quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Sondagem (4)

A pergunta "Qual o jogador mais sobrevalorizado do futebol do português" obteve 29 votos. Os votantes dividiram-se e o primeiro e o terceiro lugar foram muito disputados. Bruno Alves foi o mais votado, com 9 votos, seguido de Luisão, com 8. Significa isto que os dois defesas reúnem o maior número de queixas e que o seu valor está, para muita gente, muito acima do merecido. Em terceiro lugar, para grande surpresa minha, posicionou-se Liedson, com 5 votos, logo à frente de Jorge Ribeiro, com 4. Não contava que o "Levezinho" fosse capaz de arrecadar tantos votos e julgava mesmo que o seu valor era, para a opinião geral, incontestável. Afinal, a lucidez não está apenas confinada aos autores deste espaço e Liedson não é o objecto sagrado que ninguém pode, dizendo mal, profanar. Quanto a Jorge Ribeiro, pouco há a dizer: é um jogador banal, que ganha óbvio destaque em equipas ainda mais banais. De salientar ainda que Petit não obteve qualquer voto, o que não deixa de ser significativo, e que três dos votantes acham que o jogador mais sobrevalorizado do campeonato é outro que não estes cinco. Por acaso, fiquei curioso. Não estou a ver que outros jogadores tão bem cotados na opinião pública possam ser, mas também não me apetece adivinhar...

12 comentários:

Anónimo disse...

um dos mais sobrevalorizados deve ser sem duvida o ze pedro do belenenses!
Tem sem dúvida uma boa cotação pricipalmente pelos grandes jogos que faz contra os grandes! Parece que os unicos que não vão na cantiga são mesmo os adeptos do belém!

cumprimentos

Nuno disse...

Espera lá! O Zé Pedro não presta? Pois... Não precisas dizer mais nada...

Anónimo disse...

Eu não desgosto dele. Mas vendo aquilo para que fui alertado reparei.

Ele contra os grandes faz de facto grandes jogos e parece o dinamizador da equipa. Mas já fui 3vezes ao restelo esta época e ouvi as queixas de muitos adeptos do belem: ele sem ser nesses jogos raramente faz alguma coisa. arrasta-se em campo e quando a bola lhe chega aos pes ou procura disparar do meio da rua muitas vezes sem nexo ou entao entrega a bola ao adversário. essa foi, de facto, a realidade com que me deparei no restelo. E mais ainda surpreendido fiquei quando reparei que devia ser o jogador mais insultado pelas bancadas durante todo o jogo. E realmente o jogador que vi nesses 3 jogos e mais 1 ou 2 que segui na tv contra equipas menores foi esse o ze pedro que vi. E os adeptos do belem que conheço e vão lá sempre dizem que é assim praticamente todos os jogos.

Daí achar que ele é sobrevalorizado pois para os adeptos do belem gostarem tão pouco dele só pode significar uma coisa: as boas exibições devem ser só frente aos grandes e no resto da temporada exibe-se a um nível quase medíocre.

Atenção, isto não significa que ele seja mau, pois contra os grandes demonstra o contrário, mas o certo é que, quando não tem "camâras" nele, é outro jogador. possivelmente não está para se chatear lol.

cumprimentos

Ricky_cord disse...

Se o Cardozo estiver valorizado em 25 milhões também está muito acima do que verdadeiramente vale...

Anónimo disse...

pedro Silva,o zé pedro joga sempre da mesma maneira,talvez os companheiros dele é que só joguem bem com câmaras..e calma que não sou o zé pedro,só digo que às vezes nem sempre um passe falhado é culpa de quem faz o passe...

Anónimo disse...

eu só relatei aquilo que vi. Nada mais.

cumprimentos

Velasquez disse...

O Bruno Alves sobreQUÊ? AHahAHAHA! O FC Porto sofreu 8 golos em 23 jogos por causa de quem? Do HElton? DO Stepanov? De quem?

Velasquez disse...

Acrescento, após a quase-agressão, que em 30 jogos este ano, tem 2 amarelos e uma média de 1,3 faltas por jogo.

Velasquez disse...

Mas já agora, SOBRE-valorizado por QUEM?! Só para ver se percebo! É o Chulari que o valoriza por o convocar? É isso a valorização máxima ? Porra, eu que pensava que o LAbrecas era um redes banal. Afinal deve ser bom. Bom-beiro. Só eu sei o que ele fez na final do Euro e da taça uefa de 2005.

Nuno disse...

tiago, aparentemente, segundo a votação, o Bruno Alves não é assim tão bom. Em relação aos amarelos, não sei se vale a pena falar disso. Quem tem, pelo menos, meio neurónio, sabe que, embora só tenha visto 2 amarelos, já agrediu sem consequências pelo menos 4 ou 5 vezes neste campeonato. Só contra o Leixões foram 3 no Jorge Gonçalves. Até colegas de selecção ele já agrediu. Se os árbitros não vêem ou não querem ver, tudo bem. Agora, que ele é muito mais do que esses 2 amarelos, disso não há dúvida. Quanto ao facto de o Porto só ter sofrido 8 golos, não quer dizer que os jogadores que jogam na defesa sejam, por si só, bons. Até porque, claramente, não são. Os centrais são, no máximo, razoáveis. O Bosingwa é bom e o Fucile é bom apenas a atacar. O Porto sofre poucos golos graças ao colectivo. É enquanto colectivo que a equipa é boa a defender e não individualmente. Com o Adriaanse, o Porto jogou só com 3 defesas e foi a melhor defesa dos últimos 20 anos. Não faz sentido, segundo o teu argumento. Aconteceu isso porque, apesar de jogar só com 3 defesas, a equipa defendia colectivamente. Defendiam pressionando muito à frente e ganhavam muitas bolas longe da acção dos seus defesas.

Bruno Alves, como outros jogadores no Porto ultimamente, como Anderson, por exemplo, tem sido muitíssimo sobrevalorizado. É um jogador fraco em termos posicionais e demasiado agressivo. O segundo golo da Grécia neste jogo contra Portugal nasce de uma falta escusada, à entrada da área, cometida pelo Bruno Alves. É bom no jogo aéreo e nem sequer é muito lento, para a envergadura que tem. Mas não é muito inteligente e arrisca faltas e expulsões desnecessárias.

Mister Fred disse...

Concordo no diz que respeito a Bruno Alves e Luisão. Liedson não. Mas não vou estar , a discutir isso agora.
Acho Geromel, superior a qualquer um destes centrais do porto e benfica. Não é nada mau, tecnicamente para um defesa-central, não comete muitas faltas, limpa no jogo aéreo, tem poder de antecipação e sai bem a jogar com a bola controlada. Se os «grandes», forem inteligentes, e não voltarem a repetir o "caso Linz", para o ano estará num deles. Mas pelo que tem observado, tenho dúvidas..
Concordam?

Nuno disse...

Sim, concordo. O Geromel, em termos de centrais, é a grande revelação deste ano, acho eu. Mas há outro fora dos grandes que eu também gosto bastante: o Rodriguez do Braga. Agora, não sei se algum dos grandes terá olho para eles.