sexta-feira, 6 de junho de 2014

Os melhores de 2013/2014

Como tem sido hábito, mesmo numa época em que pouco ou nada disse sobre a Liga Portuguesa, aqui fica o melhor onze, na minha opinião, disposto em 433:


Guarda-Redes: Oblak
Defesa Direito: Duarte Machado
Defesa Esquerdo: Alex Sandro
Defesas Centrais: Luisão e Ezequiel Garay
Médio Defensivo: William Carvalho
Médios Ofensivos: Enzo Perez e Evandro
Extremos: Markovic e Nico Gaitan
Avançado: Jackson Martinez

Treinador: Jorge Jesus

Suplentes:

Guarda-Redes: Rui Patrício
Defesa Direito: Sílvio
Defesa Esquerdo: Siqueira
Defesas Centrais: Otamendi e Paulo Oliveira
Médio Defensivo: Matic
Médios Ofensivos: Lucho Gonzalez e Adrien
Extremos: Pedro Santos e Rafa
Avançado: Freddy Montero

Treinador: Marco Silva

16 comentários:

formatted error free disse...

poes o william carvalho a titular porque é melhor do que o matic ou porque o matic so fez meia época?

João disse...

Deve ser pela 2ª. E pelo mesmo motivo deve estar o Luisão a titular e o Otamendi a suplente.

João Duarte disse...

E o Rodrigo? Para mim o lugar dele é onde está o Jackson. Não aparecer sequer nos suplentes e dar lugar ao Montero (lololol) é disparatado.

Andrez disse...

concordo com quase tudo. não me cabe na cabeça oblak em vez de patrício... só isso.

Andrez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno disse...

formatted error free, o William foi decisivo na temporada do Sporting, como escrevi há tempos. De resto, não está em causa quem é melhor, na minha opinião. É uma eleição cujo principal critério é o rendimento, de acordo com aquilo que eu acho que é rendimento, dos jogadores. Tinha alguns jogadores para eleger que deixaram os clubes a meio da época e decidi deixá-los todos na equipa suplente para manter alguma coerência, mas também porque nenhum deles foi extraordinariamente decisivo enquanto cá esteve.

João Duarte, o Rodrigo, no princípio da época, nem sequer jogava. Ter feito uma segunda metade relativamente boa, em termos de golos, é pouquíssimo, quando o rendimento dele se cinge unicamente a isso. Pessoalmente, acho o Rodrigo banal, e não acho que tenha feito uma grande época. Está a milhas do Jackson e não faz metade do que o Montero é capaz de fazer em termos de construção. Não consigo sequer perceber o entusiasmo em redor dele.

Andrez, são opções. O Oblak surpreendeu-me pela tranquilidade que apresentou quase sempre. Para um jovem, lançado a meio da época sem que ninguém esperasse, é notável. E num guarda-redes é uma característica que devia ser mais apreciada.

Vasco disse...

Quem é o Evandro?

Tomcat disse...

A minha dúvida é apenas o Duarte Machado. Não conheço o jogador. Qual o motivo da sua inclusão, além da clara falta de jogadores de qualidade nessa posição?

Joao disse...

nuno,

gostaria saber o que achas de 2 jogadores que nao estão nesta lista: o Josué e o Carlos Mané.

Abraço

João Duarte disse...

Nuno, o ultimo golo q o Montero marcou foi a 8 de Dezembro...

Nuno disse...

Vasco, é do Estoril.

Tomcat, normalmente, quando se pensa num lateral, pensa-se num tipo capaz de fazer o corredor todo, com pulmão, força e velocidade. Eu gosto de outras coisas num lateral. Gosto de sobriedade, de capacidade de decisão com e sem bola, e o Duarte Machado surpreendeu-me por isso. É já bastante experiente, o que ajuda, mas parece tomar sempre boas decisões. Falou-se muito, por exemplo, no Gabriel do Gil Vicente, que é um lateral do primeiro tipo, difícil de ultrapassar no um para, muito aguerrido e capaz de correrias malucas pelo corredor, mas francamente não me agradou por aí além. O Duarte Machado é bastante discreto, não é propriamente o tipo que faz grandes desarmes, que cruza para golo, ou que deslumbra individualmente. Mas está sempre bem posicionado, lê bem os lances e raramente tomas más decisões com bola. O mesmo se passou com a escolha para suplente, que recaiu sobre o Sílvio, ainda que tenha jogado muito menos do que o Maxi, o Danilo, ou o Cédric. O Sílvio é, como o Duarte Machado (embora seja fisicamente e tecnicamente mais dotado), um jogador que se destaca pela inteligência. É isso que aprecio num lateral, acima de tudo o resto.

João, sobre o Carlos Mané, confesso que tinha uma opinião negativa até esta época. Apareceu muito melhor do que esperava e, não tendo bem a certeza acerca do que pode vir a dar, é preciso dar-lhe algum tempo. Quanto ao Josué, ainda ninguém falava nele e já o Entre Dez o elogiava. Fui uma das Certezas e, antes disso, ainda ele era júnior, o Gonçalo já tinha escrito isto: "Não dá para trocar o Rochemback e o Liedson pelo Josué Pesqueira?" Acho que é um excelente jogador, e o ano passado incluí-o no onze titular. Este ano jogou pouco, sobretudo depois de o Paulo Fonseca ter saído, e optei por não incluí-lo. Mas acho que tem tudo para ser um grande jogador nos próximos anos.

João Duarte, e o último golo do Maurício, foi quando?

Tiago disse...

João Duarte, o último golo que o Montero marcou foi a 29 de Março.

Gonçalo Teixeira disse...

Nuno,

achas que o Paulo Oliveira terá capacidade para ser titular no Sporting já seta época? Vi meia dúzia de jogos este ano ao vivo do Vitória e o rapaz impressionou-me. Muito certinho e seguro mas não me pareceu muito dotado tecnicamente.

Joao disse...

Nuno, vi num antigo texto teu que nao tinhas gostado muito da Espanha de Lopetegui, que depois acabou por se sagrar campeã. Lembras-te ?
O que é que te desagradou nele ?


abraço

Nuno disse...

Gonçalo Teixeira, aquilo de que gostei nele foi, de facto, o ser muito discreto. Num central, é uma coisa que aprecio. Quanto a ter ou não capacidade para vingar, depende de muitos factores.

João, não me recordo inteiramente. Lembro-me de achar que, com os jogadores que tinha à disposição, deveria ter feito melhor, mas não me lembro ao certo dos problemas que a sua equipa apresentava.

Nuno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.