sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O Golo do Ajax

Três tabelas e um golo. Foi assim, ontem, em Amesterdão. Em larga medida, romper linhas adversárias e desposicionar defensivamente uma equipa inteira é assim que se faz. Passe vertical no apoio frontal, que dá de frente; novo passe vertical no segundo apoio frontal, que volta a dar de frente; e mais um passe vertical num terceiro apoio frontal, que volta a entregar de frente. Se a primeira tabela não representou ganhos territoriais significativos e teve apenas a utilidade de desposicionar o meio-campo escocês e preparar a jogada que se seguiria, as outras duas permitiram ultrapassar 5 oponentes e deixar Schone na cara do guarda-redes do Celtic. Há quem ache que, com aquela densidade de jogadores adversários, é pouco razoável tentar furar pelo meio e mais recomendável contornar o bloco defensivo. Os jogadores do Ajax mostraram como se faz e o futebol agradece. É assim que se ataca colectivamente: dando opções de passe constantes, com movimentações simultâneas e procurando passes e devoluções dentro do bloco do adversário, preferencialmente entre linhas. No início da jogada, a equipa escocesa nem estaria propriamente mal posicionada, mas os rearranjos sucessivos e a tentativa de ir tapando cada uma dos brechas criadas pela jogada dos holandeses deixou-os, em poucos segundos, e com apenas meia-dúzia de passes, completamente à deriva. É uma pena não haver mais equipas a fazer coisas destas.



10 comentários:

Bernard öZilva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernard öZilva disse...

Boa entrevista de VanDerVaart:

http://elpais.com/diario/2008/11/29/deportes/1227913204_850215.html

P.Creció en el Ajax.¿Qué aprendió en él?

R.Entré con diez años.Aprendí lo qué es la técnica y cómo desarrollar mis habilidades.El Ajax es la mejor escuela de fútbol del mundo.

P. ¿Por qué?

R. Porque hay muchos y buenos entrenadores y hacen un trabajo especial con la cantera.Cada año subían,y siguen subiendo,dos o tres jugadores de las categorías inferiores al primer equipo...

Batalheiro disse...

Vvi em Amesterdão onde conheci, naturalmente, alguns adeptos do Ajax. A cultura o clube é verdadeiramente impressionante. Os adeptos são exigentes de uma maneira muito particular: em vez de exigirem vitórias de qualquer maneira (isso faz o PSV, segundo me disseram) os Amsterdamers exigem estilo, beleza, classe! Um jogador pode estrear-se e marcar dois golos mas se não tiver potencial para ser um novo Bergkamp então não serve! É uma mentalidade romântica e anacrónica e talvez por isso muito sedutora! O que é estranhíssimo pois a cidade em si, Amesterdão, tem uma ´cultura´de cinismo muito vincada que muito me enervou. Acabei por me tornar um bocadinho adepto do Ajax por causa dessa perspectiva puramente estética do futebol.

Hup Ajax hup!

Fenómeno disse...

Nuno, e o que tens a dizer à nova perspectiva de jogo do jesus?

DC disse...

Se esta amostra for um exemplo do que joga o Ajax (não acompanho quase nada do clube), então torço para que o De Boer chegue ao banco do Barça já para o ano.

Nuno disse...

Fenómeno, desculpa a demora em responder. Esta semana foi particularmente complicada. Não sei muito bem o que dizer. Ainda é cedo para saber se vai continuar a apostar no 433. Se sim, parece-me uma boa de resolver alguns dos problemas de equilíbrio da equipa, e a melhor forma de potenciar alguns jogadores. Mas tenho algumas dúvidas de que o Jesus queira fazer desse o seu sistema principal.

Pedro Barbosa disse...

Nuno, precisava chegar à fala consigo mas não encontro, em lado nenhum, algum contacto que mo permita. Trata-se de uma possível oportunidade de colaboração. Deixo-lhe o meu email (jarviscoca[at]gmail.com) e, se tiver uns minutos, envie-me uma mensagem para ter conhecimento do seu endereço de correio electrónico.

Bruno Pinto disse...

O Ronaldo é que continua a ser fraquinho e com uma dificuldade enorme de fazer golos em Espanha e por esse mundo fora.

Mário Cagica de Oliveira disse...

Boa tarde. Já conhecem o novo site de opinião desportiva "Bola na Rede", que já contou com convidados como Bruno de Carvalho, Toni, João Benedito, Jorge Andrade ou Ricardo? Sigam para o link www.bolanarede.pt e juntem aos favoritos! Se quiserem, metam também like na página do Facebook https://www.facebook.com/bolanaredebnr . Obrigado pela atenção!

Mário Cagica de Oliveira disse...

Boa tarde. Já conhecem o novo site de opinião desportiva "Bola na Rede", que já contou com convidados como Bruno de Carvalho, Toni, João Benedito, Jorge Andrade ou Ricardo? Sigam para o link www.bolanarede.pt e juntem aos favoritos! Se quiserem, metam também like na página do Facebook https://www.facebook.com/bolanaredebnr . Obrigado pela atenção!