado em fazer as coisas bem feitas. É ele quem associa "cabeça" a "vontade de ganhar".

Cumprimentos

Pedro disse...

E q tal os pormenores do Liedson nos dois golos do Sporting?

hehehe

Até vos devem ter dado pesadelos...
:)

Nuno disse...

Pedro, não vi o jogo, apenas os golos, mas o Gonçalo garante que o Liedson parecia, uma vez mais, um jogador de futebol. Não sei se ele anda a ler o nosso blogue, mas está numa fase de acerto que não é normal.

Indo para os golos, o primeiro resulta de um bom trabalho individual dentro da área, embora não haja intenção de assistir Vukcevic. Liedson é o grande responsável pelo golo e o mérito deve ser-lhe dado, mas a opção não é a menos arriscada. Aquando da finta, tem Postiga no centro da área e uma linha de passe aberta. Poderia assistir o colega, embora a resolução do lance não garantisse, numa probabilidade alta, que desse golo, uma vez que Postiga não teria muito espaço para executar. Liedson não optou pelo mais fácil e arriscou uma finta para fora e um remate-cruzamento à espera de um desvio que, a bem dizer, poderia não acontecer. Quando Liedson finta, não faz ideia de como vai resolver o lance, pois não sabe se algum colega seu entrará ou não ao segundo poste. Resultado: o risco acabou por ser bem sucedido e, tendo em conta que a alternativa não garantia uma solução fácil, acabou por se revelar como uma opção razoável.

Quanto ao segundo golo, é aquilo em que ele é bom e que nós concedemos que ele tem valor. É ágil a alcançar a bola e a rematar para a baliza, já dentro da pequena área. Nisso, ele é de facto, bastante bom. É pena é esses pequenos momentos serem apenas uma parte ínfima do jogo.

Pedro Morgado disse...

O Del Piero é o meu jogador favorito! Que classe, aos 34 ou 35 anos. Ontem foi mais uma vez decisivo. Dentro e fora de campo, um senhor!

José Leal disse...

É um bocado forçada essa relação da inteligência e dalla testa. Para mim ele estaria a fala da famosa mnetalitá tão apregoada pelo Senhor Trapattoni.

De seguida, e ainda roçando a parte da inteligência, o nosso amigo Diego após ter jogado pelo Werder será que pode jogar por outro clube na champions?

O resto não é preciso o Del Piero dizer, basta ter estado atento à sua carreira.

jonnybalboa disse...

"Quando Liedson finta, não faz ideia de como vai resolver o lance..."

Claro que não, ele nunca viu uma bola á frente.Mas aposto que se fosse o mossoró saberia..que ridiculo!

E tu, será que sabes o que escreves?!